A 11ª etapa da temporada foi realizada em Pernambuco, no Parque Haras da Serra, com R$ 200 mil em prêmios
A 2ª Vaquejada do Lótus foi etapa do Campeonato Portal Vaquejada de 16 a 20 de maio, no Parque Haras da Serra, em Gravatá/PE, registrando a presença de mais de 1100 duplas em todas as categorias. Mais um sucesso de prova que faz o ‘brasileirão’ das Vaquejadas ficar ainda mais emocionante.
Segundo os responsáveis pelo campeonato, foi um resgate das grandes festas de gado no parque, que estava parado há mais de dez anos. A volta está sendo em grande estilo, fazendo parte do calendário do CPV, sob a direção de Israel Ribeiro, do Haras Ribeiro Mendes, e Marcos Walério, do Haras MWM. E como o local foi arrendado por dez anos, a ideia é que as festas continuem sendo realizadas.
A Vaquejada já virou mania na região e conquistou a vaqueirama em apenas duas edições. Ano passado foi marcado como a volta das provas no local, repetindo o sucesso esse ano. O destaque ficou, mais uma vez, para a categoria Profissional, que fechou com cerca de 200 senhas. O público circulante superou as 25 mil pessoas, que aplaudiram a cada boa apresentação dos conjuntos em pista.
China André e Eternal EffortA premiação total agradou os competidores, que além de pontuar para o Campeonato Portal Vaquejada, também tiveram a categoria Derby Portal, que distribuiu R$ 20 mil. A programação do evento contou ainda com o 2º Leilão Haras Ribeiro Mendes & Amigos, na sexta-feira, e shows no sábado, em arena totalmente coberta.
O sergipano, estudante de engenharia civil, André Ricardo Santos de Santana, 32 anos, mais conhecido no mundo da Vaquejada como China André, está em sua temporada de estreia pelo CPV e vem se saindo bem, ficando à frente dos líderes em algumas etapas. Ele busca um lugar entre os campeões da temporada na categoria Amador.
Montando a égua Eternal Effot, o vaqueiro vem demonstrando competitividade, ética e raça. Eternal já chegou ao segundo lugar do ranking na categoria Amador, com 130 pontos, 15 pontos a menos que líder apenas, que é Piriguete Gold HLC, da Fazenda e Haras Trapiá. China, que representa o Haras Pau D’Onça, de Aracaju, é o terceiro no ranking da categoria vaqueiro de puxar Amador.
China em açãoEle ficou oito anos fora dos circuitos e voltou há cinco. Participando dos regionais, levou Eternal Efforte aos títulos da AVAQ (Alagoas) e da ASQM (Sergipe) no ano passado. Esse ano resolveu disputar o brasileiro. “Sempre tive vontade de competir no Campeonato Portal Vaquejada, mas não me achava preparado ainda. Treinei bastante com esse objetivo até ganhar dois importantes circuitos regionais. Com essa referência de campeão conversei com minha família. Todos me apoiaram, então tirei 2018 para competir no CPV e, graças a Deus, tenho obtido bons resultados correndo ao lado dos melhores do Brasil”, declarou o vaqueiro, que monta desde novo e tornou-se competidor aos 16 anos
A próxima etapa está marcada para essa semana, 31 de maio a 3 de junho, em Cabeceira do Paraguaçu/BA, no Parque Arena São Francisco. Muitos eventos equestres estão sendo cancelados ou adiados por conta da greve dos caminhoneiros e a falta de combustível em cidades de todo o Brasil, mas (até o fechamento desta matéria) ainda não há comunicado de que essa vaquejada foi cancelada.
Colaboração: Portal Vaquejada
Fotos: Renan Leôncio