Geral

O conjunto – cavalo x cavaleiro – que auxilia corpo e mente

Publicado

⠀em

Uma relação que é estudada e cada vez mais utilizada para benefícios físicos e psicológicos envolvendo os cavalos

Não é de hoje que existe uma relação entre o homem e cavalos, com raízes profundas na história. A ideia do ‘conjunto’ – cavalo e cavaleiro, em passeio ou treino, está sendo cada vez mais praticada por esta união trazer uma série de benefícios físicos e mentais para ambos. É uma relação de troca, de respeito e de carinho, a relação do homem com os cavalos pode ser tão intensa quanto é com um cachorro ou gato.

Recentemente, uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Sussex (Reino Unido) apontou que cavalos podem discernir expressões faciais humanas e para os cientistas, isso acontece porque a domesticação pode ter habilitado os bichos a interpretar o comportamento humano.

O contato com o cavalo desperta no homem diversos sentimentos, por exemplo, a sensação de potência de dominar um animal de cerca de meia tonelada. O cavalo dá ao homem uma impressão de companhia, de amizade e também o faz compreender limites, pois o animal só faz o que ele quer.  Mas o afeto é um ingrediente necessário em qualquer etapa, e os animais correspondem imediatamente ao que eles recebem e sem qualquer tipo de preconceito.

Os objetivos terapêuticos da equoterapia – terapoia com cavalos que promove, comprovadamente, ganhos psicológicos, aumentando a autoestima e a autoconfiança – incluem a melhora das dificuldades motoras e emocionais. Já que as duas áreas são trabalhadas em conjunto.

O método utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação  e equitação. A intenção é alcançar o desenvolvimento biopsicossocial do paciente. A interação com o cavalo, desde o início, como escovar, selar, além do ato em si de montar e manejo final, desenvolvem novas formas de socialização, autoestima fortalecendo o vínculo homem-animal.

Por Camila Furtado
Fonte: DiarioSM
Fotos: calamityjanesplace

WordPress Ads
WordPress Ads