Geral

Qual a importância de se ter sua marca devidamente registrada?

Publicado

⠀em

Há empresas que cuidam disso e fornecem serviços para haras e empresas do setor equestre

Marca, segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços. Também é usada para certificar empresas, produtos ou serviços em conformidade com determinadas normas ou especificações técnicas.

“O expressivo número de depósitos de marcas que vem se registrando nos últimos tempos, mostra que o empresariado nacional vem tomando consciência da importância do registro de marcas, não apenas como proteção de seu uso, mas também, como um bem material de valor econômico”, conta Fabio de Oliveira, da Renova Consultoria em Marcas & Patentes Ltda.

Segundo ele, a marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional em seu ramo de atividade econômica. “Ao mesmo tempo, sua identificação pelo consumidor pode proporcionar uma parcela estável de mercado, tornando-a um ativo valioso para sua empresa”.

No nosso segmento, o equestre, diversos haras e empresas do setor já buscaram esse serviço. São clientes da Renova, por exemplo: Haras WV, WV leilões, IPrimeTV, Haras ZD, Bel Chocolate, Rancho Farias, SGP Sistema, Haras KL, CMendes, Hospital Veterinário Luiz Leigue, Cutter Jeans, Editora Passos, Soneda Perfumaria, Criar Leilões, TV Criar.

“Há mais de dez anos que eu senti a importância de ter todas as minhas marcas devidamente registradas. A principal ideia para isso é me proteger de alguém que possa resolver registrar os nomes que eu tenho trabalhado com tanto afinco, construindo credibilidade. Então, acho super importante que todas as empresas do nosso setor, especialmente, prestem atenção para esse quesito. Acho que não tem como estar no mercado sem ter essa proteção. É algo que quem pensa em viver longamente no segmento, precisa fazer”, comenta Adriane Passos, da Editora Passos.

A Renova tem 20 anos no ramo de propriedade industrial. Entre os objetivos da empresa, está o de oferecer consultoria especializada em registro de marcas, patentes, softwares, registros no exterior, pesquisas de marcas, transferências de tecnologias, contratos de franquias, assessoria administrativa e jurídica no Brasil e exterior, além de intermediação na compra e venda de Marcas & Patentes.

Talvez seja algo que as pessoas que lidam com cavalos, e tudo que gira em torno deles, antes não se preocupavam, mas agora estão buscando proteger e salvaguardar de quais problemas futuros que possam vir a dar alguma dor de cabeça. Tanto um haras, como um cavalo, ou qualquer negócio do setor, como editoras, agências, empresas de produtos veterinários, e afins, devem sim prestar atenção para esse quesito.

E quem pode requerer a marca? “Toda pessoa que exerce atividade lícita e efetiva pode requerer registro de marca”, explica Fábio. E para que todo o serviço seja completo, a Renova tem um software de acompanhamento de Marcas & Patentes junto ao banco de dados do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Não é apenas criar uma marca e registrar, tem todo um tramite em torno e regras também.

“O registro de marca é necessário, pois é a única garantia de exclusividade. Pode acontecer de você estar trabalhando com uma marca há dez anos e outra pessoa registrá-la. Imagine a dor de cabeça, já que pela lei, o dono é quem registra. Todo o negócio que você construiu pode sofrer sérios abalos nesse sentido. Sem falar no risco de ações judiciais e indenizações pelo uso indevido de marca registrada”, conclui Fabio.

Fonte: Renova Consultoria em Marcas & Patentes Ltda
Foto: Pinterest

Geral

9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio se une ao movimento “Pacto Contra a Fome”

Iniciativa visa promover ação social para combater o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar no Brasil

Publicado

⠀em

9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio se une ao movimento Pacto Contra a Fome

O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorre nos dias 23 e 24 de outubro no Transamerica Expo Center em São Paulo (SP), terá como parceiro social desta 9ª edição o movimento Pacto Contra a Fome, para juntos promoverem o combate ao desperdício de alimentos e à insegurança alimentar no Brasil.

A fome é um problema ainda grave no país. De acordo com o Instituto Fome Zero, em pesquisa divulgada em março passado, relativa ao ano de 2023, o número de brasileiros que sofrem insegurança alimentar no país chega a 20 milhões de pessoas. Essa projeção foi feita a partir do cruzamento de dados da Pesquisa de Orçamento Familiar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, estudo feito pelo Pacto Contra a Fome demonstra que 55 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no país.

Diante desse quadro, a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center e organizadora do CNMA, Renata Camargo, afirma que o tema precisa ser combatido por todos os atores importantes da sociedade, e o agronegócio sempre se mostrou sensível à causa. “A preocupação com a insegurança alimentar faz parte do nosso meio. Essa ação em conjunto com o Pacto Contra a Fome pode trazer novas ideias e projetos viáveis para que possamos juntos eliminar esse problema ainda tão presente na nossa sociedade”, pontua.

A CEO do Pacto Contra a Fome, Rosana Blasio, acredita que a parceria será bastante positiva. “Temos convicção de que as mulheres que atuam no agronegócio têm muito a contribuir seja por meio da incidência em suas comunidades, no apoio às pautas ou agregando ideias e iniciativas que ajudem a mudar os ponteiros da fome no Brasil.”

Missão

O Pacto Contra a Fome tem como missão acabar com a fome até 2030 e, até 2040, ter todas as pessoas bem alimentadas. O cumprimento desta meta passa por iniciativas de todos os setores, de governos à sociedade civil. Para o Instituto, a fome é um problema complexo e multissetorial cujas causas são a desigualdade social, a pobreza e a falta de acesso ao alimento, e sua erradicação depende de uma série de ações e políticas públicas que atuem em suas origens.

O maior congresso global de mulheres do agronegócio

Caminhando para sua nona edição, o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio será realizado nos dias 23 e 24 de outubro no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A expectativa deste ano é receber 3.600 congressistas, novo recorde de público.

Trabalhando assuntos diversos, relevantes e atuais, com a presença de grandes nomes e instituições do agro, este ano o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio terá como tema principal “Mulher Agro Brasileira: Voz para o Mundo”, cujo objetivo é utilizar a força da voz feminina como meio de expandir a visão global sobre o agronegócio brasileiro e ajudar a criar uma percepção justa do setor.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.mulheresdoagro.com.br/inscricao/

Mais informações podem ser acessadas em www.mulheresdoagro.com.br e pelo Instagram do evento @congressodasmulheresdoagro.

Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Maio começa movimentado no meio equestre com diversas provas e eventos

Apesar do feriado, primeira semana de maio está agitada com a agenda de provas movimentada em diversos estados brasileiros

Publicado

⠀em

Maio começa movimentado no meio equestre com diversas provas e eventos

O mês de maio ainda não começou, mas para aqueles que gostam de acompanhar as provas e eventos equestres, se preparem. A primeira semana de maio já começa agitada, com várias provas espalhadas pelo Brasil.

Agenda primeira semana de maio:

29/04 a 04/05

12ª Exposição Especializada Mangalarga Marchador de Diviópolis

Parque de Exposições – Divinópolis – MG

30/04 a 05/05

4ª Exposição Regional e Dobradinha Marcha Vale

35ª Exposição Especializada de Jacareí

Sindicato Rural de Jacareí – SP

01/05

Morfologia Passaporte

Concentração de Machos

SEM FRONTEIRAS C.C.C. – Uberaba – MG

Copa de Marcha de Bragança Paulista

Parque de Exposições Fernando Costa (Posto de Monta) – Bragança Paulista – SP

01 a 04/05

1ª Exposição Especializada Mangalarga Marchador

Parque de Exposições José Thiara –  Ipiaú – BA

4ª Etapa da VII Copa SGP

Rancho Faria – Apucarana – PR

01 a 05/05

Doma de Ouro

Freio do Proprietário

Credenciadora Aberta

Paleteada

Cabanha Rio Bonito – Ponta Grossa – PR

02/05

Última Etapa Campeonato Haras Twin Brothers de Ranch Sorting

Haras Twin Brothers – Parque de exposições – Cuiabá – MT

02 a 04/05

4ª Etapa do Camp. Barretos 2023/2024

Parque do Peão – Barretos – SP

3ª Etapa da Copa Freedom

Haras do Lay – Capim Branco – MG

4º Etapa do I Camp. Bauru Tambor Fest

Recinto Mello Morais – Bauru – SP

02 a 05/05

3ª ETAPA SELETIVA DA JUVENTUDE E CSN DE AMADORES

Clube Hípico de Santo Amaro – São Paulo – SP

XXXIX Exposição Especializada do M.M. de Araruama

Parque de Exposições de Araruama – Araruama – RJ

Exposição do Cavalo Mangalarga

FACILPA – Lençóis Paulista – SP

02 a 12/05

11ª Semana do Cavalo – 1ª ETAPA e 2ª ETAPA

Haras Twin Brothers – Parque de exposições – Cuiabá – MT

03/05

Paleteada – São José

CTG OS PRAIANOS – São José – SC

03 e 04/05

Paleteada

Inclusão de Ouro

Doma de Ouro

CTG Manotaço – Gramado – RS

2ª Etapa do 3º Campeonato Playboy Metalic de Ranch Sorting

Haras Yoshimura – Dracena – SP

Campeonato Sul Matogrossense NSMCA 2023/2024 – 4ª Etapa

Rancho Nossa Senhora das Graças – Campo Grande – MS

Prova da XV ExpoCarmo

Recinto de Rodeio – Carmo da Mata – MG

Rodeio da ExpoBragança 2024 – 2ª Semana

Pq. de Exposições – Bragança Paulista – SP

1ª Etapa do Camp. Vale do Araguaia 2024

Sindicato Rural – Torixoréu – MT

4ª Etp. do XI Circ. Barrel Race

Haras Raphaela – Tietê – SP

7ª Etapa do Camp. Paraense 2023/2024

Rancho JR – Parauapebas – PA

3ª Etapa do Camp. R. Porta do Céu 2024

Rancho Porta do Céu – Rio Branco – AC

Rodeio Expogloria 2024

Pq. de Exposições – Glória de Dourados – MS

03 a 05/05

Campereada

Parque Juventino Corrêa de Moura – Dom Pedrito – RS

1ª Exposição Mangalarga

Parque Fernando Costa – Bragança Paulista – SP

Final Circ. Vale do Tambor 2023/2024

Sindicato Rural – Taubaté – SP

04/05

1º Poeirão Central da Marcha

Núcleo Mangalarga de Amparo – AMPARO – SP

IV Cavalgada Fazendas Históricas

Núcleo Mangalarga da Alta Mogiana – Morro Agudo – SP

II Etapa Circ. de Provas Esportivas Sudoeste da Bahia

Haras 5 de Ouro – Vitória Da Conquista – BA

3ª Copa Nucave Dores de Campos

Parque de Exposições – Dores de Campos – MG

2ª Copa de Marcha Oficial do Haras Fusquinha

Haras do Fusquinha – Sete Lagoas – MG

I Copa de Marcha Oficial do Cavalo M.M de Belo Oriente

Parque de Exposições – Belo Oriente – MG

2ª Etapa do III Circuito Mineiro de Ranch Sorting

Rancho União – Sete Lagoas – MG

3° Campeonato RSSPR – Quick as Cat 5E – 2ª Etapa

Haras Relincho – Candói – PR

5ª Etapa do 6º Campeonato Barretos de Ranch Sorting

Hípica Parque do Peão de Barretos – Barretos – SP

Valentim Rodeio Show 2024

Recinto de Rodeio – Valentim Gentil – SP

1ª Etapa Circuito de Provas For Horse

Recinto de Rodeio – Estrela do Norte – SP

2° Prova CT Rubens Candido

CT Rubens Cândido – Sumaré – SP

Prova CT Nilton Silvestre

Parque de Exposições – Telemaco Borba – PR

04 e 05/05

Concurso de Hipismo Completo Nacional

Centro Hípico de Tatuí/Hípica Centaurus – Tatuí – SP

2 Copa Crat – 3 Etapa

Rancho Doma – Taquaritinga – SP

05/05

Prova de 3T Rancho A2

Rancho A2 – Tupaciguara – MG

2ª Prova Rancho Conquista

Rancho Conquista – Monte Santo de Minas – MG

05 a 12/05

Exposição Macapê – Campolina

Exposição Macapê – Mangalarga Marchador

Exposição Macapê – Pônei

Exposição Macapê – Muares

Parque da Gameleira em Belo Horizonte – MG

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/ANCA

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Semana do Cavalo: feira de negócios equestre movimenta economia e atrai expositores em Cuiabá

11ª Semana do Cavalo será realizada entre os dias 02 a 12 de maio com entrada gratuita

Publicado

⠀em

Semana do Cavalo Feira de negócios equestre movimenta economia e atrai expositores em Cuiabá

É comum ouvirmos falar dos milhões da agropecuária brasileira, mas pouco se destaca o setor equestre que contribui significativamente com esses números. Atualmente a movimentação da equinocultura é estimada em cerca de R$ 30 bilhões e emprega mais de três milhões de pessoas no Brasil. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

O Brasil possui 5,8 milhões de equinos, ocupando a quarta posição deste ranking. O país tem uma variedade de raças de equinos, incluindo raças nacionais como Mangalarga Marchador, Campolina, Crioulo e Quarto de Milha, que são usadas tanto para trabalho quanto para esportes e lazer.

Em Mato Grosso, a equinocultura apresenta expressivo potencial econômico e social. Prova disso, são os números expressivos apresentados durante a “Semana do Cavalo”, maior evento equestre de feira de negócios do país. Ambiente de competição e lazer familiar realizado em Cuiabá. Já na 11ª edição, este ano o evento será entre os dias 02 a 12 de maio, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.

Organizada pelo Haras Twin Brothers, nos últimos anos a feira comercializou mais de R$ 10 milhões em animais e registrou faturamento superior a R$ 50 milhões, desde sua primeira edição. Com extensa programação técnica, leilões e atrações musicais, mais uma vez a Semana do Cavalo será uma oportunidade para parceiros, patrocinadores e expositores divulgarem seus negócios a um público que pode chegar a mais de 80 mil pessoas.

“A Semana do Cavalo já se consolidou como o maior evento equestre do Brasil. Movimenta a cidade, proporcionando ocupação de hotéis com a presença de turistas, e movimenta a economia local, gerando trabalho e renda para muita gente”, destacou Caê Póvoas, que ao lado do irmão Marcos Póvoas organizam o evento.

Fomento econômico

Em 2023, a Semana do Cavalo bateu um novo recorde. Cerca de 1,2 mil equinos passaram pelo parque. Houve também a evolução em volume de público e de negócios. Foram comercializados 240 animais e um faturamento superior a R$ 6 milhões. O primeiro leilão de gado, comercializou mais de 750 cabeças, resultando num faturamento de mais de R$ 2 milhões.

A empresa MaquiParts, concessionária dos tratores LS para os estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre, esteve presente nas últimas oito edições e já confirmou presença para este ano. Além de difundir o nome e de divulgar a marca, o proprietário Márcio André Porto da Rosa ressalta que a participação proporciona captação de clientes, novos amigos e vendas dos produtos.

“Nossa primeira participação na Semana do Cavalo aconteceu em 2016 e de lá para cá, procuramos participar dos eventos organizados pelos irmãos Póvoas. Para este evento vamos levar nossos modelos de tratores que melhor se encaixam no trabalho diário dos pecuaristas, dos criadores de cavalo e dos agricultores em geral, desde o pequeno até o grande produtor rural. Então o público pode ir para conferir os tratores que possuem o melhor custo/benefício para o seu negócio”, afirmou Márcio André.

E quem também garante a viabilidade da feira como um espaço confiável para realizar seus negócios é Anderson Yves, diretor comercial do Grupo Domani Veículos, que representa as marcas Fiat, Jeep e RAM.

“Realizamos várias rodadas de vendas, levamos nossos veículos para perto de nossos clientes, para que eles possam conhecer nossos produtos. Cada edição é a melhor expectativa possível. Neste ano, vamos expor nossa nova linha, a Rampage. Os visitantes da feira poderão conhecer de perto e fazer teste drive. Alcançamos resultados positivos durante a Semana do Cavalo, com boas negociações de vendas e prospecções para futuras negociações.”, garantiu Yves.

A Semana do Cavalo conta também com a parceria da Supra Alimentos, uma das líderes nacionais em nutrição equina. O gerente Paulo Belanda pontua que animais que participam da feira já consomem os produtos da Supra e sendo um dos maiores eventos do Brasil, a Semana do Cavalo é uma das maiores vitrines de negócios para os expositores.

“Este ano será a quarta edição que participamos e espero que ainda tenhamos muitos anos pela frente. A expectativa é de que como nos anos anteriores os números sejam superados e que tenhamos resultados ainda mais surpreendente”.

Os organizadores ressaltam a importância dos patrocinadores, sem os quais o sucesso da Semana do Cavalo não seria possível. De acordo com os irmãos Póvoas, ainda há espaço para novos parceiros. Interessados devem entrar em contato no telefone: (65) 9 8124-9634.

Semana do Cavalo

O público-alvo da Semana do Cavalo é bem extenso, desde amantes de cavalo e esportes equestres até pessoas que procuram por lazer com entrada gratuita. A programação com atrações diferenciadas traz provas técnicas, leilão, cursos, galeria de garanhões, tendas gastronômicas, espaço kids e shows nacionais e regionais.

Crianças e jovens terão uma programação especial, com um amplo espaço kids, além de provas de tambor nas canelas, laço na vaquinha e goat-roping (laço de cabra).
Todos os shows terão a entrada para a pista gratuita, mas os visitantes são convidados a doar 1kg de alimento, que será destinado ao projeto de equoterapia do Haras Twin Brothers, bem como para distribuição de cestas básicas a famílias em condição de vulnerabilidade.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Wallace Dutra

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Dia Mundial da Medicina Veterinária celebra a profissão que tanto ajuda no bem-estar animal

Veterinários estão ligados diretamente ao bem-estar animal e contribuem fortemente para o fortalecimento do mercado de equinos no Brasil

Publicado

⠀em

Dia Mundial da Medicina Veterinária celebra a profissão que tanto ajuda no bem-estar animal

Neste sábado (27), é comemorado o Dia Mundial da Medicina Veterinária, que celebra a profissão e seus profissionais que trabalham para cuidar da saúde dos animais. A data é sempre comemorada no último sábado do mês de abril.

Dia Mundial da Medicina Veterinária

Tudo começou com John Gamgee, professor da faculdade de Edimburgo (Reino Unido), que reuniu professores e profissionais de Medicina Veterinária de toda a Europa nos dias 14 a 18 de julho de 1863 na Alemanha. Nesse evento, com 103 profissionais, foi criada a World Veterinary Association (WVA).

Desde então essa associação representa mundialmente os médicos veterinários, promovendo eventos, pesquisas e atividades para o desenvolvimento e valorização da profissão. Como uma forma de homenagear os médicos veterinários, em 2000, foi criado o Dia Mundial da Medicina Veterinária.

A Medicina Veterinária é uma profissão fundamental para a sociedade, pois atua em diversas áreas, como a produção animal, a clínica e cirurgia veterinária, a saúde pública, o meio ambiente, entre outras. Ela é responsável por garantir a qualidade dos alimentos de origem animal, a prevenção e tratamento de doenças que afetam os animais e a saúde humana, e por contribuir para a preservação da fauna e flora.

Neste ano, o tema levantado pela WVA é “Médicos veterinários são profissionais de saúde essenciais”. As competências dos médicos veterinários devem ser consideradas “como parte essencial e integrante da saúde em geral” – ressalta a WVA, observando que a aplicação da ciência veterinária contribui não só para a saúde e o bem-estar animal, mas também para o bem-estar físico, mental e social dos seres humanos.

Fonte: Hospital Veterinário UFPR e AviSite
Fotos: Reprodução/Freepik

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Associações se reúnem com o IBEqui para discutir nova Normativa do MAPA sobre Coleta, Processamento e Transporte de Sêmen

Várias entidades externaram preocupação sobre a normativa, que segue em consulta pública e que antes de entrar em vigor, passará por um ‘Estudo de Impacto Regulatório’

Publicado

⠀em

Associações se reúnem com o IBEqui para discutir nova Normativa do MAPA sobre Coleta, Processamento e Transporte de Sêmen

Durante essa semana, membros da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga – ABCCRM participaram da reunião comandada pelo IBEqui para discutir a proposta de nova Normativa do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre Processamento, Comercialização, Controle e Transporte de Sêmen de equídeos.

O encontro, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), teve como objetivo principal a formalização de um ofício ao Ministério da Agricultura com os apontamentos de ‘Inexequibilidade da proposta’, que pode gerar diversos prejuízos ao segmento equestre nacional.

Além dos representantes da ABCCRM, estiveram presentes membros de outras entidades, como Marco Alvarenga, presidente da Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos (Abravq) e outras associações de raça. Como representante do MAPA, Guilherme Campos, representando o MAPA, que definiu que o primeiro passo será formalizar um ofício ao Ministério da Agricultura.

Em janeiro deste ano, a Diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador – ABCCMM comunicou os seus associados sobre consulta pública realizada pelo MAPA sobre a normativa.

Em comunicado, a entidade destacou que “tais medidas estão fora da realidade vivenciada pela Equideocultura brasileira e acarretarão, aos criadores, grandes desafios, por exemplo, a inviabilização do acesso democrático aos bancos genéticos disponíveis, visto, inclusive, a grande extensão territorial do país”. A associação ainda ressaltou a reocupação com este processo e seus consequentes prejuízos para o setor.

Normativa

Caso tal normativa seja implementada, todas as comunicações de cobrição realizadas por inseminação artificial (com utilização de sêmen congelado, fresco ou refrigerado) em que o proprietário do doador de sêmen não for o mesmo da matriz inseminada, deverão estar acompanhadas da nota fiscal emitida por uma central de coleta credenciada pelo Ministério da Agricultura.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus (Com informações da Revista Horse)
Fotos: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Provas equestres: GP América Futurity é destaque na agenda dessa semana

Na reta final do mês, eventos e provas equestres seguem movimentando o país

Publicado

⠀em

Provas equestres: GP América Futurity é destaque na agenda dessa semana

Abril está na sua reta final, mesmo assim, os eventos e provas equestres seguem agitando o cenário do mundo do cavalo. Nesta semana, um dos destaques da agenda de provas equestres é o GP América Futurity que acontece no Jockey Club de Sorocaba no sábado (27).

Confira a agenda dessa semana de provas equestres:

22 a 27/04

Exposição Estadual de Minas Gerais

Parque de Exposições de Itabira – Itabira – MG

23 a 28/04

CSI-W 2* / CSN 4*

Sociedade Hípica Paranaense – Curitiba – PR

24 a 28/04

Credenciadora Aberta

Paleteada

Freio Jovem

Freio do Proprietário

Parque de Exposições Lacerda Werneck – Guarapuava – PR

7ª Exposição Especializada do N. C.C.M M. de Muriaé e Região

Parque de Exposições Lael Varella – Muriaé – MG

Circuito ANQM de Vaquejada

Parque Theodorico Bezerra em Tangará – RN

25/04

Concentração de Machos

Morfologia Passaporte

Rio Grande – RS

25 a 27/04

2ª Etapa da II Copa Rural

Parque de Exposições – Londrina – PR

2ª Etapa NACR 2024

Fazenda Barrinha – E. Santo do Pinhal – SP

25 a 28/04

2ª Etapa do Camp. Tocantinense 2024

CT Márcio Camargo – Gurupi – TO

11ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador em Irecê – BA

Parque de Exposições de Irecê – BA

4ª Prova Arena Partners

Arena Partners – Lucas do Rio Verde – MT

26/04

Revisão Coletiva

Estância São Jorge – Campo Largo – PR

Revisão Coletiva

Hotelaria Rebenque Velho – RS

Concentração de Machos

MISSIONEIRO DE C.C.C. – Santo Ângelo – RS

Concentração de Machos

Hotelaria Rebenque Velho – RS

2ª Etapa ANWP 2024

Fazenda Barrinha – E. Santo do Pinhal – SP

26 e 27/04

4ª Etapa Copa Eternal 2023/2024

Haras Eternal Peppydun – Capim Branco – MG

Ribeirão Rodeo Music 2024

Parque de Exposições – Ribeirão Preto – SP

2ª Etapa Campeonato Carajás 2024

Faz. Nova Triângulo – Sapucaia – PA

25ª Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe

Expo Bragança – Bragança Paulista – SP

Laço Criador

Crioulaço

JATAI/GO – Brasília – DF

26 a 28/04

FACILPA – Rodeio Lençóis Paulista 2024

Parque de Exposições – Lençóis Paulista – SP

28/04

Exposição Morfológica

Hotelaria Rebenque Velho – RS

Revisão Coletiva

Vila Oliva – Caxias Do Sul – RS

Exposição Morfológica

MISSIONEIRO DE C.C.C. – Santo Ângelo – RS

Elfar Fest Copa de Marcha

Haras Elfar – Lavras – MG

3ª Copa Nucave Carandaí

Parque de Exposição Carandaí – Carandaí – MG

XII Copa de Marcha Lagoa Formosa

Parque de Exposição – Lagoa Formosa – MG

I Etapa Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho

Universidade do Cavalo – Sorocaba – SP

I Etapa Ranch Sorting – Núcleo Muriaé

Parque Exposições de Muriaé – MG

3ª Etapa do 6º Campeonato RSBR

Haras Luana – Rio Claro – SP

GP América Futurity e GP Presidente da ABQM

Jockey Club de Sorocaba – SP

I Prova Victory Ranch

Victory Ranch – Janiru – SP

Rodeio de Taboadão 2024

Recinto de Rodeio – Aparecida do Taboado – MS

6ª Festa do Cavalo da APAE

Parque de Exposições – Itapira – SP

2ª Etapa da I Copa Equilibirum

Parque de Exposições – Ipameri – GO

I Treinão de 3T Terras Altas

Parque de Exposições – Passa Quatro – MG

27 e 28/04

5ª Etapa Lets Go Cup 2023/2024

Parque de Exposições – Toledo – PR

Paleteada

Parque de Exposições Ananias Vasconcellos – Rosário Do Sul – RS

Freio do Proprietário

Freio Jovem

Rio Grande – RS

Laço Criador

Crioulaço

Rancho Fundo – Sorriso – MT

28/04

Paleteada

Vila Oliva – Caxias Do Sul – RS

Revisão Coletiva

CT HARDT – Barra Velha – SC

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Jockey Club de Sorocaba

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Lançamento da Festa do Peão de Barretos tem homenagem aos embaixadores e anúncio de show extra de César Menotti & Fabiano

Evento na noite de quinta, 18, no Villa Country, teve show dos embaixadores Cesar Menotti e Fabiano e convidados

Publicado

⠀em

Lançamento da Festa do Peão de Barretos tem homenagem aos embaixadores e anúncio de show extra de César Menotti & Fabiano

Não faltaram sertanejos, celebridades, emoção e homenagens no lançamento oficial da 69ª Festa do Peão de Barretos no Villa Country, na noite da quinta-feira (18). A dupla embaixadora do evento neste ano, Cesar Menotti & Fabiano recebeu os convidados, Hugo Pena & Gabriel, Paula Mattos, Bruninho & Davi, Bruno Rosa, Munhoz & Mariano, Fiduma & Jeca, Lucas Reis & Thácio, Gabi Martins e João Pedro & Cristiano.

O palco da casa noturna paulistana também recebeu uma apresentação das novidades da Festa do Peão de Barretos deste ano, que incluiu o anúncio de um show extra da dupla embaixadora desta edição. O projeto Os Menotti 20 Anos – Especial Embaixadores vai acontecer no dia 21 de agosto, quarta-feira, no Estádio de Rodeios. Com isso, Cesar Menotti e Fabiano dobram a participação no evento barretense: o primeiro show deles será no dia, 17/08, sábado.

“É com muita alegria que anunciamos em primeira mão mais um show dos nossos embaixadores. E um show totalmente inédito, especial para Barretos!”, declarou Pedro Muzeti, diretor cultural da Festa.

Além da novidade, a dupla embaixadora também recebeu uma homenagem emocionante. O presidente de Os Independentes, Hussein Gemha Júnior, e o diretor, Pedro Muzeti, fizeram a entrega da “terra de emoções” de Barretos, simbolizando a arena do evento, espaço em que artistas, competidores e público sonham em estar.

“A terra da arena de Barretos é considerada sagrada por muitos. Competidores, artistas, pessoas que amam este universo. É lugar de sonho, de realização. E compartilhamos com nossos embaixadores todo esse significado.”, disse Hussein.

Muito emocionado, César agradeceu o presente e o título. “Que homenagem mais linda. Esta terra está lá há 69 anos, muitos sonhos foram realizados lá”. O irmão Fabiano também destacou o momento especial. “Este é o melhor troféu que podíamos ganhar”, declarou.

69ª Festa do Peão de Barretos

Marcada para o período de 15 a 25 de agosto, a 69ª Festa do Peão de Barretos já anunciou grandes shows em sua programação. No total, a grade ultrapassará 100 shows nos cinco palcos espalhados pelo Parque do Peão.

Entre os nomes já confirmados na Festa do Peão de Barretos estão o norte-americano Cody Johnson, Chitãozinho & Xororó, César Menotti & Fabiano (embaixadores da edição), Luan Santana, Zezé Di Camargo & Luciano, Zé Neto & Cristiano, Jorge & Mateus, Maiara & Maraísa, Daniel, Matogrosso & Matias, Simone Mendes, Edson & Hudson, Ana Castela, Luan Pereira, Lauana Prado, Victor & Léo, Munhoz & Mariano.

A programação completa está disponível no site independentes.com.br. Os ingressos são vendidos exclusivamente pelo site barretos.totalacesso.com.

Por Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

ExpoLondrina 2024: provas equestres arrecadam R$ 1 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Londrina

ExpoLondrina foi realizada de 05 até 14 de abril no Parque Ney Braga, em Londrina (PR), reunindo shows e provas equestres

Publicado

⠀em

Expolondrina 2024: provas equestres arrecadam R$ 1 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Londrina

A ExpoLondrina reforçou o seu compromisso social em diversas frentes em 2024 e encerrou a edição com chave de ouro no último domingo (14): a doação de mais de R$ 1 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Londrina (HCL). O donativo, que já é tradição, praticamente dobrou em comparação com o ano de 2023, e soma mais de R$ 2,5 milhões em sete anos.

Provas ExpoLondrina

A ação é resultado da realização da Prova de Laço, Prova de Três Tambores, Prova de Ranch Sorting, Leilão de Cavalos e o empenho de grandes parceiros da Sociedade Rural do Paraná: Ilson Romanelli, Marcos Penha Garcia, Douglas Bussadori, Guilherme Rossi, Roberta Zanin, Sérgio Garla Filho, Tiago Romanelli, Guilherme Bogo, Danton Dequech, João Vitor Fadel, Natália Romanelli, Juliette Tsuruda, Wilson Oliveira, Wandeilson Pinto, Hideu Matsumoto e Tiago Amaral.

“Esta ação faz parte do DNA da ExpoLondrina e a cada ano tem tomado proporções maiores. No ano passado, nós pudemos doar 500 mil e neste ano estamos doando R$ 1 milhão de reais. Agradeço a Deus e à contribuição de cada um envolvido nesta grande e importante ação do bem”, destacou a líder da Comissão Feminina da Sociedade Rural do Paraná, Elaine Parra El-Kadre.

Diverti e ICDH

A Diverti, empresa responsável pela produção que envolve shows e rodeio da ExpoLondrina, em parceria com o ICDH, também entregou ao Hospital do Câncer de Londrina também um cheque no valor de R$ 7.300 reais, valor arrecadado com as ações de palco com o Camarote Brahma, e doou ainda cerca de 2 mil ingressos de shows aos funcionários do Hospital.

Nos sete dias em que houveram shows na ExpoLondrina, o ICDH realizou o Ingresso Solidário, uma ação em que convidados da Diverti são incentivados a doar alimentos na compra de ingressos do Camarote Brahma. Toda a arrecadação de alimentos não perecíveis, que somou 4 toneladas, está sendo repassada ao HCL e também ao Projeto Autimizar, um projeto especializado no cuidado de crianças do espectro autista.

A Diverti e o ICDH fizeram a doação também de R$ 22.340 reais para o Nuselon Londrina, instituição de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal ou social, através do convite solidário realizado.

Os cheques foram entregues no palco da Arena de Shows do Parque Ney Braga, antes da apresentação da cantora Ana Castela.

Sobre o ICDH

O ICDH é uma associação sem fins lucrativos que congrega forças de diversas empresas, entidades e pessoas com objetivo de promover o desenvolvimento humano em diferentes âmbitos, com a finalidade de realizar, apoiar, incentivar e patrocinar atividades relacionadas direta ou indiretamente com a educação, formação profissional, cultura, música, informação, esporte, meio ambiente e com o desenvolvimento de tecnologias sociais. O ICDH conta com apoio e parceria de empresas como: Diverti, Grão de Gente, Instituto Sabrina Sato, Ambev, entre outras.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Ricardo Chicarelli

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Ex-bbb Matteus Amaral ganha dois cavalos de Jayme Monjardim

Diretor da Globo resolveu presentear o estudante de engenharia agrônoma para que ele possa começar a sua criação de animais

Publicado

⠀em

Ex-bbb Matteus Amaral ganha dois cavalos de Jayme Monjardim

Após conquistar o segundo lugar na final do BBB 24, Matteus Amaral foi presenteado com dois cavalos pelo diretor Jayme Monjardim. Em uma publicação nas redes sociais, Jayme disse que a ideia é que o estudante de engenharia agrônoma possa começar a sua criação de animais. Além da atuação artística, o diretor é proprietário de um criadouro de animais.

“Acho que você merece muito isso, Matteus, porque você colocou o cavalo crioulo no teu coração. Isso de alguma maneira contaminou todo o Rio Grande do Sul. Então, em nome do Rio Grande do Sul, está aqui o início da sua criação”, declarou no vídeo.

Conhecido pela direção de grandes novelas na TV Globo, a exemplo de O Clone, o diretor afirmou que acompanhou a trajetória do brother no programa. Jayme ainda elogiou Matteus Amaral pelas atitudes dentro do confinamento.

“Que esse presente que estou lhe dando sirva para você começar sua linda criação de cavalo crioulo, essas duas potras, são com todo meu carinho a você por ter acompanhado esses meses seu coração puro e sua origem gaúcha, Estado que tenho como meu também. Viva sua passagem pelo BBB!”, escreveu.

Matteus Amaral

Matteus Amaral recebeu duas potras crioulas. Considerada rústica, os cavalos da raça Crioulo podem custar entre R$ 4.000 e R$ 15 mil, conforme a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC). Contudo, o valor pode ser superado a depender do elevado padrão genético. Isso aconteceu em 2014, quando um animal da espécie chegou a ser vendido por R$ 16,25 milhões.

Fonte: Terra
Foto: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Cerca de R$ 13 milhões são movimentados no Espírito Santo através dos cavalos

São mais de 11 mil criadores de cavalos e cerca de 66 mil animais cadastrados, setor segue em crescimento no estado e no país

Publicado

⠀em

Cerca de R$ 13 milhões são movimentados no Espírito Santo através dos cavalos

O mercado equestre segue em ascensão no Brasil e, parte disso se dá ao movimento que associações de raças e modalidades veem fazendo para o fomento do cavalo. De acordo com os dados da “Revisão do Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo”, do Ministério da Agricultura e Agropecuária (MAPA), de 2022, o faturamento desse mercado no Brasil é de R$ 16 bilhões anualmente.

Mercado de Cavalos no Espírito Santo

No Espírito Santo, R$ 13 milhões são movimentados por ano com o agronegócio de cavalos. São 11.333 criadores de cavalos e cerca de 66.212 equídeos cadastrados junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Segundo levantamento da entidade, Ecoporanga é o município que se destaca com o maior número de criadores (1.451 produtores), totalizando 7.659 animais.

O criador e integrante da diretoria da Associação Capixaba dos Criadores de Mangalarga Marchador do Espírito Santo, Daniel Costa, conta que nos últimos oito anos o setor tem sido bem aquecido em âmbito estadual e nacional.

Segundo ele, o momento está sendo de eventos de marcha de cavalos, exposições e copas que acabam estimulando o comércio para o tipo de perfil de quem quer comprar cavalos e ter condições para disputas. Mesmo diante do bom mercado atual, Costa comenta que existe um limitador no Estado: a mão de obra especializada, que influencia diretamente na criação dos cavalos.

Ele diz que o Senar disponibiliza os cursos de Equideocultura: Doma Racional e Rédea à comunidade rural, que são elogiados pelo criador. “Todos meus funcionários que cuidam diretamente da criação dos cavalos são capacitados nesses cursos. Para quem está iniciando e tem vontade de desenvolver essa área, é fundamental e imprescindível estar atualizado”, conta.

A paixão por cavalos também move profissionais, como é o caso da médica veterinária Carolina Benincá. Ela cuida de vários animais da raça manga-larga marchador de todo o Estado. Segundo ela, são equinos que exigem uma rotina regrada, por, na maioria das vezes, são competidores.

Filhos de pais veterinários, Luiz Fernando Lafayette, de 18 anos, cria 9 cavalos da raça Mangalarga Marchador no sítio da família em Alfredo Chaves, no Sul do Estado. Não bastasse isso, nas provas de marcha ele mesmo monta nos animais. “É uma raça dócil. Cresci com cavalos em casa e o amo. Quero ser veterinário por causa dessa minha paixão”.

Fonte: Tribuna Online
Fotos: Reprodução/Pexels

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo
WordPress Ads
WordPress Ads