Academia UC

Fortaleza mental

Publicado

⠀em

Gostei muito do termo “fortaleza mental” e na hora relacionei a ideia com alguns cavalos que trabalho de vez em quando. São os acuados, os que começam a ter medo de tudo e parecem então que perdem a confiança neles mesmos.

Para quem gosta de futebol, o tema da semana passada foi um pênalti perdido pelo goleiro Rogério Ceni. É o batedor oficial do time do São Paulo, e vem errando as cobranças. São 4 seguidas até agora. Assistindo a um desses programas sobre futebol, o ex jogador Sorin foi perguntado se Rogério deve ou não continuar a ser o batedor oficial do time. A resposta dele foi que se o goleiro tiver sua “fortaleza mental” em ordem, deve sim assumir a responsabilidade. E ainda, segundo muitos outros ex jogadores, o goleiro deve sim continuar a assumir esta responsabilidade.

Gostei muito do termo “fortaleza mental” e na hora relacionei a ideia com alguns cavalos que trabalho de vez em quando. São os acuados, os que começam a ter medo de tudo e parecem então que perdem a confiança neles mesmos. Na maioria das vezes que recebo um cavalo assim vejo que várias tentativas foram feitas para o quadro se reverter. O cavalo passa pelas mãos de outros treinadores, instrutores, amigos dos proprietários e por fim vem até a UC. Quando o cavalo chega, monto como se não soubesse de nada e tento realizar algo, qualquer coisa desde um simples galope no campo até um salto ou atravessar um desafio. Vejo que durante o caminho até este desafio, ou mesmo quando estou passeando pelo campo o cavalo já mostra medo, desconfiança e começa já a mostrar que não vai fazer as coisas que proponho. Está então com sua fortaleza mental abalada. Desconfiança está sendo mal interpretada pelas pessoas. Desconfiança é a falta de confiança. Em que? Em tudo, pois se não faz algo não faz muito mais do que isso…

Assim, quando recebemos estes cavalos, procuramos fortalecer sua fortaleza mental. Fazer com que primeiro este cavalo volte a acreditar na vida, nele mesmo, nas pessoas, no manejo, nas rotinas. Quando isto começa a acontecer, começam as mudanças no trabalho também. Muitas pessoas não levam isto em conta, não acreditam e nem querem conversar sobre isto. Preferem outros caminhos como trocar embocaduras, mudar os horários de trabalho, trocar de treinador ou mesmo de cavalo. Se desfazem não somente do cavalo, que não tem culpa de nada, mas principalmente de uma oportunidade de dar a este cavalo objetivos e confiança. Deixar de desconfiar é confiar. Para isto, a fortaleza mental dos nossos cavalos deve sempre estar firme, pronta para os desafios que a vida vai colocando no dia a dia.

Escrito por : Aluisio Marins

Foto por : Gerson Verga

Academia UC

TV UC – Ferrador tem que estar com boa energia

Cavalos são seres muito sensíveis e respondem ao ânimo de quem lida com eles; veja tudo isso no Na Ponta dos Cascos de hoje

Publicado

⠀em

Além de conhecimento, ferramentas adequadas, cavalos bem manejados, um bom local para trabalhar, o ferrador precisa de cabeça boa. Antes de mais nada, uma boa energia ajuda-o a realizar bem o seu serviço. É que os cavalos, sem dúvida, são seres muito sensíveis, eles respondem ao ânimo de quem lida com eles!

  Acesse outros vídeos da Academia UC no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Por que e como encostar o cavalo na cerca

Respondendo a uma pergunta frequente dos internautas, o Mensagem a Cavalo de hoje te conta os aspectos importantes de ensinar seu cavalo a encostar na cerca de forma tranquila

Publicado

⠀em

Aluisio Marins da UC te mostra como aplicar um exercício muito simples, usando os conceitos de ‘trabalho’ e ‘descanso’. Acima de tudo, com o intuito de te mostrar porque e como encostar o cavalo na cerca. Para que ele fique parado na hora de você montar, por exemplo, mas também repita o comportamento em diversas outras situações. Descubra que isto é muito útil, confira!

Acesse outros vídeos da Academia UC no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Você sabe se posicionar na sela ao trote?

Nesse vídeo de hoje Aluisio Marins comenta sobre um assunto bastante pedido pelos internautas: como pular menos na sela ao trote

Publicado

⠀em

Como pular menos na sela ao trote? Quando seu cavalo muda do passo para o trote, algumas sensações podem ocorrer nesse momento. Confira a dica do Academia UC!

Acesse outros vídeos da Academia UC no portal Cavalus

Continue lendo
X
X