Diretoria Executiva da ABQM divulgou nota sobre os locais das provas oficiais do Quarto de Milha. A realização em cidades distintas permite a adoção de estratégias emergenciais, a fim de garantir competições em todas as modalidades este ano
Semana passada, de forma oficial, a ABQM confirmou a realização do 43° Campeonato Nacional, 41° Potro do Futuro, 6° Derby & 3° Juvenil da raça Quarto de Milha. Entre setembro e novembro, portanto, acontecerão em três cidades do Estado de São Paulo. Acima de tudo, com a presença apenas de competidores e equipe técnica e transmitidas ao vivo.
Em nota, a diretoria Executiva da Associação falou um pouco mais a respeito dessa decisão. Em primeiro lugar, ressaltou que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) provocou várias mudanças no mundo. “Nosso setor sofreu vários impactos, mas o Quarto de Milha segue forte. Estamos nos adaptando, descobrindo e retomando às provas de forma responsável e segura”.
Assim, desde a elaboração do Protocolo Sanitário Unificado, a ABQM acompanhou a evolução da doença e as mudanças de fases nos estados. “Esse trabalho norteou todo o nosso planejamento para a retomada das provas oficiais, com a maior premiação da história do cavalo Quarto de Milha”, afirma a nota.
LEIA TAMBÉM
- ABQM confirma Campeonato Nacional, Potro do Futuro, Derby e Juvenil
- Quarto de Milha: ABQM anuncia R$ 5 milhões em prêmios para retomada
Segurança
Com a premissa da segurança em mente, a ABQM buscou atender às legislações vigentes, não só municipais, como também estaduais. As medidas apresentadas nas últimas semanas pela associação mostram essa preocupação. Por isso, o anúncio das provas e seus locais só foi divulgado quando a Diretoria Executiva consultou os órgãos locais.
Antes de mais nada, a decisão levou em conta ainda as provas de potros do futuro desta geração. Então optou por promover os eventos em três cidades distintas e com datas alternadas. “Diante de uma situação totalmente nova, esta alternativa permite a adoção de estratégias emergenciais. Visto que passamos também por muitas instabilidades em se tratando da Covid-19”.
Ao separar os eventos, a entidade visou ainda diminuir os impactos gerados pelo coronavírus em cada região ou local. Do mesmo modo que visa conter aglomerações e mitigar os reflexos a um número reduzido de modalidades.
Sem público e com transmissão pela internet, os eventos do Quarto de Milha seguirão um rígido protocolo sanitário. O Protocolo Unificado orientará os participantes sobre todos os cuidados necessários para o combate a Covid-19, da saída à volta para casa.
“Lembramos que todas essas medidas são temporárias e visam zelar pela saúde de todos os participantes, além da comunidade. Em abril de 2021, como já anunciado, os eventos voltarão naturalmente à cidade de Araçatuba/SP, capital do cavalo Quarto de Milha. Contamos com o apoio e compreensão de todos!”
Datas, cidades e modalidades
- Ranch Sorting e Team Penning – 30 de setembro a 4 de outubro – Parque do Peão – Barretos/SP;
- Laço Cabeça, Laço Pé, Laço em Dupla, Rédeas, Western Pleasure, Working Cow Horse, Conformação e Performance Halter – 6 a 11 de outubro – Parque Clibas de Almeida Prado – Araçatuba/SP;
- Laço Individual, Laço Individual Técnico, Breakaway Roping e Apartação – 14 a 18 de outubro – Araçatuba;
- Três Tambores, Seis Balizas, Cinco Tambores e Maneabilidade e Velocidade – 23 de outubro e 1º de novembro – Haras Raphaela – Tietê-Porto Feliz/SP.
Os Haras Raphaela e a Hípica do Parque do Peão em Barretos já estão realizando eventos desde agosto. Enquanto o Parque Clibas de Almeida Prato volta a receber as provas do Quarto de Milha com os eventos da ABQM. Inscrições: www.seqm.com.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ABQM
Crédito das fotos: Divulgação/ABQM
Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus