Academia UC

Cabeça ocupada não pensa besteira

Publicado

⠀em

Estamos trabalhando um potro de três anos de idade. Lindo, saudável, sobra vigor, energia e qualidade.

Veio para ser iniciado, domado. Vai ser um daqueles que daqui uns anos vamos nos lembrar, tamanha a qualidade. É um potro agitado pela idade e energia acumulada, normal nos potros. Aqui conosco, tem uma rotina de trabalho intensa em termos de variedades de trabalho.

Pela manhã, após receber a ração, sai da cocheira e vai ser escovado no pátio. Poderia ser escovado na cocheira, mas o fato de ser levado até outro local, com outros cavalos, ter que ficar quieto, calmo, e deixar ser escovado já é parte do trabalho. Após a escovação, iniciamos os trabalhos ao cabresto. Ele ainda não está montado, portanto, sendo preparado do chão para isto. Roda na guia ao passo, com calma, trabalha exercícios para os posteriores e anteriores, inicia trabalhos de encurvatura, reunião e engajamento, recuos e paradas. Tudo do chão, ao cabresto.

Trabalha também toda a parte de alivio da pressão. São exercícios com corredores feitos de cones e cercas. Tudo ao passo, sem correria, sem stress. Baixo stress, alto rendimento, alta produtividade. Aprendizado puro. Após esta sessão, que dura mais ou menos 40 minutos ele fica solto, relaxando, espojando e olhando a bela paisagem que temos na UC.

Na hora do almoço, volta para sua cocheira, recebe a ração e descansa. Por volta das 14 horas volta para a rotina de escovação novamente, fora da cocheira. Retorna à cocheira e recebe alfafa natural no meio da tarde. Após a alfafa, vai para um belo local gramado, de frente com os piquetes, e fica amarrado por um tempo. Ali, olha outros cavalos passando, aprende a ficar calmo e quieto. Em alguns dias, retorna para uma segunda sessão de trabalho, em outros vai para o piquete novamente, em outros, volta para um manejo de cascos ou algo que possa ocupar o tempo. No final do dia, volta para sua cocheira, recebe ração e alfafa.

Vamos assim até que um dia colocamos a sela, montamos e saímos para a fazenda. Depois do potro montado, saímos para a fazenda onde ele experimenta o gado, terrenos irregulares, passeios calmos e experiências positivas. Preparamos o cavalo em aspectos como respeito, educação ao cabresto, calma e paciência.

Deixamos que o cavalo aprenda as coisas normais que todo cavalo deve saber: Caminhar ao cabresto, ficar parado ao cabresto, rodar para os dois lados, recuar, respeitar o espaço das pessoas, respeitar outros cavalos, deixar ser escovado, não morder cordas ou cabos, não morder as pessoas.

São coisas que muitas vezes passam despercebidas, mas que fazem a diferença na hora em que colocamos uma sela e exigimos mais do potro. São fatores que fazem com que o cavalo sinta-se parceiro do cavaleiro, confie, enxergue o cavaleiro como solução e não como problema. Potros com a cabeça ocupada não perdem tempo, não se cansam fisicamente, não desgastam suas articulações com correrias sem sentido, e principalmente, sabem valorizar os momentos que estão conosco.

Por Aluisio Marins, MV

Academia UC

TV UC – O galope para acomodar a energia do seu cavalo

Em sua coluna da TV UC hoje, Aluísio Marins fala sobre a importância do galope.

Publicado

⠀em

TV UC

Tem gente que galopa para “gastar” o cavalo, para cansar, e assim tentar “baixar a energia”. Não, não é isso que queremos mostrar na TV UC dessa semana! Cheque aí o video!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Cuide da ranilha do seu cavalo

Em sua coluna da TV UC hoje, Aluísio Marins abre espaço para o médico veterinário Luis Gustavo explicar sobre como cuidar da ranilha

Publicado

⠀em

TV UC

Os problemas de ranilha são bastante comuns. Neste video mostramos como avaliar, práticas preventivas e como fazer um curativo, apresentado pelo médico veterinário e ferrador Luiz Gustavo Tenório!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Equitação de contato

Em sua coluna da TV UC de hoje, Aluísio Marins explica que é possível ter contato com o cavalo na equitação, mas sem força

Publicado

⠀em

TV UC

Contato, pode? Pode, mas veja bem, contato não significa força! Confira as dicas de Aluísio Marins dessa semana:

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Ferraduras da família Equilibrium

Em sua coluna da TV UC hoje, Aluísio Marins abre espaço para o médico veterinário Luis Gustavo explicar sobre a Ferradura da família Equilibrium

Publicado

⠀em

TV UC

Você sabia que a ferradura Equilibrium foi a primeira do mundo a ser projetada a partir de estudos de biomecânica? Conheça a linha Equlibrium apresentada pelo médico veterinário e ferrador Luiz Gustavo.

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Domar mula é difícil?

Em sua coluna da TV UC de hoje, Aluísio Marins explica que é possível domar uma mula como domamos um cavalo

Publicado

⠀em

TV UC

Quem disse que domar mula é difícil? Conheça Reata, a mulinha que foi domada aqui na UC da mesma forma que domamos os cavalos. Confira!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Ponto de quebra do casco

Em sua coluna da TV UC hoje, Aluísio Marins abre espaço para o médico veterinário Guilherme Martins explicar o que é o ponto de quebra do casco e a sua importância

Publicado

⠀em

TV UC

Também chamado de “breaking over”, é fundamental compreender quel é o ponto de quebra do cavalo e a sua importância para o movimento dos membros dos animais. Acompanhe a explicação do médico veterinário e ferrador Luiz Gustavo Tenório!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC- 3 dicas para lidar com cavalo que tira você do sério

Em sua coluna da TV UC de hoje, Aluísio Marins explica quais são os motivos que levam o cavalo a passar por essa fase e ensina o que se deve fazer

Publicado

⠀em

TV UC

Seu cavalo estpa te tirando do sério? Pois saiba que, em certas fases, o cavalo novo testa a paciência do treinador.

O que fazer nestes casos? Entenda o que ocorre e confira três dicas para contornar a situação!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Qual é o intervalo entre os ferrageamentos?

Em sua coluna de hoje, Aluísio Marins abre espaço para o médico veterinário Guilherme Martins explicar o porquê o intervalo de ferrageamentos não pode ser fixo

Publicado

⠀em

TV UC - Qual é o intervalo entre os ferrageamentos?

O tempo entre um ferrageamento e outro não pode ser fixado como receita de blo, é este o recado dado pelo médico veterinário e ferrador Luiz Gustavo Tenório. Confira!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Relação entre comportamento e a ração de seu cavalo

Em sua coluna da TV UC de hoje, Aluísio Marins explica qual é a relação da ração com o comportamento do seu animal

Publicado

⠀em

Relação entre comportamento e a ração de seu cavalo

A ração errada pode levar seu cavalo a ter comportamentos que você não deseja, sabia disso? Confira as dicas de Aluísio Marins!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Dificuldade para encontar ferradores fora dos grandes centros?

Em sua coluna de hoje, Aluísio Marins abre espaço para Guilherme Martins explicar como está a profissão de ferrageador pelo Brasil

Publicado

⠀em

O médico veterinário e ferrador Luiz Gustavo Tenório esboça o cenário da profissão de ferrador no Brasil afora e dá alguns conselhos! Confira:

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Categorias

COPYRIGHT © 2021 CAVALUS. TODOS DIREITOS RESERVADOS
ESSE SITE É PROTEGIDO PELO GOOGLE RECAPTCHA
POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE SERVIÇO