Curiosidades

Como e onde surgiu o cavalo doméstico?

Pesquisa divulgada no periódico Nature revela que ele teria surgido no Sul da Rússia e se espalhado rapidamente pela Europa e Ásia. Mais de 100 pesquisadores participaram da pesquisa.

Publicado

⠀em

Você já parou para pensar qual é a origem dos cavalos domésticos?

Pois mais de cem cientistas em dois continentes diferentes realizam uma vasta pesquisa para responder essa pergunta. O estudo foi publicado em 20 de outubro no periódico Nature.

Antes de tudo, o líder do estudo Ludovic Orlando, arqueólogo molecular da Universidade Paul Sabatier, em Toulouse, na França, e seus colegas de pesquisa reconstruíram genomas de cavalos antigos a partir de esqueletos encontrados em sítios arqueológicos que vão de Portugal a Mongólia.

De antemão, a resposta encontrada é que o cavalo doméstico teria surgido no sul da Rússia, com a espécie Equus caballus.

Sul da Rússia

Durante a pesquisa, uma região situada ao sul da Rússia chamou a atenção. Localizada perto dos rios Volga e Don, a região possui diversas criações de gado e já possuía evidências arqueológicas indiretas sobre a domesticação dos cavalos.

Mas, essa nova pesquisa revelou, por meio da análise dos DNA encontrados nas ossadas, que os cavalos domésticos podem ter sua origem na região entre 4,7 e 4,2 mil anos atrás. 

Frequentemente, os moradores dessa região migraram para novos locais e levavam com eles os cavalos que domesticavam. Com isso, essa nova linhagem de cavalos se espalhou para a Europa Ocidental e Ásia Oriental.

Segundo o líder do estudo, essa migração foi realizada rapidamente, quase da noite para o dia e não ao longo de milhares de anos.

“Conforme as linhagens de cavalos domesticados se expandiam, substituíam todas as linhagens anteriores que viviam nas regiões da Eurásia. Com isso, o cavalo doméstico que conhecemos hoje é a espécie que predominou”, afirma o arqueólogo.

Passo a passo da pesquisa

Orlando e sua equipe internacional realizaram suas pesquisa em museus e sítios arqueológicos, reunindo material para testar 273 genomas encontrados pela Europa e Ásia Central.

Imediatamente, as descobertas anteriores a cinco mil anos atrás revelaram uma grande diversidade de cavalos domésticos, que segundo a pesquisa, surgiu quando os humanos passaram a criar seletivamente os animais que tinhas características como resistência, docilidade e capacidade de suportar o corpo humano.

Logo depois, com estes ajustes genéticos, fizeram com que o animal ficasse semelhante ao que conhecemos hoje.

Dessa forma, com a domesticação dos cavalos, os humanos passaram a viajar distâncias mais longas, fazendo com que o comércio e o intercâmbio entre as sociedades se intensificassem.

O pesquisador responsável pela pesquisa afirma que essa possibilidade de viajar com os cavalos acabou desenvolvendo a “primeira experiência de globalização” humana. O mundo ficou menor, pois os cavalos diminuíam as distâncias.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Pixabay

Mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads