Academia UC

Cavalos que ensinam

Publicado

⠀em

Um cavalo demora para ser “feito”, “construído” em termos de trabalho, treinamento. E não tem dinheiro no mundo, vontade maior, pressa ou qualquer outro fator que chegue um cavalo mais rápido do que o tempo dele.

Cavalos ensinam as pessoas muitas coisas que servem não somente para o dia a dia com eles, mas para tudo na vida. Um cavalo não tem a responsabilidade por ser de alguém. Nem tampouco de morar onde mora, comer o que come, ser tratado como é. Esta é uma responsabilidade do proprietário. Muitos pagam para que seu cavalo more em um local, uma hípica, mas isto não pode significar que a responsabilidade está resolvida. Um cavalo demora para ser “feito”, “construído” em termos de trabalho, treinamento. E não tem dinheiro no mundo, vontade maior, pressa ou qualquer outro fator que chegue um cavalo mais rápido do que o tempo dele. Um cavalo tem medo das coisas que não conhece ou não está esperando. E não tem técnica no mundo que tire este medo natural. As técnicas existem para que ele processe o medo de forma mais calma e entenda que muitas vezes não precisa ter o medo. Mas o medo vem. Um cavalo só se acalma vivendo em uma comunidade equestre, ou seja, tendo contato com outros cavalos. A partir deste contato, assume uma vida social que o faz viver com mais calma e mais tranquilidade, transpondo isto para a convivência com os seres humanos.

Um cavalo não tem noção alguma de quem é pelo ponto de vista dos seres hu- manos. Muito menos noção de valor, fama, marcas famosas. Um cavalo não sabe nem que cor ele é! Quanto mais a marca da sela do seu cavaleiro. Um cavalo, portanto, não tem vaidades. O cavalo é um animal de defesa. Sendo assim, não pode viver pensando no ontem nem no amanhã. É um especialista em viver o momento presente. Portanto, um cavalo nunca sofre de arrependimento ou ansiedade por algo. E nós? Um cavalo passa por 4 momentos básicos para tocar sua vida: o medo, a curiosidade, a habituação e a marca mental. Cada uma destas fases é imprescindível para que o cavalo aprenda as coisas, repita exercícios, seja calmo e manso. Se uma das 3 primeiras fases não for re- speitada, a quarta (marca mental) será a que ficar na mente dele sobre as 3 primeiras. O que você quer colocar na cabeça do seu cavalo?

Um cavalo pode nos ensinar muito. Responsabilidade, paciência, calma, persistên- cia e principalmente respeito ao próximo. Vejo muitos proprietários que consideram seus cavalos “objetos de satisfação e prazer”, e vivem a vida do cavalo somente quando lhes interessa, quando dá vontade e quando precisam por algum motivo. Interessante notar que o cavalo sabe das pessoas mais do que as pessoas sabem dos cavalos. Quando estes proprietários chegam em seus cavalos, nós, que vivemos a vida com eles, notamos claramente a cara de espanto (dos cavalos), como quem diz, meu Deus, quem será esta pessoa que diz que me ama tanto!?

Escrito por : Aluisio Marins, MV

Foto por : Hugo Lemes

Academia UC

TV UC – Ferrador tem que estar com boa energia

Cavalos são seres muito sensíveis e respondem ao ânimo de quem lida com eles; veja tudo isso no Na Ponta dos Cascos de hoje

Publicado

⠀em

Além de conhecimento, ferramentas adequadas, cavalos bem manejados, um bom local para trabalhar, o ferrador precisa de cabeça boa. Antes de mais nada, uma boa energia ajuda-o a realizar bem o seu serviço. É que os cavalos, sem dúvida, são seres muito sensíveis, eles respondem ao ânimo de quem lida com eles!

  Acesse outros vídeos da Academia UC no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Por que e como encostar o cavalo na cerca

Respondendo a uma pergunta frequente dos internautas, o Mensagem a Cavalo de hoje te conta os aspectos importantes de ensinar seu cavalo a encostar na cerca de forma tranquila

Publicado

⠀em

Aluisio Marins da UC te mostra como aplicar um exercício muito simples, usando os conceitos de ‘trabalho’ e ‘descanso’. Acima de tudo, com o intuito de te mostrar porque e como encostar o cavalo na cerca. Para que ele fique parado na hora de você montar, por exemplo, mas também repita o comportamento em diversas outras situações. Descubra que isto é muito útil, confira!

Acesse outros vídeos da Academia UC no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Você sabe se posicionar na sela ao trote?

Nesse vídeo de hoje Aluisio Marins comenta sobre um assunto bastante pedido pelos internautas: como pular menos na sela ao trote

Publicado

⠀em

Como pular menos na sela ao trote? Quando seu cavalo muda do passo para o trote, algumas sensações podem ocorrer nesse momento. Confira a dica do Academia UC!

Acesse outros vídeos da Academia UC no portal Cavalus

Continue lendo
X
X