Há empresas que cuidam disso e fornecem serviços para haras e empresas do setor equestre
Marca, segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços. Também é usada para certificar empresas, produtos ou serviços em conformidade com determinadas normas ou especificações técnicas.
“O expressivo número de depósitos de marcas que vem se registrando nos últimos tempos, mostra que o empresariado nacional vem tomando consciência da importância do registro de marcas, não apenas como proteção de seu uso, mas também, como um bem material de valor econômico”, conta Fabio de Oliveira, da Renova Consultoria em Marcas & Patentes Ltda.
Segundo ele, a marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional em seu ramo de atividade econômica. “Ao mesmo tempo, sua identificação pelo consumidor pode proporcionar uma parcela estável de mercado, tornando-a um ativo valioso para sua empresa”.
No nosso segmento, o equestre, diversos haras e empresas do setor já buscaram esse serviço. São clientes da Renova, por exemplo: Haras WV, WV leilões, IPrimeTV, Haras ZD, Bel Chocolate, Rancho Farias, SGP Sistema, Haras KL, CMendes, Hospital Veterinário Luiz Leigue, Cutter Jeans, Editora Passos, Soneda Perfumaria, Criar Leilões, TV Criar.
“Há mais de dez anos que eu senti a importância de ter todas as minhas marcas devidamente registradas. A principal ideia para isso é me proteger de alguém que possa resolver registrar os nomes que eu tenho trabalhado com tanto afinco, construindo credibilidade. Então, acho super importante que todas as empresas do nosso setor, especialmente, prestem atenção para esse quesito. Acho que não tem como estar no mercado sem ter essa proteção. É algo que quem pensa em viver longamente no segmento, precisa fazer”, comenta Adriane Passos, da Editora Passos.
A Renova tem 20 anos no ramo de propriedade industrial. Entre os objetivos da empresa, está o de oferecer consultoria especializada em registro de marcas, patentes, softwares, registros no exterior, pesquisas de marcas, transferências de tecnologias, contratos de franquias, assessoria administrativa e jurídica no Brasil e exterior, além de intermediação na compra e venda de Marcas & Patentes.
Talvez seja algo que as pessoas que lidam com cavalos, e tudo que gira em torno deles, antes não se preocupavam, mas agora estão buscando proteger e salvaguardar de quais problemas futuros que possam vir a dar alguma dor de cabeça. Tanto um haras, como um cavalo, ou qualquer negócio do setor, como editoras, agências, empresas de produtos veterinários, e afins, devem sim prestar atenção para esse quesito.
E quem pode requerer a marca? “Toda pessoa que exerce atividade lícita e efetiva pode requerer registro de marca”, explica Fábio. E para que todo o serviço seja completo, a Renova tem um software de acompanhamento de Marcas & Patentes junto ao banco de dados do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Não é apenas criar uma marca e registrar, tem todo um tramite em torno e regras também.
“O registro de marca é necessário, pois é a única garantia de exclusividade. Pode acontecer de você estar trabalhando com uma marca há dez anos e outra pessoa registrá-la. Imagine a dor de cabeça, já que pela lei, o dono é quem registra. Todo o negócio que você construiu pode sofrer sérios abalos nesse sentido. Sem falar no risco de ações judiciais e indenizações pelo uso indevido de marca registrada”, conclui Fabio.
Fonte: Renova Consultoria em Marcas & Patentes Ltda
Foto: Pinterest