Geral

Chiquita Pistol é um das únicas Tríplices Coroadas da Apartação

Uma história de sucesso nas pistas e na reprodução, Chiquita Pistol é uma das lendas do cavalo Quarto de Milha no mundo

Filha de Smart Little Pistol e Miss Chiquita Tari, Chiquita Pistol (1999) foi apresentada por Tag Rice nas conquistas do NCHA Futurity de 2002, NCHA Super Stakes e NCHA Derby de 2003. Tornando-se, portanto, o terceiro animal na história da associação americana de Apartação a ser Tríplice Coroa.

Alguns anos depois de seu avô paterno, Smart Little Lena. Sim, o sangue de um dos mais importantes raçadores do Quarto de Milha no mundo está presente nessa conquista também, já que o pai de Chiquita Pistol é filho do garanhão tríplice coroado.

Além disso, entre esses eventos a consagraram, Chiquita Pistol seguiu marcando notas altíssimas e vencendo outras provas importantes da modalidade, como Augusta Futurity e Abilene Spectacular. E ainda teve uma carreira de sucesso também na reprodução

Chiquita Pistol

Pequena e simples, Chiquita Pistol passou seu ano de formação, 2 anos, nas mãos capazes de seu proprietário, Wallace ‘Tooter’ Dorman. Os dois passavam a campo, examinando o gado, trotando pelo pasto na extensa propriedade em Oakwood, Texas. Dorman administrava o Silverbrook Ranch e eles trabalhavam o gado diariamente.

A história conta, sobretudo, que a maioria das pessoas não teria prestado muita atenção na pequena potra de pelagem alazão. Embora seu pedigree fosse a maior garantia possível de que ela poderia ter sucesso. Sua mãe era Miss Chiquita Tari, filha de Pay Twentyone, um garanhão da King Ranch. Dorman e sua filha, Deborah Dorman Moore, competiram com ela e tiveram ganhos substanciais.

O pai de Chiquita Pistol era Smart Little Pistol, filho de Smart Little Lena e Miss Silver Pistol, uma égua que ganhou mais de US$ 500.000. Acima de tudo, Dorman sentiu que tinha uma boa égua nas mãos, ela era diferente, mesmo tendo chegado ao ponto ideal mais tarde que outros potros na época. Para o treinador, entender isso e não pressionar demais fez com que a tríplice coroada ficasse forte mentalmente, além de fisicamente.

No final do período de preparação para a estreia nas pistas, o treinador machucou o ombro e pediu ao amigo Ronnie Rice que assumisse. Contudo, quem a treinou a partir de então foi o filho dele, Tag Rice. A sintonia foi instantânea e o resto todo mundo já sabe. Os dois juntos fizeram histórias e entraram para os livros da NCHA.

Uma história de sucesso nas pistas e na reprodução, Chiquita Pistol é uma das lendas do cavalo Quarto de Milha no mundo e triplice coroada
Na esquerda: Chiquita Pistol e Cydney Kessler (Foto: Erin Haynes). Na direita: Chiquita Pistol e Tag Rice na conquista da tríplice em 2003 (Foto: John Bresseaux)

Reprodução

A égua iniciou sua vida na reprodução criando com o garanhão Dual Rey e o primeiro potro a nascer foi Crown Him Pistol, em 2005. Ele chegou à final do NCHA Futurity, empatando em oitavo lugar. Em seguida, em 2006, Chiquita Pistol produziu Chiquita Cat com High Brow Cat. Tag Rice o montou nas finais do NCHA Futurity de 2009. Chiquita Pistol também produziu um castrado em 2007, filho de Smooth As A Cat, um potro em 2008 por Reys Dual Badger, e outros dois em 2009 por One Time Pepto e Smooth As A Cat.

 Mas Dorman, que esperou pacientemente as peculiaridades de Chiquita Pistol quando jovem, tinha mais em mente para o futuro da égua. Sua neta, Cydney Kessler, montou seu primeiro cavalo de Apartação, Miss Chiquita Tari. A menina se apaixonou pela modalidade e o avô tirou Chiquita Pistol da aposentadoria e deu à neta em seu aniversário de 15 anos. De volta à velha forma, a égua fez sucesso com Cydney nas pistas em 2009 e em 2010.

De fato, a linhagem dessa égua se mistura com a história das famílias de Dorman e Rice. Ela ganhou mais de US$ 500 mil em prêmios e ainda foi reconhecida como NCHA Horse of the Year em 203.

Fonte: Western Horseman
Crédito da foto de chamada: Cortesia/Augusta Futurity

Veja mais notícias no portal Cavalus

X