Rodrigo Taboga e Armandinho Costa avançaram no NCHA Futurity

Começou dia 15 de novembro e termina no dia 9 de dezembro o NCHA Futurity 2018. Serão três semanas e meia do que tem de melhor na Apartação mundial

Concluídas as passadas do primeiro Go do NCHA Futurity Open, dois brasileiros disputam até amanhã, 22 de novembro, a importante segunda passada da maior prova de Apartação do mundo. Não só pela quantidade de cavalos – 541 entraram na briga no Futurity Open -, mas também pelo que vale esse título.

NCHA Futurity 2018
Metallic Mocha, com os felizes proprietários Lesa e Greg Delong

O Futurity é para cavalos de três anos hípicos, nas categorias Open, Non Pro e Amador. E as provas acontecem no Will Rogers Memorial Center, em Fort Worth, Texas. Entre os melhores treinadores do mundo da modalidade, alguns brasileiros estão em busca da tão sonhada vaga na final dessa competição.

Dois deles tentam suas chances. Rodrigo Taboga, o melhor cavaleiro da temporada brasileira 2017/2018, vivendo nos Estados Unidos no momento, passou. Ele marcou 215,5 em The Drew e 215 em Metallic Mocha. Armando Costa Neto, da Fazenda Barrinha, mora nos Estados Unidos há alguns anos e é o único Triple Crown Non Pro da NCHA, também. Ele está no segundo Go com Arosesuchastyle, 216, e Cashin Ur Chex, 213,5.

Os dois brasileiros conseguiram classificar seus dois cavalos para a próxima fase. Ficou para trás Antonio Sergio de Araújo, que voou para o Texas logo após ganhar a Aberta do Super Stakes ANCA e também do Super Stakes Classic ANCA. Ele marcou 203 ao apresentar Ladee Long Legs, de Michelle Cannon.

NCHA Futurity 2018
Christian Johnsrud e Fracker Brown

A nota de corte foi 213,5 e passaram de fase 243 conjuntos. Essa é uma competição longa, difícil e de muita estratégia. A nota mais alta do primeiro Go foi de Christian Johnsrud, com Fracker Brown, 223 pontos. Estão ainda entre os melhores Lloyd Cox, Tatum Rice, Geoffrey Sheehan, Austin Shepard – campeão do ano passado, Boyd Rice, Ascencion Banuelos, Adam Banuelos, Philip Rapp, Paul Hansma, entre outros. Só feras!

Após a conclusão da segunda passada, sairão os semifinalistas Open e os finalistas Futurity Limited Open. A final da Limited Open acontecerá dia 28 e a semi da Open, dia 8, com a final dia 9. Nesse meio tempo, estarão acontecendo as competições da Non Pro, Amador do Futurity e ainda as finais do Campeonato Mundial de Apartação, o World Series Of Cutting.

NCHA Futurity 2018
Lloyd Cox e Ms Baby Cakes marcaram a segunda melhor nota

Fundado em 1962, a NCHA Futurity foi o primeiro evento de idade limitada a ser criado para a Apartação. A premiação total será na cada dos US$ 4 milhões, a maior de toda a temporada. É uma competição que mostra o talento dos treinadores e seus animais, dando uma visão do que será o futuro desses atletas em pista. A NCHA espera atrair 12 mil visitantes, que verão o show das quase 1800 inscrições.

Todas as informações e resultados completos, clique aqui.

Por Luciana Omena
Fonte: NCHA
Fotos: Hart Photography

Deixe um comentário