ABQM e ABNT lançam ‘Prática Recomendada de Equipamentos’

O objetivo do documento elaborado pela ABQM junto à ABNT é padronizar os equipamentos utilizados em provas equestres do Quarto de Milha

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM e Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT lançaram a ‘Prática Recomendada de Equipamentos’. O anúncio aconteceu durante o 3º Campeonato Nacional, 41º Potro do Futuro, 6º Derby & 3º Juvenil no Haras Raphaela em 30 de outubro. Em discurso no centro da pista de provas (foto), o presidente da ABQM, Caco Auricchio, recebeu o presidente da ABNT, Mário William.

De acordo com o presidente da ABQM, Caco Auricchio, o objetivo é estabelecer recomendações, inicialmente para as modalidades Laço Individual, Três Tambores e Vaquejada. Além disso, o documento tem a função de padronizar os equipamentos necessários para cada uma das competições. Ou seja, há uma busca por definir um patamar mínimo de segurança em cada uma delas. E ainda a preservação de cavaleiros, equinos e bovinos.

O presidente da ABNT, Mário William, atesta que o documento (ABNT PR 1008) está dividido em cinco partes. E, acima de tudo, é destinado à normatização de equipamentos utilizados nas atividades esportivas equestres da raça de cavalos Quarto de Milha.

Os trabalhos iniciaram em fevereiro deste ano. Participaram as áreas de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade e Sistema de Gestão da Qualidade da ABQM. Bem como a gerência de Normatização Nacional da ABNT. Trataram, sobretudo, da análise de documentação e necessidades. Ao final de seis meses de debates e adequações, saíram os cinco primeiros documentos, submetidos à Consulta Nacional.

São eles:

O objetivo do documento elaborado pela ABQM junto à ABNT é padronizar os equipamentos utilizados em provas equestres do Quarto de Milha
Documento contempla, a principio, as modalidades Laço Individual, Três Tambores e Vaquejada

Metas futuras

A intenção é que a ABNT e a ABQM desenvolvam ‘Práticas Recomendadas’ para as mais de 20 modalidades existentes no Brasil. Praticadas nos eventos oficiais e oficializados da ABQM. Além da ABNT PR 1008, está em desenvolvimento também outra Prática Recomendada que cuida de ‘Operações seguras para realização de eventos equestres, de montaria, agropecuários e exposições’.

O documento tem por intuito fornecer uma estrutura operacional e recomendações técnicas de limpeza, desinfecção e de operação segura para prevenir a propagação do vírus SARS-CoV-2 (novo coronavírus). O foco desse estudo, sem dúvida, é a a realização de eventos equestres, de montaria, agropecuários e exposições. E o objetivo é proteger praticantes, profissionais de apoio (tratadores, transportadores) e equipe técnica.

Da mesma forma que esse documento estabelece ainda procedimentos para limpeza e desinfecção de veículos, trailers, equipamentos esportivos. B em como de baias e pavilhões, currais, pistas de exposição/competição. E até cabine de locução e áreas de julgamento. Além disso, define cuidados preventivos para hospedagem dos tratadores, e nas tratativas dos animais. Conforme nota da ABQM, o documento está em fase avançada de elaboração e deve ir para a consulta nacional este mês.

Pódio ANTT

ANTT

A Associação Nacional dos Três Tambores – ANTT realizou uma Etapa Especial durante o 43° Campeonato Nacional da ABQM pelo terceiro ano consecutivo. A saber, o evento ocorreu no Complexo Haras Raphaela entre os dias 23 de outubro e 1° de novembro. Com resultado, as competidoras que optaram por participar dessa etapa receberam pontos nas categorias Feminino e Mirim para o Circuito RAM Rodeo ANTT.

Pela categoria Feminino a disputa foi acirrada entre as inscritas filiadas à ANTT. Antes de mais nada, os pontos desta Etapa Especial já contam para o ranking da temporada 2020/2021. O título ficou com Campeã Nacional Caroline Rugolo. Em resumo, Carol venceu a prova com o tempo de 16s910 em conjunto com PG Blube Max Jazzy. Por outro lado, entre as pequenas estrelas da categoria Mirim, a vitória ficou com Sofia Esser, de apenas 10 anos. Montando King Gates marcou 17s743.

Entre os dias 19 e 21 de novembro a ANTT realiza a terceira etapa do seu campeonato. A edição de estreia da Copa NSG, em São Pedro/SP, acontece na Arena Coberta do Haras NSG, uma das melhores estruturas para competições do país. Dessa forma, entre as diversas categorias da modalidade Três Tambores, Feminino e Mirim valerão pontos para o ranking da ANTT.

Fonte: ABQM e ANTT (Assessoria de Imprensa)
Crédito das fotos: ABQM/Divulgação e Hugo Lemes

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Deixe um comentário