Campeonato Mundial Jovem do Quarto de Milha aconteceu em Oklahoma City de 2 a 11 de agosto, com mais de mil cavalos e mais de 700 expositores
Mais de 3500 inscrições foram feitas por jovens de todo mundo no AQHyA World Championship Show, que aconteceu no State Fair Park. Entre as mais de 40 categorias, Cutter McLaughlin voltou para casa – Commerce, Texas – mais uma vez com o título. Acostumado a ganhar mundiais, montando CD Dee Vee Dee, um castrado de 2005, filho de CD Lights e Shiners Missy Jay, arrematou mais uma vitória pela AQHA ao marcar 439,5 pontos na prova principal da modalidade Working Cow Horse.
Cutter McLaughlin já está acostumado a vencer pela AQHyAOs dois já tinham vencido a rodada classificatória, com 438,5 pontos, e na final chegaram a 217,5 na rein work e 222 cow work. As provas de Working Cow Horse são realizadas em três fases, trabalho de rédeas, cerca e trabalho com gado. Mas nesse caso, o herd work (cerca) foi realizado como no Brasil, junto com cow. As notas combinadas é que definem os campeões. “É incrível. Estou feliz por ainda poder ganhar, porque você nunca sabe quando vai acontecer de novo”, disse McLaughlin. “Está ficando cada vez mais difícil, então não esperava”.
O campeão CD Dee Dee VeeCD Dee Dee Vee tem criação de Carol Rose, de Gainesville, Texas, e já soma na carreira nas pistas de Apartação ganhos de quase US$ 240.000,00 de acordo com o ranking Equi-Stat. Grande parte dessa quantia foi ganha com o pai de McLaughlin, Jay. “Desde que passei a montá-lo, crescemos muito em nível técnico. ‘DVD’ sempre se esforça mais e mais e mantém a mesma atitude. Se eu mantiver tudo simples, ele manterá tudo simples”.
Embora o ‘DVD’ seja uma montagem em que McLaughlin confia, pelo tempo que estão juntos e os títulos, ele está montando em outro e talentoso animal. Além do título de campeão, o jovem também ficou com o reservado campeonato com DT Whiskey Shine (Paddys Irish Whiskey e Smart Shinealo).
Avery Ellis conquistou um bom desempenhonessa prova especial
Dustin Rogers e Kelby Phillips foram os primeiros a montarem em DT Whiskey Shine, inclusive competindo no Laço cabeça no mundial da AQHA de 2016. “Ele tem sido ótimo e acredito que teremos um bom futuro juntos”, finalizou o campeão. BLT Smart Little Rey e Jeremy Matthew Dillon Cox, de Pleasant Plains, Arkansas, foram os campeões Working Cow Horse Youth Nivel 2.
Collegiate
Uma das disputas especiais programadas pela Associação no evento foi o AQHA Collegiate Horsemanship Championship. Oito atletas universitários da National Collegiate Equestrian Association e mais oito da Intercollegiate Horse Show Association foram convidados, competiram em cavalos sorteados no evento e mostraram suas habilidades. A ideia era saber quem é o melhor cavaleiro universitário de Horsemanship dos Estados Unidos. Avery Ellis, da Texas A&M University, com Huntin For Faith.
Por Luciana Omena
Fonte e Foto: Quarter Horse News