Curiosidades

Inspiração para os nomes dos cavalos do Kentucky Derby 2020

Publicado

em

As referências são as mais diversas, de esportes profissionais a pinturas de Monet e música da Cardi B. Como os donos dos cavalos do Kentucky Derby se inspiraram

A 146ª edição do Kentucky Derby aconteceu no dia 5 de setembro, em Churchill Downs. A corrida é, antes de mais nada, uma das três etapas da Tríplice Coroa americana, aberta aos cavalos puros -sangues de três anos. Tradicionalmente realizado no primeiro sábado de maio, todavia foi adiado devido à pandemia da Covid-19. Isso não acontecia desde a Segunda Guerra Mundial.

Deixando de lado o resultado da corrida em si, pensamos em contar um pouco sobre a origem dos nomes dos cavalos que disputaram o prêmio. A escolha de como registrar um animal, acima de tudo, depende muito da raça ou do criador. Nomear um puro-sangue de elite é uma tremenda responsabilidade.

Tradição ou inovação. Como será que se inspiraram os donos desses cavalos magníficos?

Inspiração para os nomes dos cavalos do Kentucky Derby 2020. As referências são as mais diversas, de esportes a pinturas e musica
Max Player (esquerda); e PJ Washington (direita) – Foto: Cortesia/Nelson Chenault-USA TODAY Sports

Max Player

Sem dúvida, a inspiração veio do esporte profissional. O dono de Max Player é a firma financeira SportBLX Thoroughbreds. O cavalo tem mais de 700 investidores, entre eles o jogador de basquete profissional do Reino Unido PJ Washington.

Money Moves

A inspiração para o nome de Money Moves vem de uma música da rapper Card B. Durante o leilão de Ocala, Flórida, ano passado, Robert LaPenta  ouviu a música ‘Bodak Yellow’ no sistema de som. Presta atenção na letra.

Big News

O proprietário Chester Thomas adora padrões. Então, quando viu que o companheiro de baia de Mr. Big News, Mr. Money, correu bem em 2019, teve a ideia na hora.  Manteve, portanto, o tema Mr (Mister), e acrescentou o Big, em homenagem ao pai do cavalo, Giant’s Causeway.

Winning Impression

O nome de Winning Impression foi escolhido através de um caminho curioso. O pai dele chama Paynter, palavra que tem uma sonoridade semelhante ao nome pintor em inglês. Assim, a filha do proprietário Jeff Pearl pensou em Monet e em sua pintura famosa chamada Impression, Sunrise. Voilá!

Attachment Rate

Taxa de fixação na fabricação de eletrodomésticos é um termo de marketing usado para representar o número de unidades de um produto. Nada mais natural, aliás, que o dono de um cavalo que seja do ramo ter essa inspiração. Foi o que aconteceu com Attachment Rate e seu proprietário Jim Bakke, presidente e CEO do fabricante de eletrodomésticos Sub-Zero Group.

Inspiração para os nomes dos cavalos do Kentucky Derby 2020. As referências são as mais diversas, de esportes a pinturas e musica
A ilha Necker em British Virgin (esquerda) – Foto: Divulgação/Virgin Limited Edition; e o cavalo Necker Island (direita)

Necker Island

O proprietário e CEO da Under Armour, Kevin Plank, fez uma homenagem à ilha particular de seu amigo nas Ilhas Virgens Britânicas, chamada Necker Island. Simples assim!

Tiz The Law

Entre os cavalos com menos segredos na escolha, Tiz The Law foi inspirado no nome dos pais dele. Sua mãeé Tizfiz e seu pai Constitution (em português Constituição). Como Law quer dier lei em português, tudo fica claro.

Authentic

Outro cavalo que teve seu nome inspirado no de sua família. O criador da Authentic – que aliás foi o campeão da corrida -, Peter Blum, disse que o nome vem da mãe, Flawless.

Honor A .P.

Do mesmo modo, o criador aqui seguiu o mais usual. O pai foi Honor Code e o pai dele AP Indy.  Portanto, Honor A.P. Inclusive, linhagem vencedora de outra ‘perna’ da Tríplice Coroa. AP Indy ganhou o Belmont Stakes em 1992.

NY Traffic

O proprietário John Fanelli mudou o nome do cavalo de Linden Lane para mais um nome de família. Inspirou-se, sobretudo, em sua viagem de New Jersey a Nova York e com o nome do pau de NY Traffic, Cross Traffic.

Inspiração para os nomes dos cavalos do Kentucky Derby 2020. As referências são as mais diversas, de esportes a pinturas e musica
Authentic

King Guillermo

Outra conexão de esportes profissionais. Co-proprietário, o ex-jogador de beisebol Victor Martinez, deu ao cavalo o nome de seu pai, Guillermo Martinez.

Thousand Words

Diz o velho ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras”. Em suma, procure a tradução de Thousand Words (foto). Muitos acham até que o ditado podia ser modificado nesse caso. Com um ano de idade, este cavalo custou SS$ 1 milhão. Assim, talvez devêssemos dizer: “Mil palavras significam um milhão de dólares”.

South Bend

Kevin Plank, da Under Armour (empresa de roupas e equipamentos esportivos), já citado nessa lista, teve como inspiração o seu negócio. Por isso, deu ao cavalo o nome da cidade natal de um dos times de futebol universitário que sua empresa veste. Notre Dame está localizado em  South Bend, Indiana.

Enforceable

Provavelmente um dos nomes mais simples, visto que o treinador Mark Casse disse: “É um nome forte.”

Major Fed

Esse cavalo recebeu o nome do tenista Roger Federer. Major é o nome que se dá para eventos de grande porte, como os Grands Slam’s do Tênis. E Federer já venceu 20 deles!

Ah, se você curtiu essas curiosidades, assista a corrida: https://www.facebook.com/watch/?v=315133256578677

Fonte: Lexington Herald Leade
Crédito das fotos: Reprodução/KentuckyDerby.com

Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Curiosidades

Passo a passo para fazer um cavalo de pau

O cavalo de pau nada mais é do que um brinquedo com uma cabeça de cavalo presa a um pedaço de madeira, podendo ou não ser acompanhado de rodas

Publicado

em

O cavalo de pau, assim como cataventos, multiplicaram-se principalmente a partir do Século 15. Dessa forma, surgiram do espírito de imitação das crianças. Nesse caso, as crianças imitavam as atividades dos adultos de montar a cavalo.

Antes de mais nada, o cavalo de pau surgiu em uma época em que este animal era o principal meio de transporte e de tração. De acordo com nossas pesquisas, esse brinquedo teve origem no Brasil e se espalhou pelo mundo. Não é raro ver uma criança que curte cavalos pedir um cavalo de pau de presente para os pais. E isso acontece até hoje.

De modo que o cavalo de pau nada mais é que um pedaço de madeira com a réplica de uma cabeça de cavalo implantada na parte superior. A partir dai, você pode usar sua imaginação para produzir o melhor brinquedo para o seu filho, neto, sobrinho, amigo. E o melhor, eles podem participar da confecção junto com você!

O cavalo de pau nada mais é do que um brinquedo com uma cabeça de cavalo presa a um pedaço de madeira, que surgiu no Brasil

Como fazer:

Antes de tudo, você vai precisar de: meia de adulto; tesoura; agulha e linha de costura; cadarço ou corda; lã colorida; feltro na cor marrom; 4 botões (2 pequenos e 2 grandes); fibra siliconada; fio de algodão ou barbante; cabo de vassoura.

1.Comece enchendo a meia com a fibra siliconada de modo fique bastante firme.

2.Com o fio de algodão ou barbante, prenda a meia ao cabo de vassoura. Finalize dando um nó bem forte nas duas pontas.

3.Os botões farão os olhos do cavalinho. Junto o menor no centro do maior e em seguida prenda-os de cada lado da meia.

4.Por outro lado, o feltro ajudará na confecção das orelhas. Corte o tecido em formato de v e ao prender com agulha e linha certifique-se de que elas fiquem dobradas.

5.Para a boca, na ponta da meia, passe a agulha e linha de uma lateral a outra, formando um vinco. Logo depois, passe a linha por fora, como arremate.

6.Com a lá colorida você fará a crina. Enrole a lã em alguma superfície que dê voltas, se baseando no tamanho da sua meia. Posicione um fio no meio desse que enrolou, corte as laterais, e vá dando nós prendendo a parte que você cortou ao fio do meio. Por fim, costure a crina centralizada na cabeça do cavalo de pau.

7.Para a rédeas, use o cadarço. Passe-o em volta da fuça e de um nó bem rente, deixando as pontas soltas.

O cavalo de pau nada mais é do que um brinquedo com uma cabeça de cavalo presa a um pedaço de madeira, que surgiu no Brasil

Essa é apenas uma das formas, mas existem diversas outras maneiras de fazer você mesmo, basta pesquisar

Fonte: Wikipedia, Revista Artesanato
Crédito das fotos: Babyccino Kids, Crafts&DIY

Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Continue lendo

Curiosidades

Você sabe a diferença entre o cavalo Buckskin e Dun?

Todo cavalo Baio é igual? Pele clara e crinas pretas? Encontramos diferenças sutis nessa pelagem, contudo a beleza permanece a mesma

Publicado

em

Está correto dizer que no Brasil todo cavalo que tem o corpo de tonalidade amarelada ou dourada e crina, cauda e membros pretos é Baio. Acima de tudo, essa é a descrição da pelagem oficial em algumas raças que conhecemos, como o Quarto de Milha. Porém, há o cavalo baio que apresenta uma linha no dorso e zebruras nas pernas. E é nesse ponto que eles se diferem.

Muito da nossa cultura do cavalo tem origem nos Estados Unidos. Por lá, essa diferença citada acima tem dois nomes: Buckskin e Dun. No Brasil, o Buckskin é bem conhecido. É o cavalo baio que tem o corpo dourado com crina, cauda e membros pretos. Enquanto os que apresentam uma linha escura ao longo da espinha dorsal até a cauda, chamado de Dun ou simplesmente Baio. Ah, mas é tudo a mesma coisa! Sim, só estamos querendo colocar uma pouco mais de conhecimento no seu dia.

Todo cavalo Baio é igual? Pele clara e crinas pretas? Encontramos diferenças sutis nessa pelagem, contudo a beleza permanece a mesma
Buckskin, dourado de membros crina pretos – Foto: Divulgação/Gringo

Podemos ir até mais longe. Bastante cobiçada, a pelagem baio impressiona e até é considerada por alguns como o símbolo do mundo western. Contudo, as sutilezas vão além. A pelagem Buckskin ocorre como resultado da ação do gene de diluição creme. Por outro lado, o Dun tem um gene diluidor que afeta os pigmentos de vermelho e preto. Baios que são diferentes não apenas visualmente, como também geneticamente.

Há ainda algumas variações que você pode encontrar no Buckskin: dusty (claro), golden (dourado), silvery (prateado), yellow (amarelo) e sooty types (cinza). O assunto pelagem é, sem dúvida, complexo. Se o seu cavalo se encaixa nessas características, procure se aprofundar mais no assunto.

Todo cavalo Baio é igual? Pele clara e crinas pretas? Encontramos diferenças sutis nessa pelagem, contudo a beleza permanece a mesma
Dun, com os pelos mais avermelhados e a linha no dorso – Foto: Reprodução/Facebook

Fonte: Wikipedia, Cowgirl Magazine
Crédito da foto de chamada: Plusoneandahalf

Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Continue lendo

Curiosidades

Você sabia que atriz de The Big Bang Theory é apaixonada por cavalos?

Kaley Christine Cuoco, a Penny de The Big Bang Theory, já competiu em alguns eventos com cavalos de Salto; atriz usa pseudônimo nas provas para poder montar em paz

Publicado

em

Kaley Cuoco começou a praticar a modalidade Salto com um nome secreto. A estrela de The Big Bang Theory competiu em alguns eventos, mas usa um pseudônimo para não ser cercada por fãs e paparazzis. Natural de Camarillo, Califórnia, a atriz e produtora montou pela primeira vez aos 16 anos e desde então é apaixonada por cavalos. Amor que só aumentou depois que começou a namorar o equitador Karl Cook.

Sobre ‘se esconder’ nas provas, Kaley contou em uma entrevista que na verdade evita ser superestimada. Na pista, ela quer se como qualquer outro competidor que ama os cavalos tanto quanto ela. Entretanto, em casa dá vazão a ser quem ela realmente é. Kaley e Karl são donos de um haras impressionante e têm uma ‘coleção’ de cavalos de primeira linha. Antes de mais nada, foi justamente o cavalo que uniu o casal.

Kaley Christine Cuoco, a Penny de The Big Bang Theory, já competiu em alguns eventos com cavalos de Salto; a atriz, aliás, vive em um rancho
A paixão de Kaley Cuoco por cavalos ficou mais intensa quando começou a namorar um equitador

“Quando você compartilha algo tão especial, algum tipo de conexão – para nós são cavalos –  há um objetivo comum. Acho que é isso que nos torna tão fortes e realmente felizes”. Ainda, ao NZ Herold, ela disse: “Tenho seis cavalos e eles têm sido a maior bênção da minha vida. Andar a cavalo é a razão pela qual estou focada, especialmente neste negócio. Eu não teria minha carreira sem isso”.

Famosa em Hollywood, Kaley também fez papeis marcantes em 8 Simple Rules, Charmed. Bem como venceu o People’s Choice Awards na categoria Atriz de Comédia.

Fonte: Wikipedia, NZ Harold
Crédito das fotos: Divulgação/Instagram

Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Continue lendo
X
X