Ele acabou de ganhar seu primeiro Potro do Futuro ANCA. Um de seus maiores sonhos é faturar a tríplice coroa, o ápice para qualquer treinador
Foto: Adilson Silva/Foto PerigoAos 27 anos, Rodrigo Taboga, que é Dois Córregos/SP, mas mora e trabalha em Brotas/SP, no CT Taboga, vem trilhando sua carreira como treinador de cavalos de Apartação. Começou ainda jovem, com seu pai e seu irmão. O cavalo sempre esteve presente em sua vida. Seu pai, Francisco Carlos, é treinador conhecido, com anos de atividade neste mercado. Natural que ele e seu irmão, Luiz Fernando, quisessem seguir os mesmo passos vitoriosos. A família tem Luzia, a mãe dedicada, que cuida deles 24 horas por dia.
Ao ser perguntado se alguma vez quis fazer outra coisa na vida, ele responde que não, que sempre quis ser treinador e competidor da modalidade Apartação e a única profissão que exerce no meio equestre é a de treinador. Confira entrevista a seguir!
Portal Cavalus: Como foi seu primeiro contato com cavalos?
Rodrigo Taboga: Meu primeiro contato foi por intermédio do meu pai, Carlos Taboga.
PC: Quando começou a competir e como foi a primeira prova?
RT: Eu comecei a competir aos sete anos de idade. Montava os animais que meu pai treinava e não tinha muita noção do que estava acontecendo, se estava bom ou ruim, apenas gostava muito da emoção de estar ali na prova.
PC: Como se desenrolou a sua carreira de competidor desde então?
RT: Continuei por um bom tempo competindo na categoria Jovem, até os 16 anos de idade. A partir dos 17 anos, comecei a montar no Aberto Limitado, apresentando animais que meu pai treinava e também de alguns outros colegas treinadores.
PC: Como percebeu que levava jeito para treinar cavalos?
RT: Eu percebi que levava jeito, pois desde os meus 13 anos muitas pessoas chegavam até mim e diziam que eu apresentava bem nas provas. Por meu pai ser treinador, eu já estava envolvido e sempre gostei muito de ir às provas e viver o ambiente do cavalo. Aos 18 anos comecei a receber os primeiros animais para eu mesmo treinar. Foi ai que me dei conta que só tinha uma coisa que realmente eu queria fazer: treinar, montar e viver com os cavalos. Amo muito o que eu faço.
PC: Como é dividir a profissão com seu pai e seu irmão?
RT: É muito bom poder dividir a essa profissão com meu pai e meu irmão. Eles me ajudam muito em tudo que vou fazer, confio neles. Só cheguei onde estou hoje por eles estarem comigo. São as pessoas que eu mais confio, além da minha mãe, claro.
PC: Qual cavalo que mais te marcou até agora?
RT: São vários animais que já montei que marcaram a minha carreira. Difícil escolher só um, entre tantos craques que já montei.
PC: Melhor prova da vida?
RT: Uma das melhores experiências foi ter tido a oportunidade de ir montar nos Estados Unidos, no NCHA Futurity. Fomos eu e meu irmão ano passado (2016). Foi a melhor sensação que já tive. Ter entrado para competir naquela arena foi incrível e muito marcante para mim.
PC: Principais títulos.
RT: Alguns dos meus títulos: Pentacampeão Nacional ANCA Aberta Junior; Campeão Potro do Futuro ANCA Aberta 2017; Tetracampeão Campeonato Paulista ANCA Aberta Junior, entre outros títulos de campeão Congresso, Nacional e Copa dos Campeões ABQM.
PC: O que te encanta na Apartação?
RT: O que mais me encanta é a capacidade mental dos animais em poder trabalhar sozinhos e, com o tempo de treino, tomar decisões em controlar o boi sozinho. Isso é incrível!
PC: Qual título que ainda não tem e deseja conquistar?
RT: Desejo um dia ganhar a Tríplice Coroa. Ou seja, vencer Potro do Futuro, Super Stakes e Derby no mesmo ano e com o mesmo animal.
PC: Explique sua paixão por cavalos.
RT: Minha paixão por cavalos acho que vem do meu pai. Ele me ensinou tudo sobre cavalos, inclusive a amá-los. Gosto muito desses animais e acho que o cavalo é o mais sensível animal do mundo. Estão sempre prontos em querer fazer o que ensinamos. Os cavalos sempre me encantam!
PC: Tem algum ídolo na Apartação?
RT: Minha maior admiração é, e sempre será, meu pai. Fez e faz tudo para que nós, eu e meu irmão, possamos continuar nossa evolução como treinadores e crescermos em nossa profissão!