Nacional Mangalarga elege os Grandes Campeões de 2018

Evento atingiu todas as metas traçadas pelos organizadores, registrando público recorde e julgamentos de alto nível

A 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga foi encerrada na noite de sábado, 22 de setembro, no Parque José Ruy de Lima Azevedo, em São João da Boa Vista/SP. Foram dez dias de concorridos julgamentos, emocionantes provas funcionais e uma programação muito movimentada.

No total, 500 animais provenientes das cinco regiões do país participaram do evento promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), com o apoio da Sociedade Sanjoanense de Esportes Hípicos (SSEH).

Mangalarga
Os julgamentos de morfologia foram muito equilibrados

“Nós estamos muito contentes porque todo o nosso planejamento foi executado, as metas foram atingidas e obtivemos recorde de público, com mais de 14 mil pessoas passando pelo nosso evento ao longo desses dias”, destaca o presidente da ABCCRM Luis Augusto de Camargo Opice, lembrando ainda que os comerciantes ficaram muito satisfeitos com os resultados obtidos na exposição.

O dirigente mangalarguista ressalta também o bom resultado obtido dentro da pista de julgamento. “Toda a expectativa em torno do ponto de vista técnico da exposição foi alcançada, com páreos muito concorridos e uma excelente tropa”.

O mesmo aconteceu no aspecto festivo, diz Luis Augusto. “Afinal, tivemos um leilão com ótimo faturamento e uma média super boa. Também um jantar festivo que propiciou um marcante momento de confraternização para toda a família. Diversas noites de ‘happy hour’ proporcionaram ainda uma integração muito grande entre os mangalarguistas de todo o país presentes ao evento”.

O Diretor Técnico da ABCCRM Alessandro Moreira Procópio destacou, por sua vez, a qualidade da tropa presente a essa quadragésima edição da mais importante mostra do Cavalo de Sela Brasileiro. “Nós já esperávamos excelentes animais. Mas, além da altíssima qualidade seja na marcha, seja na morfologia, o que chamou a atenção foi o fato dos animais apresentarem uma notável padronização em uma média muito alta. Isso vem engrandecer o evento e demonstrar a evolução dos criatórios e da raça como um todo”.

Os julgamentos da 40ª Expo Nacional viveram seu ápice na noite de encerramento do evento, que havia começado no dia 13 de setembro. A raça Mangalarga conheceu seus novos Grandes Campeões Nacionais, tanto nas classes da categoria geral como nas classes destinadas ao segmento de animais de pelagens diferenciadas na raça, como pampas e alazões amarilhos.

Mangalarga
A marcha da raça esteve em destaque na 40ª Nacional

Para o criador Nelson Antônio Braido, foi um sonho realizado ver um animal de sua criação, o alazão salpicado Regalo da Braido, ser eleito Grande Campeão Nacional Cavalo de 2018. “O Regalo vinha brigando há muito tempo para conquistar esse título. E nós continuamos sempre acreditando, pois sabíamos de toda a qualidade dele. Afinal, ele vem sempre evoluindo e é o animal que a raça busca, equilibrando um ótimo andamento com uma morfologia excelente. Então, para nós, é um sonho concretizado ver um cavalo de nossa criação ser eleito Grande Campeão”.

Já o criador Cassiano Terra Simão, expositor da alazã salpicada Bilara CASS, eleita Grande Campeã Nacional Égua 2018, destacou que é uma emoção indescritível ver um animal com a marca de seu criatório alcançar tamanha façanha. “É muito emocionante conseguir em apenas seis anos de criação fazer uma Grande Campeã”.

Segundo ele, “a Bilara é um animal morfologicamente extraordinário e com um andamento espetacular. É uma égua que você quer montar, com habilidade de trocas e equilíbrio extraordinários. Tenho certeza que qualquer um que viesse a montar nela lhe daria o Grande Campeonato. Isso tudo mostra que nossa seleção está no rumo certo, o que é muito bom”.

Após os dez dias de disputas na pista sanjoanense, o Haras Precioso, de Amparo/SP, foi eleito Melhor Expositor da 40ª Expo Nacional. Por sua vez, Cassiano Terra Simão, de São José dos Campos/SP, conquistou o título de Melhor Criador da Nacional 2018. Na pelagem pampa, Paulo Eduardo Corrêa da Costa, de Jacareí/SP, obteve os prêmios de Melhor Expositor e Melhor Criador do evento.

Os julgamentos foram conduzidos pelos jurados João Pacheco Galvão de França Filho e Jorge Eduardo Lucena, no quesito morfologia. E José Rodolfo Brandi e Thomas de Oliveira Vasconcelos, nos itens marcha e dinâmica. Para conferir os resultados completos da 40ª Expo Nacional do Cavalo Mangalarga, acesse o portal www.cavalomangalarga.com.br.

Colaboração: Pedro C. Rebouças/Assessoria de Imprensa
Fotos: Márcio Mitsuishi

Deixe um comentário