Exemplares da raça Brasileiro de Hipismo dominaram os pódios do 2ª Etapa do Torneio de Verão no Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA). O evento – que chegou a sua 33ª edição – foi realizado nos dias 12 e 13 de fevereiro na capital paulista.
Na sexta-feira, a Copa Ouro, a 1.35m, foi a principal disputa do Concurso de Salto Nacional 3* da 2ª Etapa do Torneio de Verão. Como resultado, o cavaleiro Raphael Machado Leite dominou o placar garantindo dobradinha nas duas primeiras colocações. Sobretudo, com duas montarias da criação nacional do Haras Império Egípcio.
Dos 32 conjuntos, 10 foram ao desempate idealizado pelo course-designer internacional Gabriel Malfatti, em que somente Raphael voltou a zerar. Montando a égua BH Billie Jean Império, de 11 anos, Raphael foi campeão sem faltas em 37s12.
Na sequência, com sua segunda montaria, o BH Thin Thin Império Egípcio, de apenas 8 anos recém completados, o cavaleiro do Haras Império Egípcio garantiu o vice. Aliás, com mais percurso sem faltas, em 39s84.
Mais BHs em destaque no evento
Ainda na Copa Ouro, em terceiro lugar chegou a sempre competitiva dupla Rafael Ribeiro apresentando Ludam do Liberte, uma falta, 37s18. Já a 4ª colocação ficou com Rodrigo Chaves Nunes apresentando Calvano C JMen, seguido por Luiz Guilherme Ciampi com Casilero C JMen, também com apenas um derrube, em 37s18 e 40s27.
Por fim, já o 6º posto coube a Waldir Pereira de Souza Junior, o Juninho, com Mercedes des Flandres, uma falta, 40s53. Antes de mais nada vale destacar que todos cavalos dos seis primeiros são da raça Brasileiro de Hipismo, apontando para a força e contínuo crescimento da criação nacional.
Clássico Isec
Para encerrar as disputas no CHSA, o Clássico Isec, a 1.40/1.45m, marcou o ponto alto do Concurso de Salto Nacional 3* 2ª Etapa do 33º Torneio de Verão. Dos 22 conjuntos na 1ª volta – conforme a regra – os 12 melhores entre os quais quatro sem faltas habilitaram-se para a 2ª e decisiva volta com R$ 60 mil em jogo.
Sagrou-se, portanto, campeão o top Lucio Osório, montando Nefertite do Aretê. Aliás, o BH de apenas 8 anos, foi o único a garantir duplo zero, em 39s76. O vice-campeão foi Raphael Machado Leite – campeão e vice da Copa Ouro -, com Kripton Pullmann Império Egípcio, BH de 10 anos, totalizando apenas 2 pontos perdidos, 1 em cada passagem, em 52s05.
Já o 3º posto coube a Saint Clair Gonçalves Passarinho Neto com Dardo Montana, dupla vice-campeã do Clássico do Torneio de Verão em 5/2, que fechou com um derrube na 2ª volta em 43s41.
Fonte: ABCCH
Legenda da foto em destaque: Raphael e Billie Jean Império Egípcio no galope da vitória
Crédito da foto em destaque: Divulgação/ABCCH/CHSA
Veja mais notícias sobre o cavalo Brasileiro de Hipismo no portal Cavalus