Brasil abre 100 novos mercados externos para produtos agro

O mais recente é a exportação de suínos para a Colômbia; confira a lista completa

O mais recente é a exportação de suínos para a Colômbia; confira a lista completa

O Brasil conquistou a abertura de 100 novos mercados externos para produtos da agropecuária nacional desde janeiro de 2019. Nesse sentido, o mais recente é a exportação de suínos (reprodução) para a Colômbia.

Todavia, o trabalho de abertura de novos mercados externos não contempla apenas a venda de produtos tradicionais. Aliás, dos quais o Brasil já é um grande exportador, como carnes.

Mas, sobretudo, de diversos produtos da cadeia agrícola, como castanhas, chá, frutas, pescados, lácteos e plantas. Atendendo, portanto, ao objetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de diversificar a pauta exportadora brasileira.

“Isso significa novas oportunidades para os produtores brasileiros que vêm trabalhando com afinco e demostrando muita resiliência, mesmo passando por uma pandemia. Acredito muito na competência e competitividade dos nossos produtores e essas aberturas refletem a intenção do Mapa em diversificar cada vez mais nossa pauta de exportação”, destaca a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Entre as aberturas de produtos não tradicionais estão: Castanha de Baru para a Coreia do Sul; mudas de coco para a Guiana; Castanha do Brasil para Arábia Saudita; milho de pipoca para Colômbia; gergelim para Índia; mudas de eucalipto para Colômbia; ovos com casca para Singapura; e abacate para Argentina.

Ademais, foram abertos mercados para produtos de alto valor agregado. Como, por exemplo, material genético avícola para os Emirados Árabes Unidos e Marrocos, bem como embriões equinos para os Estados Unidos.

Regiões

Dos 100 novos mercados, 45 são na América (Argentina, Colômbia, Peru, Estados Unidos, México, Canadá, Guiana, Equador, Venezuela, Guatemala e Bolívia); 40 na Ásia (Arábia Saudita, China, Cazaquistão, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Índia, Japão, Malásia, Indonésia, Taiwan, Irã, Tailândia, Mianmar, Singapura e Qatar); 14 na África (Egito, Marrocos e Zâmbia) e um na Oceania (Austrália), conforme dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.

Mesmo com os impactos da pandemia do coronavírus, a maioria dos processos de abertura foi concluída este ano, com 66 mercados.

Países

Os novos mercados envolvem 30 países. Isso porque algumas nações passaram a importar mais de um produto agrícola do Brasil. Cada novo mercado corresponde a exportação de um produto.

Nesse sentido, houve uma ampliação significativa com os vizinhos sul-americanos, com a abertura de 17 novos produtos para a Argentina, oito para a Colômbia e seis para a Bolívia.

“Abrir um mercado é abrir uma porta. E estou certa de que trabalharemos juntos para que nossos produtores de fato passem por ela”, afirma a ministra. Na Ásia, Singapura e Mianmar abriram sete novos mercados, cada um, para os produtos brasileiros. Na África, Egito abriu oito mercados.

Categorias por produtos

Os produtos derivados de aves (carnes, miúdos e farinhas) estão entre os mais procurados, totalizando 13 aberturas, assim como 11 de bovinos, nove de plantas, oito de produtos suínos, oito de material genético bovino, sete de lácteos e cinco de frutas.

Fonte: Agrolink
Crédito da foto: Divulgação/Pexels

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