É tempo de Copa do Mundo, eu sei. Mas como somos apaixonados por cavalos e esportes equestres, já estamos pensando nos próximos Jogos Olímpicos.
A próxima edição das Olimpíadas será realizada em Tokyo, no Japão, em 2020. E para matar um pouco a saudade dos esportes equestres que acontecem no maior evento mundial do esporte, separamos algumas curiosidades sobre o assunto!
1 – As modalidades equestres participaram das Olimpíadas 28 vezes
2 – Após as Olimpíadas do Rio, um total de 163 medalhas foram concedidos no evento Equestre Olímpico.
3 – O Hipismo é o único esporte equestre em que homens e mulheres se enfrentam em igualdade de condições.
4 – Nos Jogos Olímpicos, o Hipismo é dividido em três modalidades: Adestramento, Concurso Completo de Equitação (CCE) e Salto. Sendo que todos eles contam com competições individuais e por equipe.
Isabell Werth na Rio 20165 – A competidora que mais ganhou medalhas olímpicas com esportes equestres é a alemã Isabell Werth. Ela possui dez medalhas, sendo seis de ouro e quatro de bronze.
6 – A Alemanha é o país que mais conquistou medalhas em esportes equestres olímpicos. Foram 66 no total, das quais 30 de ouro, 18 de prata e 18 de bronze.
7 – A Suécia está em segundo lugar nesse ranking, com um total de 43 medalhas, sendo elas: 17 de ouro, 12 de prata e 14 de bronze.
8 – A terceira melhor nação em esportes equestres olímpicos é a França que soma 37 medalhas: 14 de ouro, 13 de prata e 10 de bronze.
Rodrigo Pessoa em Atenas 20049 – As competições olímpicas com cavalos são organizadas pela Federação Equestre Internacional (FEI) em cooperação com a cidade anfitriã dos jogos específicos.
10 – O Brasil possui apenas três medalhas olímpicas em esportes equestres: Sedo uma de ouro no Salto Individual (Rodrigo Pessoa – Atenas 2004) e duas de Bronze no Salto por Equipe (Atlanta 1996 e Sydney 2000, ambas equipes formadas por Rodrigo Pessoa, Andre Johannpeter, Álvaro Miranda Neto e Luiz Filipe Azevedo).
Por Juliana Antonangelo
Fonte: www.olympiandatabase.com