Academia UC

O motor do cavalo

Publicado

⠀em

Os membros posteriores do cavalo são a fonte de impulsão e propulsão do cavalo.

Acabamos de sediar uma clínica com o americano Jon Ensign na Universidade do Cavalo. Jon é uma das maiores revelações nos EUA como instrutor, treinador e domador de cavalos, sendo requisitado por amadores e profissionais das mais variadas modalidades equestres. A clínica na UC era voltada ao trabalho de cavalos novos, após a doma, para todas as modalidades. Estiveram na UC pessoas de todo o Brasil, praticantes de diferentes modalidades como salto, adestramento, tambor e baliza, laço, entre outras. Você deve estar perguntando como uma clínica pode ser ministrada para diferentes modalidades, ou mesmo, como um instrutor consegue dar uma clinica para diferentes propósitos ao mesmo tempo. A resposta pode parecer estranha, mas o que mais foi trabalhado nos 4 dias de curso foi a agilidade, o desenvolvimento, a flexibilidade e a leveza dos motor dos cavalos, das partes que mais interessam para que o movimento, seja ele qual for, seja cada vez melhor: os posteriores do cavalo.

Um cavalo se movimenta basicamente para os dois lados, para frente e trás, para cima e para baixo. Todos estes movimentos nascem dos posteriores, ou seja, os membros posteriores do cavalo são a fonte de impulsão e propulsão do cavalo. A partir do movimento e da agilidade dos posteriores um cavalo realiza estes movimentos. Quanto mais um cavalo se engaja pelos posteriores, entra com as patas traseiras em baixo de sua massa, tem a agilidade de também desengajar estes posteriores, ou seja, move-los lateralmente, mais leves e potentes será este cavalo. Com isso, ele fica o conhecido “leve de boca” para os amantes do passeio, ou “com a frente alta” para os amantes do salto, ou “com as paletas em pé” para os amantes do tambor, ou “no ramener” para os amantes do adestramento.

Fica um cavalo que aprende a transferir o peso da frente para trás com rapidez e agilidade, e portanto, confortável a qualquer tipo de modalidade ou esporte eqüestre. Parece impossível ou muito fora de uma realidade? Pois quem participou da clínica conferiu que os cavalos aprendem muito rapidamente a transferir este peso e a se engajarem pelos posteriores com facilidade, leveza e principalmente sem que o cavaleiro faça qualquer força ou necessite de qualquer acessório extra a não ser suas mãos.

Lembremos que o cavalo é o mesmo sempre, independentemente da modalidade que irá praticar. Quatro patas, pescoço, peso sendo transferido, e principalmente a mesma forma de aprendizado. Respeitando as modalidades, devemos lembrar que o motor do cavalo de adestramento é o mesmo do que o de rédeas, que é o mesmo do que o de laço, que é o mesmo do que o de tambor ou salto. Quando criamos nos nossos cavalos a agilidade e a alta mobilidade deste motor, criamos nos cavalos a capacidade de mexer-se com mais qualidade e precisão. Basta praticar os excelentes exercícios passados por Jon Ensign na clinica da UC, e comprovados por todos os participantes das mais diversas modalidades eqüestres. Fáceis, simples, descomplicados e principalmente focados em um horsemanship de altíssima qualidade e respeito pelos cavalos.

Por : Aluisio Marins

Foto : Cedida

Academia UC

TV UC – O galope para acomodar a energia do seu cavalo

Em sua coluna da TV UC hoje, Aluísio Marins fala sobre a importância do galope.

Publicado

⠀em

TV UC

Tem gente que galopa para “gastar” o cavalo, para cansar, e assim tentar “baixar a energia”. Não, não é isso que queremos mostrar na TV UC dessa semana! Cheque aí o video!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Cuide da ranilha do seu cavalo

Em sua coluna da TV UC hoje, Aluísio Marins abre espaço para o médico veterinário Luis Gustavo explicar sobre como cuidar da ranilha

Publicado

⠀em

TV UC

Os problemas de ranilha são bastante comuns. Neste video mostramos como avaliar, práticas preventivas e como fazer um curativo, apresentado pelo médico veterinário e ferrador Luiz Gustavo Tenório!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Equitação de contato

Em sua coluna da TV UC de hoje, Aluísio Marins explica que é possível ter contato com o cavalo na equitação, mas sem força

Publicado

⠀em

TV UC

Contato, pode? Pode, mas veja bem, contato não significa força! Confira as dicas de Aluísio Marins dessa semana:

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Ferraduras da família Equilibrium

Em sua coluna da TV UC hoje, Aluísio Marins abre espaço para o médico veterinário Luis Gustavo explicar sobre a Ferradura da família Equilibrium

Publicado

⠀em

TV UC

Você sabia que a ferradura Equilibrium foi a primeira do mundo a ser projetada a partir de estudos de biomecânica? Conheça a linha Equlibrium apresentada pelo médico veterinário e ferrador Luiz Gustavo.

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Domar mula é difícil?

Em sua coluna da TV UC de hoje, Aluísio Marins explica que é possível domar uma mula como domamos um cavalo

Publicado

⠀em

TV UC

Quem disse que domar mula é difícil? Conheça Reata, a mulinha que foi domada aqui na UC da mesma forma que domamos os cavalos. Confira!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Ponto de quebra do casco

Em sua coluna da TV UC hoje, Aluísio Marins abre espaço para o médico veterinário Guilherme Martins explicar o que é o ponto de quebra do casco e a sua importância

Publicado

⠀em

TV UC

Também chamado de “breaking over”, é fundamental compreender quel é o ponto de quebra do cavalo e a sua importância para o movimento dos membros dos animais. Acompanhe a explicação do médico veterinário e ferrador Luiz Gustavo Tenório!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC- 3 dicas para lidar com cavalo que tira você do sério

Em sua coluna da TV UC de hoje, Aluísio Marins explica quais são os motivos que levam o cavalo a passar por essa fase e ensina o que se deve fazer

Publicado

⠀em

TV UC

Seu cavalo estpa te tirando do sério? Pois saiba que, em certas fases, o cavalo novo testa a paciência do treinador.

O que fazer nestes casos? Entenda o que ocorre e confira três dicas para contornar a situação!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Qual é o intervalo entre os ferrageamentos?

Em sua coluna de hoje, Aluísio Marins abre espaço para o médico veterinário Guilherme Martins explicar o porquê o intervalo de ferrageamentos não pode ser fixo

Publicado

⠀em

TV UC - Qual é o intervalo entre os ferrageamentos?

O tempo entre um ferrageamento e outro não pode ser fixado como receita de blo, é este o recado dado pelo médico veterinário e ferrador Luiz Gustavo Tenório. Confira!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Relação entre comportamento e a ração de seu cavalo

Em sua coluna da TV UC de hoje, Aluísio Marins explica qual é a relação da ração com o comportamento do seu animal

Publicado

⠀em

Relação entre comportamento e a ração de seu cavalo

A ração errada pode levar seu cavalo a ter comportamentos que você não deseja, sabia disso? Confira as dicas de Aluísio Marins!

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Academia UC

TV UC – Dificuldade para encontar ferradores fora dos grandes centros?

Em sua coluna de hoje, Aluísio Marins abre espaço para Guilherme Martins explicar como está a profissão de ferrageador pelo Brasil

Publicado

⠀em

O médico veterinário e ferrador Luiz Gustavo Tenório esboça o cenário da profissão de ferrador no Brasil afora e dá alguns conselhos! Confira:

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Categorias

COPYRIGHT © 2021 CAVALUS. TODOS DIREITOS RESERVADOS
ESSE SITE É PROTEGIDO PELO GOOGLE RECAPTCHA
POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE SERVIÇO