Essa é a pergunta que está na cabeça de muita gente. Conversamos com os organizadores e agora te contamos tudo sobre como será esta grande competição
Faltam poucos dias para um dos eventos mais aguardados do calendário de provas equestres no Brasil: O Campeonato Nacional da ABQM. A 41ª edição promovida terá muitas novidades, começando pela cidade sede, que desta vez será Londrina/PR. A competição será realizada no Parque de Exposições Governador Nem Braga entre 14 e 22 de julho.
Para que tudo corra bem, a ABQM está investindo em infraestrutura. O local já conta com a Pista Equestre Família Romanelli, com 6.200 metros quadrados de área coberta. Mas, de acordo com Henrique Campana, diretor de Esportes da Associação, três novas pistas cobertas estão sendo preparadas: duas arenas de competição medem 40×120 metros cada, e uma pista de aquecimento com 30×90 metros de dimensão, dos quais 70 dos 90 metros de comprimento também serão cobertos.
Henrique ressaltou e fez um agradecimento ao André Tripoloni e a todos do Triple Ranch pelo suporte na preparação dos solos. “Eles são praticantes de Rédeas e disponibilizaram todo maquinário especializado neste preparo da pista. As máquinas possuem medição a laiser, além de engenheiros e topógrafos especializados em solo e nivelamento. Tudo de graça, inclusive a terra de compactação de solo”. Ainda segundo ele, essas tecnologias também serão utilizadas nas outras pistas e terão a supervisão do especialista no assunto, Evandro Guerra.

As pistas começaram a ser montadas no final de maio e a entrega definitiva da cobertura estava prevista para o dia 1° de julho, enquanto o solo deve ter ficado pronto ontem, dia 5. Cerca de 100 trabalhadores estão envolvidos no processo de montagem da estrutura. A empresa responsável pelas arenas é a Recon, que já esteve presente em eventos como Copa do Mundo FIFA, eventos testes Rio 2016, Copa das confederações, entre outros. “A estrutura é totalmente segura. O pé dela é uma base a cada cinco metros que são fixados à um metro abaixo do solo. Estrutura muito forte e toda cruzada com vários travamentos”, garantiu Henrique.
A quantidade de baias também impressiona. Henrique disse que serão montadas entre 1800 a 2000 unidades. Dessas, aproximadamente 1000 serão construídas sob barracões de exposições ou de gado. O parque, segundo informou, é muito bem atendido em termos de banheiros masculinos e femininos. Em relação aos chuveiros, são três pontos fixos e mais quatro containers de chuveiro para atender os participantes.
Novidade também no tocante ao estacionamento. A área destinada a esta finalidade é capaz de acomodar cerca de 200 trailers. Além disso, o evento contará com uma empresa especializada em estacionamento para poder recepcionar caminhões, trailers e carros. “A entrada de todos todos os veículos será mediante adesivo de acesso ou através do app da ABQM, que a partir do dia 9 permitirá acesso ao cartão Transito Livre”, finalizou Henrique.
Por Juliana Antonangelo
Fotos: Cedidas
Foto chamada: Ricardo Mariotto