Essa é a pergunta que está na cabeça de muita gente. Conversamos com os organizadores e agora te contamos tudo sobre como será esta grande competição
Faltam poucos dias para um dos eventos mais aguardados do calendário de provas equestres no Brasil: O Campeonato Nacional da ABQM. A 41ª edição promovida terá muitas novidades, começando pela cidade sede, que desta vez será Londrina/PR. A competição será realizada no Parque de Exposições Governador Nem Braga entre 14 e 22 de julho.
Nesta semana a ABQM divulgou os números que nortearão esta grande prova. Foram computadas 7.914 inscrições, sendo 499 delas para as competições AQHA. 1.991 animais formarão conjunto com 1.191 competidores, que juntos entrarão em pista em busca do prêmio de mais de um milhão de reais!
Para que tudo corra bem, a ABQM está investindo em infraestrutura. O local já conta com a Pista Equestre Família Romanelli, com 6.200 metros quadrados de área coberta. Mas, de acordo com Henrique Campana, diretor de Esportes da Associação, três novas pistas cobertas estão sendo preparadas: duas arenas de competição medem 40×120 metros cada, e uma pista de aquecimento com 30×90 metros de dimensão, dos quais 70 dos 90 metros de comprimento também serão cobertos.
“A estrutura de Londrina não deixa a desejar. Preparamos o solo feito compactação de aproximadamente 40 centímetros de saibro e, por cima, areia silte, comum no norte paranaense”, afirmou Henrique, ao dizer que o material é compatível com o solo para Três Tambores e Rédeas. Para as provas de Apartação, ele afirmou que será aplicado ao solo areia lavada.
Henrique ressaltou e fez um agradecimento ao André Tripoloni e a todos do Triple Ranch pelo suporte na preparação dos solos. “Eles são praticantes de Rédeas e disponibilizaram todo maquinário especializado neste preparo da pista. As máquinas possuem medição a laiser, além de engenheiros e topógrafos especializados em solo e nivelamento. Tudo de graça, inclusive a terra de compactação de solo”. Ainda segundo ele, essas tecnologias também serão utilizadas nas outras pistas e terão a supervisão do especialista no assunto, Evandro Guerra.
Henrique CampanaAs pistas começaram a ser montadas no final de maio e a entrega definitiva da cobertura estava prevista para o dia 1° de julho, enquanto o solo deve ter ficado pronto ontem, dia 5. Cerca de 100 trabalhadores estão envolvidos no processo de montagem da estrutura. A empresa responsável pelas arenas é a Recon, que já esteve presente em eventos como Copa do Mundo FIFA, eventos testes Rio 2016, Copa das confederações, entre outros. “A estrutura é totalmente segura. O pé dela é uma base a cada cinco metros que são fixados à um metro abaixo do solo. Estrutura muito forte e toda cruzada com vários travamentos”, garantiu Henrique.
A quantidade de baias também impressiona. Henrique disse que serão montadas entre 1800 a 2000 unidades. Dessas, aproximadamente 1000 serão construídas sob barracões de exposições ou de gado. O parque, segundo informou, é muito bem atendido em termos de banheiros masculinos e femininos. Em relação aos chuveiros, são três pontos fixos e mais quatro containers de chuveiro para atender os participantes.
Novidade também no tocante ao estacionamento. A área destinada a esta finalidade é capaz de acomodar cerca de 200 trailers. Além disso, o evento contará com uma empresa especializada em estacionamento para poder recepcionar caminhões, trailers e carros. “A entrada de todos todos os veículos será mediante adesivo de acesso ou através do app da ABQM, que a partir do dia 9 permitirá acesso ao cartão Transito Livre”, finalizou Henrique.
E você, já está com tudo pronto para este grande evento?
Por Juliana Antonangelo
Fotos: Cedidas
Foto chamada: Ricardo Mariotto