Decisão foi em Beijing na China, no primeiro dia do ano, e reuniu 20 tops do hipismo mundial entre 12 e 14 anos

Jovens talentos brasileiros estiveram em pista ao lado dos melhores do mundo da categoria Jovem e fizeram jus ao excepcional histórico do país na competição. O Brasil soma agora nove medalhas individuais no FEI Children após os resultados da edição atual. As provas aconteceram no Equuleus International Riding Club, na China. Concluídas duas provas (em 30 e 31 de dezembro, que definiram a ordem de entrada para a grande final, o dia 1° de janeiro teve pódio com domínio verde amarelo.

Brasil ouro e bronze na Final FEI Children com Philip e Pietra. Foto: arquivo pessoal

Philip Greenlees foi medalha de ouro e Pietra Carolina Bizzotto, bronze. Dos 20 conjuntos – 16 vencedores das seletivas em seus respectivos países e quatro representantes locais – sete foram ao desempate na corrida pelo pódio individual. Pietra Carolina com EL Ninjo foi a primeira a zerar o percurso, em 45s95. Brasil tinha o bronze garantido. Mas ainda faltava a definição de ouro e prata. A mexicana Maya Ines Chambom, montando Zonnekonig, zerou em 39s19, estabelecendo a nova marca a ser batida. Antepenúltimo em pista, Philip, apresentando Adinka, foi para o tudo ou nada e com percurso limpo em 38s08 faturou a medalha de ouro. Os três medalhistas foram os únicos a zerar o desempate.

O treinador Ruben Elisbón Martinez com medalhistas Philip e Pietra. Foto: arquivo pessoal

A medalha de ouro coroou a excelente temporada de Philip Greenlees, 14 anos. Em 2017, entre outras conquistas, o cavaleiro paulista foi campeão paulista individual e por equipes e sul-americano por equipes na categoria Mirim, venceu a seletiva brasileira FEI Children e também faturou a vaga para a Olimpíada da Juventude 2018, na Argentina.

Pietra, 13 anos, também amazona de São Paulo, foi vice-campeã na seletiva brasileira FEI Children 2017. Entre suas conquistas no ano passado, estão a quarta colocação no Campeonato Paulista e Brasileiro Pré-mirim. A amazona também defendeu o Brasil no Sul-Americano Pré-mirim 2017 na Argentina, fechando na sétima colocação. O treinador Ruben Elisbón Martinez, o Bybon, uruguaio radicado no Brasil, orientou os jovens talentos brasileiros nessa grande final na China.

O FEI Children é um campeonato importante para a base e formação da nova geração do hipismo brasileiro e mundial. Coloca os jovens competindo ao lado dos melhores cavaleiros e amazonas do mundo na categoria. Promovido e organizado anualmente pela Federação Equestre Internacional, reúne amazonas e cavaleiros com idade entre 12 e 14 anos. Além dos brasileiros, competiram atletas de França, México, Síria, Argentina, Canadá, Colômbia, Alemanha, Guatemala, Nova Zelândia, África do Sul, Rússia e China. Nós temos quatro ouros – 2002, 2003, 2011 e 2017 -, duas pratas e três bronzes.

Fonte: Imprensa CBH

Escreva um comentário