Dicas de Team Roping com Trevor Brazile

Manter seu cavalo livre para o boi tem tanto a ver com seu equipamento e equitação quanto com o treinamento do cavalo

Se você se pergunta como manter um cavalo de Team Roping na posição quando ele quer ficar um passo atrás o tempo todo? O multicampeão mundial Trevor Brazile responde: “Primeiro, você precisa dar uma boa olhada em si mesmo e em seu equipamento antes de começar a afinar seu cavalo”.

Assim, comece verificando o ajuste da sela. Seu cavalo não vai querer correr e se esforçar tanto se tiver incomodado. De acordo com Brazile, 25 vezes campeão mundial (All-Around, Steer Roping, Tie-Down Roping e Team Roping), é mais provável que esse problema esteja acontecendo por conta de uma sela mais larga do que estreita, pressionando a cernelha. “Seu cavalo realmente não vai sentir vontade de correr todo o caminho até o bi, se for esse o caso”.

Antes de mais nada, para ser um bom laçador, não só é necessário conseguir praticar bem o esporte em si, mas também entender de todos os equipamentos que você precisa usar. E a maneira correta de aplicá-los. O ajuste da sela, por exemplo, pode causar algumas dificuldades na sua corrida fáceis de ajustar, enquanto muita vezes você pensa que o problema está no cavalo.

Dicas de Team Roping: manter seu cavalo livre para o boi tem tanto a ver com seu equipamento e equitação quanto com o treinamento do cavalo

Acertando os pontos no Team Roping

Logo depois de verificar se a sela se ajusta, faça um vídeo de você mesmo. Observe se, ao se preparar para laçar, você não está levantando a mão causando pressão no freio antes de jogar a corda. Seja verdadeiro consigo mesmo – estou fazendo tudo correto? Esse tipo de problema posso consertar com a minha corda ou preciso da rédea mais solta antes de começar? Brazile diz: “Verifique sua equitação. Inclinar-se sobre seu cavalo fará com que ele aprenda a ‘checar’. Quando você ultrapassa o centro, um cavalo de Team Roping que quer ser muito rápido com certeza o fará”.

Se você repassou tudo isso e seu cavalo ainda não corresponde, o campeão mundial tem a solução: não repita mais os movimentos que ele sabe que você vai fazer, tire-o da zona de conforto.  “É o laçador que deve direcionar o cavalo. Por exemplo, acelere seu giro como se fosse jogar a corda. Se seu cavalo não hesitar, pare o movimento e incentive-o para frente”.

Acima de tudo, Trevor Brazile alerta que tudo isso é algo que você precisa treinar com bois de verdade e não no ‘manequim’ ou ‘dummy’ (o boizinho de mentira que é ferramente de treino). “Quando seu cavalo de Team Roping quer ficar um passo atrás é algo que você precisa trabalhar com bois vivos. Faço-o se esforçar um pouco mais com novilhos mais fortes. É preciso fazer com que a corrida toda, do começo ao fim, seja uma meta atingível.”

Fonte: Chelsea Shaffer/Team Roping Journal
Crédito das fotos: Impulse Photography

Veja mais notícias da modalidade Laço em Dupla no portal Cavalus

Deixe um comentário