Xeque-Mate é um treinamento integrado de educação continuada. A conclusão da edição 2019 acontece de 18 a 21 de novembro, em Indaiatuba/SP
Será o quinto módulo do programa. Portanto, os profissionais da área já passaram por Exame Clínico do Aparelho Locomotor (fevereiro), Radiologia Equina (abril), Avaliação Clínica e Imagem da Coluna Vertebral (julho) e Ultrassonografia Equina (setembro). No último módulo do ano, o tema é Terapêutica do Aparelho Locomotor.
“Por isso, a equipe de técnicos especializados da Ceva estará presente. Vamos nos capacitar e prestar atendimento no local, tirando dúvidas sobre nossa linha de medicamentos”, informa a gerente da Ceva Saúde Animal, Baity Leal, uma das indústrias que marcará presença no evento.
Além de Ceva, o evento ainda recebe apoio da Vetnil, Domed, MinXray, Sound Company, Orthokine Vet, Univittá Saúde Animal, Cartophren Vet, Laboratório Veterinário Indaiatuba.
Objetivo
O objetivo do Xeque-Mate é agrupar os pilares mais importantes considerados fundamentais para fechar o ciclo de aprendizado. Primordialmente, esse ciclo permitirá um conhecimento adequado a fim de fortalecer conceitos.
Ademais, o evento tem como meta criar bases sólidas para que os profissionais mergulhem profundamente no maravilhoso e complexo mundo do aparelho locomotor do equino.
Liderado pelo MsC. PhD. Dr. Jairo Jaramillo Cárdenas, o Xeque-Mate se consolidou, sobretudo, como o maior treinamento do Aparelho Locomotor do Equino da América Latina.
Acesse mais conteúdo de Saúde Animal no portal Cavalus
Inicialmente dividido em quatro módulos, reúne a cada edição cerca de 180 Médicos Veterinários do Brasil e exterior. Além disso, são mais de 150 horas de conteúdo teórico e prático de altíssima qualidade para os participantes expandirem seu conhecimento e aplicação em seu dia-a-dia.
Em 2018, o evento contou com palestrantes e profissionais de Brasil, Austrália, Colômbia, Estados Unidos, Chile, Espanha e Portugal.
Terapêutica do Aparelho Locomotor Equino
Este módulo tratará da inovação nas terapias avançadas aplicada ao sistema locomotor do equino.
“Iremos abordar o que temos de mais atual. Discussão de casos clínicos e o entendimento de todo o processo degenerativo articular. Contaremos também com uma mesa redonda com os mais renomados médicos veterinários do Brasil”, comenta a organização.
Os palestrantes desse quinto módulo são: Jairo Jaramillo Cárdenas, Bruna Fonseca, André Zoppa, Fábio Silva, Nanci Prianti, Andressa Silveira, Giovane Olivo e Irineu Palmeira.
E, junto com Jairo e Gabriela Cárdenas, da Equarter Educação, estão entre os organizadores: Nanci Prianti , Ricardo Prianti, Guilherme Machado, Thiago Pedro das Chagas e Marcelo Nunes.
Programa
A programação tem início com um vídeo de apresentação sobre Fisiopatologia da Degeneração Articular. Em seguida, o evento segue com as palestras de temas variados, como: Uso e indicações dos Bifosfonatos; Uso de Ácido Hialurônico; Terapias Articulares; Uso dos Aines em cavalos de esporte; Crioterapia no aparelho locomotor; Termoterapia no aparelho locomotor.
Para o segundo dia: Terapias com peróxido de oxigênio OZONIOa e OZONIO; Artropatias: o limite entre a Artroscpia & Artrodese; Novas Terapias com GO; Uso de Nutraceuticos; Terapias com Ondas de Choque-Shock Wave; Medicina Veterinaria Integrativa; Plasma rico em Plaquetas normal e Ozonizado; Terapia com PRP normal e Ozonizado; Ultrasonoterapia.
No terceiro dia, os temas serão: Neuroliticos vs Neurectomia; Uso de Glicosaminoglicanos Polisulfatados; Uso do Laserterapia no aparelho locomotor; Uso da Eletroterapia (Galvanismo) no aparelho locomotor; Uso da Eletroanalgesia (Tens) no aparelho locomotor; Colite, uma realidade durante a fase de tratamentos; Cuidado com os corticóides – Sindrome Metabôlica Equina; Opções de Terapias para o Sistema Nervoso; Manejo da dor e analgesia no aparelho locomotor;
O último dia começa com Terapia das Infecções Articulares / Antibioticos em cavalos de esporte; em seguida tem Uso do DMSO em cavalos de esporte; Uso do Estanozolol em cavalos de esporte; Noções básicas de Podologia e sua relação com a clínica através do ferrageamento; Uso dos Corticosteroides no aparelho locomotor; Terapia com Mesoterapia; Doping nos cavalos de esporte.
A programação inclui ainda três estudos de caso e duas mesas redondas.
Fonte: Equarter Educação
Fotos: Cedias