São descendentes dos cavalos criados na época da Revolução Americana nos anos 1700
O Saddlebred tem origem nos cavalos Galloway e Hobby, das Ilhas Britânicas. Animais chamados de palfreys – cavalos de equitação da Idade Média – que tinham marcha lenta e foram levados para os Estados Unidos pelos primeiros colonos.
Gypsy Queen, campeã em gaited nos anos de 1903e 1904 no Chicago Horse Show
Foi nos Estados Unidos que a raça teve seu refinamento, até chegar na hoje extinta Narragansett Pacer. Quando colonos importaram puros-sangues para a América, a partir de 1706, cruzaram com Narragansett Pacer, Canadian Pacer, Morgan e Thoroughbred. Na época da Revolução Americana acabou por surgir, então, um tipo distinto de cavalo de equitação.
Tamanho e qualidade do puro-sangue, mas com as andaduras e o vigor das raças Pacer. Este animal foi chamado de American Saddlebred. Sua existência foi documentada pela primeira vez em uma carta de 1776. Um diplomata americano escreveu ao Congresso Continental solicitando que um exemplar fosse enviado à França como um presente para Marie Antoinette.
A raça também chegou a ser chamada de Kentucky Saddler, devido a sua região de origem e sua ampla utilização durante a Guerra Civil nos Estados Unidos. Montarias de batalha, por sua bravura, nessa época, exemplares da raça foram montados por oficiais, como General Lee, General Grant, General Sherman e General Jackson.
A popularidade da raça não diminuiu ao longo do século 20, e inúmeros exemplares foram exportados para diversas parte do mundo, incluindo a África, Austrália, Grã-Bretanha, e diversos outros países europeus.
AtrelagemSão conhecidos como cavalos de exposição, apresentando-se tanto nas classes de três marchas tradicionais – caminhada, trote e galope (three-gaited) e de cinco marchas (five-gaited). Sempre atraíram atenção de todos nos eventos. São usados também para modalidades como Atrelagem (Driving), Pleasure Riding, Western Pleasure e outras.
O American Saddlebred pode medir entre 1,52 a 1,67 m de altura (de 60 a 68 polegadas). Mas apresentam, em média, altura que varia de 1,52 e 1,63 m, podendo pesar entre 1000 e 1200 libras (450 e 540 kg).
William ShatnerA cabeça apresenta um perfil reto, longa, fina com pescoço bem arqueado e cernelha bem definida. De acordo com o standard da raça, qualquer cor é aceita, mas as mais comuns são o castanho, baio, marrom e preto.
A American Saddlebred Horse Association foi formada em 1891. Em 1899, o nome da organização foi mudado para American Saddle Horse Breeders Association, firmando o nome da raça como American Saddlebred. Hoje a sede é no Kentucky Horse Park, um dos principais centros de equinos no mundo, em Lexington, Kentucky.
A raça também é encontrada em toda a América do Norte, Europa, Austrália e na África do Sul. Exemplares foram usados no cinema também, em filmes como Golden Age of Hollywood, My Friend Flicka, National Velvet, Fury e f Black Beauty.
Ns anos 1990, William Shatner, ator e criador de Saddlebred, montou um de seus próprios animais, Great Belles of Fire, quando encarnava o personagem James T. Kirk em Star Trek Generations.
Fonte: Guia de Raças e Wikipedia
Fotos: Wikipedia