Curiosidades

Por que a PM utiliza os cavalos no patrulhamento diário?

Publicado

⠀em

Com certeza você já deve ter visto alguma ação da Polícia Militar com a Cavalaria pelas ruas, principalmente em eventos com grande concentração de pessoas. Mas, já parou para pensar por que a PM utiliza os cavalos neste tipo de ação?

Os animais da cavalaria da Polícia Militar são treinados diariamente desde o seu nascimento. Nos primeiros anos de vida, eles são acariciados e passam por um trabalho de movimentação dos membros.

Com três anos, inicia-se a doma e em seguida um treinamento específico, em que o cavalo começa a ser treinado para o dia a dia dentro da Cavalaria, como estar em lugares com movimentação de pessoas, barulhos de tiro, fogos de artifício, etc. Por isso, mesmo com toda a agitação das ruas, os animais não perdem o controle. Parecem até ignorar o barulho e a passagem dos carros e das pessoas.

Existem diversas justificativas para o uso dos cavalos, entre eles o campo de visão do policial, afinal, os cavalos são animais altos e montados, o PM consegue ter uma visão melhor, mais clara da situação.

Além disso, os cavalos são animais fortes, imponente. Segundo à corporação do Rio Grande do Sul, um cavalo equivale a dez homens a pé. Com isso, a simples presença do animal já ajuda a dispensar a multidão ou finalizar conflitos que estejam ocorrendo na rua.

Se o local de acesso estivem com alguma barreira, o uso do cavalo na Cavalaria também facilita a operação da PM, visto que ele consegue ultrapassar os obstáculos, além de conseguir passar em lugares estreitos, que os veículos não passariam. Sem contar que, por ser alto e forte, inibi a população de um eventual confronto com o policial.

Mas não é só a sua força e porte físico que o tornam essenciais em operações militares. Existe o fator psicológico. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, em 2014, na Inglaterra, em parceria com a ONG Rand Europe, concluiu que os policiais montados geram seis vezes mais interesse da população do que se o mesmo estivesse caminhando. Com isso, o uso dos cavalos faz as pessoas, principalmente as crianças, se interessem e interajam mais com os PMs.

Vida ativa dos cavalos

OS animais da Cavalaria da PM geralmente ficam na ativa por 18 anos. Possuem uma rotina de trabalho composta por dois dias trabalhados e dois de folga. Ao serem aposentados, estes animais podem ser adotados. Caso não consigam um dono, continuam sendo tratados pela corporação da Polícia Militar, sem sair mais para as ruas.

E não são apenas os cavalos que a PM utiliza…

Em Soure, município do estado do Pará, localizado na Ilha de Marajó, a polícia utiliza búfalos no patrulhamento diário, afinal, o animal é símbolo da região. Segundo o governo do estado, além do atrativo para os turistas e moradores, são animais seguros, por se tratar de uma região com muitos rios, e eles permitem a locomoção em lugares alagados.

Por: Camila Pedroso

Fonte: UOL

Fotos: UOL

Mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads