Butch Wise esteve no Brasil nos honrando com seus conhecimentos

O futuro presidente da AQHA abrilhantou ainda mais o Grande Prêmio Campeão dos Campeões e esteve em reunião com a diretoria do JCS

Assistindo aos páreos e entregando troféu aos vencedores do GP Campeão dos Campeões, Butch Wise foi uma atração à parte no final de semana de encerramento do calendário de corridas do Jockey Club de Sorocaba, no final de novembro. Wise é atual segundo vice-presidente, e futuro presidente da American Quarter Horse Association.

Diretor da AQHA de 2001 a 2015, assumiu o posto de vice há três anos. Na associação americana do Quarto de Milha, é feito um rodízio entre os membros do Comitê Executivo. Então, cada presidente vivencia o dia a dia da entidade de forma mais próxima antes de assumir o cargo mais importante.

Marcos Zaborowsky, Butch Wise, Marcos Sá, Mauro Zaborowsky e VInce Genco

Butch Wise é também o Diretor Geral do Lazy E Ranch, um dos mais importantes Centros de Reprodução, preparação de animais, criação e treinamento nos Estados Unidos. Sua função hoje no quadro do AQHA Executive Committee é ser representante do AQHA Racing Council. Ou seja, está ligado diretamente à Corrida.

Na AQHA, ele também já atuou no Stud-book, no programa de nominação e em outros comitês da modalidade Corrida, especificamente. De 2013 a 2015, Wise foi também presidente do Comitê do Hall of Fame e presidiu o Conselho da Comissão de Corridas. Sua carreira no cavalo Quarto de Milha inclui ainda ser membro do departamento de Corrida da Oklahoma Quarter Horse e da Florida Quarter Horse Association.

No dia seguinte aos páreos no Brasil, Butch Wise esteve reunido com a diretoria do JCS durante quatro horas. “Quem já esteve no Lazy E conhece a grandeza da operação do local, e o que representa na indústria do Quarto de Milha de Corrida. Butch Wise conhece o mercado mais que qualquer pessoa do planeta. O Lazy E Ranch, que ele dirige, sabe definitivamente o que é bom para o mercado”, comentou Mauro Eli Zaborowsky, presidente do Jockey Club de Sorocaba.

Segundo Mauro, Wise fala com criadores, treinadores, proprietários. É o elo da cadeia. “Junte a isso, a liderança da maior associação de cavalos do mundo, conclui-se que é alguém a ser ouvido. Mesmo com meus 30 anos de criação e participação nas Corridas, nas diretorias do Jockey Club de Sorocaba e da ABQM, tivemos a humildade de compartilhar com ele o que fizemos no JCS em 2018 e as sugestões para 2019”.

E para a alegria de todos, Wise parabenizou a atual Diretoria e Comissão de Corridas do JCS pela coragem, determinação em buscar renovar muitos conceitos e implementar o Drugs Free de forma imperativa. “Como nos Estados Unidos, ainda vamos receber críticas, o que é normal, de pessoas que às vezes não conseguem ver o ‘filme’ e olham só a ‘fotografia’. Lá nos Estados Unidos a pressão foi grande, mas ele nos disse que nosso foco é igual ao deles e isso mostra que estamos no caminho certo”, completou Mauro.

O termo Clean Sport está sendo muito usado e a cobrança por exame antidoping nas competições também. De acordo Mauro, “o turfe precisa mostrar-se limpo, sério, para atrair novas pessoas, ao invés de ‘perder pessoas’. Para isso, ou nós eliminamos os medicamentos ou os medicamentos acabam com o turfe. Se o controle antidoping não for extremamente rígido, não haverá proprietários nem apostadores, porque ninguém quer ser enganado”.

Buscar fazer isso da forma mais transparente e isenta possível, é objetivo do Jockey Club de Sorocaba. E está entre as metas da atual diretoria desde o começo de 2018. “Tem que vencer o melhor cavalo, o melhor jóquei, o melhor treinador e nunca o melhor medicado”, reforça o presidente. “O mundo todo é contra drogas no esporte. Essa é a nossa bandeira para termos mais gente boa participando das corridas no Jockey Club de Sorocaba”.

Após essa intensa reunião com troca de experiências e muito aprendizado, Butch Wise manifestou total apoio ao Jockey Club de Sorocaba. Ele prometeu empenho para que a AQHA seja parceira cada vez mais do JCS, especialmente no quesito ‘Drugs Free’. Se você quer saber mais sobre o Jockey, acesse: jockeyclubdesorocaba.com.br.

Por Equipe Cavalus
Fotos: JCS

Deixe um comentário