Curiosidades

Inspiração para os nomes dos cavalos do Kentucky Derby 2020

As referências são as mais diversas, de esportes profissionais a pinturas de Monet e música da Cardi B. Como os donos dos cavalos do Kentucky Derby se inspiraram

A 146ª edição do Kentucky Derby aconteceu no dia 5 de setembro, em Churchill Downs. A corrida é, antes de mais nada, uma das três etapas da Tríplice Coroa americana, aberta aos cavalos puros -sangues de três anos. Tradicionalmente realizado no primeiro sábado de maio, todavia foi adiado devido à pandemia da Covid-19. Isso não acontecia desde a Segunda Guerra Mundial.

Deixando de lado o resultado da corrida em si, pensamos em contar um pouco sobre a origem dos nomes dos cavalos que disputaram o prêmio. A escolha de como registrar um animal, acima de tudo, depende muito da raça ou do criador. Nomear um puro-sangue de elite é uma tremenda responsabilidade.

Tradição ou inovação. Como será que se inspiraram os donos desses cavalos magníficos?

Inspiração para os nomes dos cavalos do Kentucky Derby 2020. As referências são as mais diversas, de esportes a pinturas e musica
Max Player (esquerda); e PJ Washington (direita) – Foto: Cortesia/Nelson Chenault-USA TODAY Sports

Max Player

Sem dúvida, a inspiração veio do esporte profissional. O dono de Max Player é a firma financeira SportBLX Thoroughbreds. O cavalo tem mais de 700 investidores, entre eles o jogador de basquete profissional do Reino Unido PJ Washington.

Money Moves

A inspiração para o nome de Money Moves vem de uma música da rapper Card B. Durante o leilão de Ocala, Flórida, ano passado, Robert LaPenta  ouviu a música ‘Bodak Yellow’ no sistema de som. Presta atenção na letra.

Big News

O proprietário Chester Thomas adora padrões. Então, quando viu que o companheiro de baia de Mr. Big News, Mr. Money, correu bem em 2019, teve a ideia na hora.  Manteve, portanto, o tema Mr (Mister), e acrescentou o Big, em homenagem ao pai do cavalo, Giant’s Causeway.

Winning Impression

O nome de Winning Impression foi escolhido através de um caminho curioso. O pai dele chama Paynter, palavra que tem uma sonoridade semelhante ao nome pintor em inglês. Assim, a filha do proprietário Jeff Pearl pensou em Monet e em sua pintura famosa chamada Impression, Sunrise. Voilá!

Attachment Rate

Taxa de fixação na fabricação de eletrodomésticos é um termo de marketing usado para representar o número de unidades de um produto. Nada mais natural, aliás, que o dono de um cavalo que seja do ramo ter essa inspiração. Foi o que aconteceu com Attachment Rate e seu proprietário Jim Bakke, presidente e CEO do fabricante de eletrodomésticos Sub-Zero Group.

Inspiração para os nomes dos cavalos do Kentucky Derby 2020. As referências são as mais diversas, de esportes a pinturas e musica
A ilha Necker em British Virgin (esquerda) – Foto: Divulgação/Virgin Limited Edition; e o cavalo Necker Island (direita)

Necker Island

O proprietário e CEO da Under Armour, Kevin Plank, fez uma homenagem à ilha particular de seu amigo nas Ilhas Virgens Britânicas, chamada Necker Island. Simples assim!

Tiz The Law

Entre os cavalos com menos segredos na escolha, Tiz The Law foi inspirado no nome dos pais dele. Sua mãeé Tizfiz e seu pai Constitution (em português Constituição). Como Law quer dier lei em português, tudo fica claro.

Authentic

Outro cavalo que teve seu nome inspirado no de sua família. O criador da Authentic – que aliás foi o campeão da corrida -, Peter Blum, disse que o nome vem da mãe, Flawless.

Honor A .P.

Do mesmo modo, o criador aqui seguiu o mais usual. O pai foi Honor Code e o pai dele AP Indy.  Portanto, Honor A.P. Inclusive, linhagem vencedora de outra ‘perna’ da Tríplice Coroa. AP Indy ganhou o Belmont Stakes em 1992.

NY Traffic

O proprietário John Fanelli mudou o nome do cavalo de Linden Lane para mais um nome de família. Inspirou-se, sobretudo, em sua viagem de New Jersey a Nova York e com o nome do pau de NY Traffic, Cross Traffic.

Inspiração para os nomes dos cavalos do Kentucky Derby 2020. As referências são as mais diversas, de esportes a pinturas e musica
Authentic

King Guillermo

Outra conexão de esportes profissionais. Co-proprietário, o ex-jogador de beisebol Victor Martinez, deu ao cavalo o nome de seu pai, Guillermo Martinez.

Thousand Words

Diz o velho ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras”. Em suma, procure a tradução de Thousand Words (foto). Muitos acham até que o ditado podia ser modificado nesse caso. Com um ano de idade, este cavalo custou SS$ 1 milhão. Assim, talvez devêssemos dizer: “Mil palavras significam um milhão de dólares”.

South Bend

Kevin Plank, da Under Armour (empresa de roupas e equipamentos esportivos), já citado nessa lista, teve como inspiração o seu negócio. Por isso, deu ao cavalo o nome da cidade natal de um dos times de futebol universitário que sua empresa veste. Notre Dame está localizado em  South Bend, Indiana.

Enforceable

Provavelmente um dos nomes mais simples, visto que o treinador Mark Casse disse: “É um nome forte.”

Major Fed

Esse cavalo recebeu o nome do tenista Roger Federer. Major é o nome que se dá para eventos de grande porte, como os Grands Slam’s do Tênis. E Federer já venceu 20 deles!

Ah, se você curtiu essas curiosidades, assista a corrida: https://www.facebook.com/watch/?v=315133256578677

Fonte: Lexington Herald Leade
Crédito das fotos: Reprodução/KentuckyDerby.com

Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus

X