Geral

Região de Jundiaí/SP recebe 3ª Semana Equestre

Realizado de 9 até 15 de maio, o evento reúne profissionais e apaixonados por cavalos em atividades que misturam cultura, religião, bem-estar animal e saúde dos cavalos

Publicado

⠀em

Região de Jundiaí recebe 3ª Semana Equestre

Entre os dias 9 e 15 de maio, a região de Jundiaí/SP será palco da 3ª Semana Equestre Jundiaí, um encontro que reúne manifestações culturais, esportivas, sociais, educacionais e de saúde voltadas à divulgação e promoção da cultura equestre que é tão forte na cidade e na região.

O encontro tem o objetivo de valorizar, difundir e preservar a cultura equestre que tem grande relevância na cidade e fomentar a economia do agronegócio e pecuária em Jundiaí.

A 3ª Semana Equestre ficou pausada nos últimos dois anos devido à pandemia e agora retorna com diversas atividades.

“A cultura equestre é muito forte na cidade de Jundiaí e tem que ser estimulada e desenvolvida, tamanha sua riqueza e importância para o desenvolvimento. As duas primeiras edições foram um sucesso e mostraram a força que o mercado equestre tem na cidade”, apontou o vereador Cristiano Lopes, autor da lei que instituiu o Programa de Fomento à Cultura Equestre em Jundiaí.

Confira a programação da 3º edição da 3ª Semana Equestre Jundiaí:

Na segunda-feira, (9), a partir das 8h, Vitor Henrique ministra uma palestra sobre a saúde dos casacos na Escola Fazenda, em Cabreúva/SP.

Modalidade Esportiva: prova de marcha e exposição será o tema da palestra ministrada por Dalva Marques também na Fazenda Escola.

Finalizando o primeiro dia, professor Alfredo do Amaral ministra um curso sobre Raio –X equino, no Campus Professor Pedro Clarismundo Fornari

Na terça-feira (10), Samara Yoshikawa ministra um curso sobre a Modalidade Esportiva: 3 tambores e baliza, na Chácara Victory Ranch em Jarinu/SP.

Às 14h será a vez do Dr. Osimar Giuntini ministrar a palestra sobre Odontologia Equina na Unianchieta.

Finalizando as atividades, às 16h, Marcelo Castello Branco aborda as Modalidades Esportivas: Salto, também na Unianchieta.

Na quarta-feira (11), às 8h, Dr. Bruno Zambelli aborda o tema “Raio-X da cabeça”, na Unianchieta.

Às 11h, Julielen Martinho aborda o “Horsemanship e cuidados diários” na Escola-fazenda, em Cabreúva/SP.

15h, o grupo Romaria Feminina aborda o tema Modalidade esportiva: Romaria, também na Unianchieta.

Finalizando a rodada, às 19h, Guilherme Degelo Signiretti aborda os cuidados gerais na rotina dos equinos, no Colégio Tableau.

Na quinta-feira, (12), A 3ª Semana Equestre recebe, às 9h, Dra. Luana Balestrin explana o tema “Clínica e emergência equina: Cólica”, na Unianchieta. Às 11h, Dra. Cláudia Leschonski fala sobre “Bem-estar animal alinhado ao treinamento esportivo”, também na Unianchieta.

Às 15h, o evento terá uma mesa redonda na Unianchieta, com Karina Somaggio (ONG Abraço Animal), Dr, Leonardo Maggio de Castro (Resgate Técnico UNISO) e Dr. Sérgio Bambirra.

No mesmo local, às 17h, Dr. Luiz Rapp aborda as “Técnicas de Reparação de Fraturas de Mandíbula e Maxila: com e sem comprometimento.

Para finalizar as atividades do dia, uma santa missa será celebrada na catedral Nossa Senhora do Desterro, a partir das 20h.

Após a missa, todos estão convidados para o Jantar Solidário, que será realizado na Pizzaria Vesúvio. Os convites podem ser adquiridos pela Associação dos Romeiros.

Na sexta-feira (13), às 8h, Dr. Luiz Rapp realiza uma palestra com o tema “EPM /MEPE: Exame clínico, diagnóstico e recentes avanços terapêuticos”, na Unianchieta.

Às 10h30, também na Unianchieta, MS. Raul Sampaio de Almeida Prado ministra um curso sobre “Genética: pelagem e cruzamentos”

Dr. Alexandre Barbosa, 17h, ministra uma palestra com o tema “Reprodução equina e neonatos”, no mesmo local.

Às 22h, será a saída da Romaria para os pedestres, na Igreja do Bairro do Varginha.

No sábado, 7h, a romaria continua seu trajeto, saindo da mesma igreja no Bairro do Varginha.

Às 15h, outra romaria, dessa vez saindo de Pirapora do Bom Jesus/SP.

Finalizando o dia da 3ª Semana Equestre, às 18h, terço cantado e confissão no Santuário do Bom Jesus.

No sábado (14), a 3ª Semana Equestre Jundiaí receberá ainda um curso de tratador, na ETEC Benedito Storiani. As inscrições são antecipadas e podem ser realizadas no link: https://docs.google.com/forms/d/1_7eekpmcpok9hykiijxwzqgmmcic66fxdo3zn-9hy5c/edit. As vagas são limitadas.

E a festa não para. A partir das 9h, o evento terá ainda a Viola do Bem – Almoço social junto ao centro comunitário da Vila Hortolândia e atividades locais. As atividades são realizadas pela American Rodeo, Centro Comunitário da Vila Hortolândia e Clube dos Cavaleiros de Jundiaí

No domingo, último dia da 3ª Semana Equestre, as atividades começam cedo, às 5h, com a Santa Missa Romeira no Santuário Bom Jesus de Pirapora – Largo da Matriz – Centro – Pirapora do Bom Jesus /SP.

Às 8h, será a saída da Romaria do Bom Jesus. 16h o Desfile e Fim da Procissão dos Romeiros, com concentração na Vila Rami para entrada em procissão pela Rua Bom Jesus de Pirapora, com destino à Catedral Nossa Senhora do Desterro.

E por fim, terminando a 3ª Semana Equestre, das 13h30 às 18h, a segunda etapa do Curso de Tratador.

A 3ª Semana Equestre tem apoio da Associação dos Médicos Veterinários de Jundiaí e Região (AMVEJUR), Unianchieta, Romaria Diocesana Mista, Jundiaí Empreendedora, Cavaleiro News, Equoterapia Dom Quixote, Escola de Gestão Pública de Jundiaí, Grupo Truffa, Bosque do Iça, Etec Best, Associação Brasileira de Relacionamento Homem, Animal, Meio Ambiente e Centro de Equoterapia (ABRAAHCE), Colégio Tableau Jundiaí, Colégio Criarte, Vesúvio Pizzaria, Clube dos Cavaleiros de Jundiaí (CCJ), América Rodeo, RG Rural, Prefeitura de Jundiaí, JundVet, VanSil, Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí.

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads