Dr. da Roça

Brasil abre 100 novos mercados externos para produtos agro

O mais recente é a exportação de suínos para a Colômbia; confira a lista completa

Publicado

⠀em

O mais recente é a exportação de suínos para a Colômbia; confira a lista completa

O Brasil conquistou a abertura de 100 novos mercados externos para produtos da agropecuária nacional desde janeiro de 2019. Nesse sentido, o mais recente é a exportação de suínos (reprodução) para a Colômbia.

Todavia, o trabalho de abertura de novos mercados externos não contempla apenas a venda de produtos tradicionais. Aliás, dos quais o Brasil já é um grande exportador, como carnes.

Mas, sobretudo, de diversos produtos da cadeia agrícola, como castanhas, chá, frutas, pescados, lácteos e plantas. Atendendo, portanto, ao objetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de diversificar a pauta exportadora brasileira.

“Isso significa novas oportunidades para os produtores brasileiros que vêm trabalhando com afinco e demostrando muita resiliência, mesmo passando por uma pandemia. Acredito muito na competência e competitividade dos nossos produtores e essas aberturas refletem a intenção do Mapa em diversificar cada vez mais nossa pauta de exportação”, destaca a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Entre as aberturas de produtos não tradicionais estão: Castanha de Baru para a Coreia do Sul; mudas de coco para a Guiana; Castanha do Brasil para Arábia Saudita; milho de pipoca para Colômbia; gergelim para Índia; mudas de eucalipto para Colômbia; ovos com casca para Singapura; e abacate para Argentina.

Ademais, foram abertos mercados para produtos de alto valor agregado. Como, por exemplo, material genético avícola para os Emirados Árabes Unidos e Marrocos, bem como embriões equinos para os Estados Unidos.

Regiões

Dos 100 novos mercados, 45 são na América (Argentina, Colômbia, Peru, Estados Unidos, México, Canadá, Guiana, Equador, Venezuela, Guatemala e Bolívia); 40 na Ásia (Arábia Saudita, China, Cazaquistão, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Índia, Japão, Malásia, Indonésia, Taiwan, Irã, Tailândia, Mianmar, Singapura e Qatar); 14 na África (Egito, Marrocos e Zâmbia) e um na Oceania (Austrália), conforme dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.

Mesmo com os impactos da pandemia do coronavírus, a maioria dos processos de abertura foi concluída este ano, com 66 mercados.

Países

Os novos mercados envolvem 30 países. Isso porque algumas nações passaram a importar mais de um produto agrícola do Brasil. Cada novo mercado corresponde a exportação de um produto.

Nesse sentido, houve uma ampliação significativa com os vizinhos sul-americanos, com a abertura de 17 novos produtos para a Argentina, oito para a Colômbia e seis para a Bolívia.

“Abrir um mercado é abrir uma porta. E estou certa de que trabalharemos juntos para que nossos produtores de fato passem por ela”, afirma a ministra. Na Ásia, Singapura e Mianmar abriram sete novos mercados, cada um, para os produtos brasileiros. Na África, Egito abriu oito mercados.

Categorias por produtos

Os produtos derivados de aves (carnes, miúdos e farinhas) estão entre os mais procurados, totalizando 13 aberturas, assim como 11 de bovinos, nove de plantas, oito de produtos suínos, oito de material genético bovino, sete de lácteos e cinco de frutas.

Fonte: Agrolink
Crédito da foto: Divulgação/Pexels

Veja mais notícias da editoria Agrobox no portal Cavalus

Dr. da Roça

Veja dicas de contrato bancário para produtor rural

No “Momento do Agronegócio” desta sexta-feira, o Dr. da Roça, Caius Godoy, fala sobre contrato bancário para produtor rural

Publicado

⠀em

Uma das dicas importantes para o produtor rural é, sem dúvida, revisar o seu contrato bancário. Somente assim ele conseguirá evitar abusividade de taxas de juros, comissão de permanência, venda casada, taxa administrativa, entre outros.

Dessa forma, no “Momento do Agronegócio” desta sexta-feira (04), o Dr. da Roça, Caius Godoy, dá dicas de contrato bancário para o produtor rural. Portanto, confira mais detalhes no vídeo abaixo!

VEJA TAMBÉM

Por Equipe Cavalus
Crédito da foto: Divulgação

Veja mais vídeos do Dr. da Roça no portal Cavalus

Continue lendo

Dr. da Roça

Por que fazer o contrato de arrendamento rural?

No “Momento do Agronegócio” desta sexta-feira, o Dr. da Roça, Caius Godoy, fala sobre a importância do contrato de arrendamento rural

Publicado

⠀em

Por que fazer o contrato de arrendamento rural?

Antes de mais nada vale esclarecer que o arrendamento rural é o contrato agrário em que uma das partes cede à outra o uso e gozo do imóvel rural. É como uma espécie de locação de terra. Além disso, esse contrato pode incluir outros bens, benfeitorias e facilidades.

Dessa forma, no “Momento do Agronegócio” desta sexta-feira (26), o Dr. da Roça, Caius Godoy, fala sobre a importância do contrato de arrendamento rural. Portanto, confira mais detalhes no vídeo abaixo!

LEIA TAMBÉM

Por Equipe Cavalus
Crédito da foto: Divulgação

Veja mais vídeos do Dr. da Roça no portal Cavalus

Continue lendo

Dr. da Roça

O que é recuperação judicial para o produtor rural?

No “Momento do Agronegócio” desta sexta-feira, o Dr. da Roça, Caius Godoy, fala sobre a importância da recuperação judicial neste momento de crise mundial

Publicado

⠀em

A atual crise mundial trouxe sérias consequências para a economia de todo o planeta, alias, com perdas financeiras em muitos setores. Já no agronegócio, mesmo sofrendo consequências menos intensas quando comparado a outros setores, os prejuízos também foram sentidos. Para enfrentar esse momento, a recuperação judicial, prevista na lei 11.101/2005, representa um importante instrumento de salvaguarda.

Sem dúvida, ela ajuda o produtor rural a enfrentar esse momento sem que ele seja obrigado a encerrar suas atividades. Contudo, você sabe o que é a recuperação judicial? Sabe também como o produtor rural pode adotar esse instrumento jurídico para se manter na ativa e se reestruturar em tempos de crise?

Dessa forma, no “Momento do Agronegócio” desta sexta-feira (19), o Dr. da Roça, Caius Godoy, fala sobre a importância da recuperação judicial neste momento de crise mundial. Portanto, confira mais detalhes no vídeo abaixo!

LEIA TAMBÉM

Por Equipe Cavalus
Crédito da foto: Divulgação

Veja mais vídeos do Dr. da Roça no portal Cavalus

Continue lendo
X
X