Cavalo Árabe

Com um plantel de campeões, Haras Cruzeiro está entre os melhores criatórios de cavalos árabes do Brasil

Criatório prepara um leilão para o dia 07 de outubro, que, além da oferta de 43 lotes, terá um projeto diferenciado em incentivo aos compradores

Publicado

⠀em

Com um plantel de campeões, Haras Cruzeiro está entre os melhores criatórios de cavalos árabes do Brasil

Localizado na região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, o Haras Cruzeiro faz parte da Fazenda Engenho. A propriedade conta com mais de 9.000 hectares dedicada a agricultura e pecuária de corte.

Para adentrarmos na história do criatório, precisamos primeiro falar sobre a Fazenda Engenho. O local foi fundado em 1830 e é de propriedade de Leandro de Aguiar, que é a quinta geração da família a frente dos negócios.

Haras Cruzeiro

Em 1980 Leandro decidiu entrar no ramo de criação de cavalos. Na ocasião, optou por duas raças: Mangalarga e Puro Sangue Árabe. Então, dez anos depois, o programa de criação de cavalos árabes de Leandro ganhou maior importância dentro do Haras Cruzeiro.

Mas, foi em 2010 que aconteceu uma grande mudança. O criador viu, através das viagens à Europa, América do Norte e Oriente Médio um tipo diferente de criação e de investimento necessário para chegar a padrões de alto nível.

Com o passar dos anos, foram feitos importantes investimentos para importar animais fundamentais para o programa de criação do Haras Cruzeiro. Entre os exemplares importados estão: Shariba (Gazal Al Shaqab x Thee Rahiba), Turchiya MPE (WH Justiça x Thee Rahiba), FT Havanna El Keav (HK Keav Power x Hillary VCM), Yasmin HWM (Legacy of Fame x Dollysia HCF) e HDB Sihr Ibn Massai.

Com um plantel de campeões, Haras Cruzeiro está entre os melhores criatórios de cavalos árabes do Brasil
Haras faz parte da Fazenda Engenho, uma propriedade com mais de 9.000 hectares

Plantel

Atualmente, o Haras Cruzeiro conta com 210 animais em seu plantel. São nove garanhões, 50 cavalos castrados, 25 éguas em reprodução, 30 receptoras e 96 potros e potras com menos de 3 anos. E, para a temporada 2021/2022, o criatório já tem 45 nascimentos previstos.

Então, os resultados não poderiam ser melhores. Haras Cruzeiro, tem na sua história a conquista de 20 Campeonatos Nacionais, sendo cinco deles com cavalos de sua própria criação.

Dessa forma, entre os produtos criados pelo Haras Cruzeiro, vale destacar alguns campeões que vêm comprovando o trabalho e esforço do criatório, tanto nas pistas, quanto na reprodução. É o exemplo de Caríssima LA (HDB Sihr Ibn Massai x MS Magnolia), Campeã Nacional e mãe de Hesperado LA (por QR Marc), Campeão Prata 2019. Bem como, Dandara LA (HDB Sihr Ibn Massai x DA Vincis Jewel), Campeã Nacional Égua Jovem 2018, exportada para EUA aos cuidados de David Boggs, onde conquistou o 1º Lugar na categoria na Exposição de Scottsdale 2020. Em seguida, a multi-premiada Flora LA (HDB Sihr Ibn Massai x FT Havanna El Keav), exportada para o Almazrouei Stud dos Emirados Árabes Unidos.

Atualmente, o Haras Cruzeiro está entre os melhores criadores de cavalos árabes do Brasil. O local conta com um dos programas de criação mais intrigantes da América do Sul. O criatório pode ser facilmente destacado como um dos haras de pensamento mais inovador da América do Sul, com uma mistura de tempero europeu com gosto brasileiro produzindo uma coleção absolutamente diferente do que é ofertado por aí.

Projetos

Para estender esse programa diferenciado de criação, o Haras Cruzeiro também investe no cavalo de esporte. Tanto que em seu leilão que será realizado no próximo mês, criou um incentivo aos compradores com premiação garantida aos que colocarem em pista esses animais.

André Cruz, administrador do Haras Cruzeiro, comenta que a ideia é fomentar o cavalo montando, por isso uma premiação garantida de R$ 50 mil em provas apoiadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Árabe – ABCCA. “Esse valor será distribuído no final do Nacional este ano e, ao longo do próximo ano”, explica.

Colaboração: Cavalus Comunicação Equestre
Crédito das imagens: Divulgação/Haras Cruzeiro

Veja mais notícias do Cavalo Árabe no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads