Geral

Go Man Go, tricampeão mundial, ícone do Quarto de Milha

Publicado

⠀em

Garanhão fez história com a visão de sua proprietária Harriett Peckham

 Go Man Go (1953-1983) foi um garanhão Quarto de Milha e tricampeão mundial em Corrida. Conquistou o título três vezes seguidas. Foi considerado de temperamento difícil. Enquanto esperava no portão de partida para sua primeira corrida, jogou seu jóquei, quebrou o portão e correu sozinho pela pista.

Durante os cinco anos que competiu até sua aposentadoria das corridas em 1960, ganhou por 27 vezes, somando mais de US$ 86.000,00 em prêmios. Nenhum dos pais do Go Man Go correu. Seu pai, o garanhão Thoroughbred Top Deck, foi criado pela King Ranch. Sua mãe, Lightfoot Sis, veio da Louisiana. Quase que não conseguiram registrá-lo na AQHA, fato que só foi solucionado em 1958.

A linhagem de seus pais mostrava a corrida como destaque, mesmo que eles não tenham ido para a pista. Então, Go Man Go provou essa linhagem com seus títulos. Foram 47 disputas, em que ele venceu praticamente a metade. Na prova em que derrubou o jóquei, antes da largada, correu a pista toda antes que alguém o pegasse de volta.

Conseguiram colocá-lo no portão de partida novamente, jóquei recuperado, ganhou a corrida.  Recebeu título de Superior Race Horse, assim como Registro de Mérito em Corrida pela AQHA. Sua melhor classificação foi um AAAT, a maior entre todos os índices da modalidade. Go Man Go foi campeão mundial AQHA em 1955, 1956 e  1957. Quando estava com dois anos de idade, ganhou pela primeira vez.

Entre suas vitórias, Pacific Coast Quarter Racing Association Futurity, LA Autumn Championship e Clabbertown G Stakes, que ele também ganhou três vezes. Quando se aposentou, detinha o recorde mundial das 440 jardas (402m) e das 350 jardas (320m), Assim como também se destacava em provas de idade limitada nas 400 jardas (365m). Go Man Go é um dos poucos a possuir três título mundiais em corrida. Ele e a égua Woven Web (TB), são responsáveis por feitos como esse.

Quando ficou dedicado somente à reprodução, sua primeira geração nasceu em 1958. Harriett Peckham, uma mulher enérgica, que revolucionou as corridas da American Quarter Horse, era sua proprietária. Formou o Buena Sorte Ranch tendo ele como o principal reprodutor. Cruzando Go Man Go com diversas éguas, entre elas, Hy Harriett, nasceram produtos de muito sucesso nas pistas.

Go Man GO é pai de dois campeão do All American Futurity e de sete campeões de corrida pela AQHA. Ele entrou para o American Quarter Horse Hall of Fame, assim como dois de seus filho. Suas filhas também produziram vários campeões em corrida, incluindo Kaweah Bar e Rocket Wrangler. Go Man Go é comparado sempre com atletas de alto gabarito pelo mundo.

Fonte e Fotos: Wikipedia

WordPress Ads
WordPress Ads