Maior treinamento do Aparelho Locomotor do Equino da América Latina

Xeque-Mate é um treinamento integrado de educação continuada. A conclusão da edição 2019 acontece de 18 a 21 de novembro, em Indaiatuba/SP

Será o quinto módulo do programa. Portanto, os profissionais da área já passaram por Exame Clínico do Aparelho Locomotor (fevereiro), Radiologia Equina (abril), Avaliação Clínica e Imagem da Coluna Vertebral (julho) e Ultrassonografia Equina (setembro). No último módulo do ano, o tema é Terapêutica do Aparelho Locomotor.

“Por isso, a equipe de técnicos especializados da Ceva estará presente. Vamos nos capacitar e prestar atendimento no local, tirando dúvidas sobre nossa linha de medicamentos”, informa a gerente da Ceva Saúde Animal, Baity Leal, uma das indústrias que marcará presença no evento.

Além de Ceva, o evento ainda recebe apoio da Vetnil, Domed, MinXray, Sound Company, Orthokine Vet, Univittá Saúde Animal, Cartophren Vet, Laboratório Veterinário Indaiatuba.

Objetivo

O objetivo do Xeque-Mate é agrupar os pilares mais importantes considerados fundamentais para fechar o ciclo de aprendizado. Primordialmente, esse ciclo permitirá um conhecimento adequado a fim de fortalecer conceitos.

Ademais, o evento tem como meta criar bases sólidas para que os profissionais mergulhem profundamente no maravilhoso e complexo mundo do aparelho locomotor do equino.

Liderado pelo MsC. PhD. Dr. Jairo Jaramillo Cárdenas, o Xeque-Mate se consolidou, sobretudo, como o maior treinamento do Aparelho Locomotor do Equino da América Latina.

Acesse mais conteúdo de Saúde Animal no portal Cavalus

Inicialmente dividido em quatro módulos, reúne a cada edição cerca de 180 Médicos Veterinários do Brasil e exterior. Além disso, são mais de 150 horas de conteúdo teórico e prático de altíssima qualidade para os participantes expandirem seu conhecimento e aplicação em seu dia-a-dia.

Em 2018, o evento contou com palestrantes e profissionais de Brasil, Austrália, Colômbia, Estados Unidos, Chile, Espanha e Portugal.

Maior treinamento do Aparelho Locomotor do Equino da América Latina

Terapêutica do Aparelho Locomotor Equino

Este módulo tratará da inovação nas terapias avançadas aplicada ao sistema locomotor do equino.

“Iremos abordar o que temos de mais atual. Discussão de casos clínicos e o entendimento de todo o processo degenerativo articular. Contaremos também com uma mesa redonda com os mais renomados médicos veterinários do Brasil”, comenta a organização.

Os palestrantes desse quinto módulo são: Jairo Jaramillo Cárdenas, Bruna Fonseca, André Zoppa, Fábio Silva, Nanci Prianti, Andressa Silveira, Giovane Olivo e Irineu Palmeira.

E, junto com Jairo e Gabriela Cárdenas, da Equarter Educação, estão entre os organizadores: Nanci Prianti , Ricardo Prianti, Guilherme Machado, Thiago Pedro das Chagas e Marcelo Nunes.

Programa

A programação tem início com um vídeo de apresentação sobre Fisiopatologia da Degeneração Articular. Em seguida, o evento segue com as palestras de temas variados, como: Uso e indicações dos Bifosfonatos; Uso de Ácido Hialurônico; Terapias Articulares; Uso dos Aines em cavalos de esporte; Crioterapia no aparelho locomotor; Termoterapia no aparelho locomotor.

Para o segundo dia: Terapias com peróxido de oxigênio OZONIOa e OZONIO; Artropatias: o limite entre a Artroscpia & Artrodese;  Novas Terapias com GO; Uso de Nutraceuticos; Terapias com Ondas de Choque-Shock Wave; Medicina Veterinaria Integrativa; Plasma rico em Plaquetas normal e Ozonizado; Terapia com PRP normal e Ozonizado; Ultrasonoterapia.

No terceiro dia, os temas serão: Neuroliticos vs Neurectomia; Uso de Glicosaminoglicanos Polisulfatados; Uso do Laserterapia no aparelho locomotor; Uso da Eletroterapia (Galvanismo) no aparelho locomotor; Uso da Eletroanalgesia (Tens) no aparelho locomotor; Colite, uma realidade durante a fase de tratamentos; Cuidado com os corticóides – Sindrome Metabôlica Equina; Opções de Terapias para o Sistema Nervoso; Manejo da dor e analgesia no aparelho locomotor;

O último dia começa com Terapia das Infecções Articulares / Antibioticos em cavalos de esporte; em seguida tem Uso do DMSO em cavalos de esporte; Uso do Estanozolol em cavalos de esporte; Noções básicas de Podologia e sua relação com a clínica através do ferrageamento; Uso dos Corticosteroides no aparelho locomotor; Terapia com Mesoterapia; Doping nos cavalos de esporte.

A programação inclui ainda três estudos de caso e duas mesas redondas.

Fonte: Equarter Educação
Fotos: Cedias

Deixe um comentário