Geral

Paty Cowgirl, do Brasil para o Texas

Publicado

⠀em

A trajetória, as conquistas, os percalços e a glória de uma cowgirl. Com a ousadia de empreender, apresenta tendências da moda americana para as competidoras brasileiras

Qual menina, amante dos Três Tambores e dos rodeios, não sonha em competir nos Estados Unidos? E imagina morar lá e se tornar uma cidadã americana? Pois é, Patricia Costa Marchi, ou como é conhecida, Paty Cowgirl, conquistou e tornou esse sonho realidade.

A trajetória dela rumo a terra do ‘Tio Sam’ começou na Escola Agrícola de Jacareí/SP, onde conheceu Guilherme Marchi e juntos trilharam uma linda caminhada, que os levaram para o Texas. “Tivemos a oportunidade, fomos embora e vivemos o tão almejado ‘sonho americano’. Nos instalamos em Fort Worth, Texas, morando e um rancho. A vida e rotina da família, que sempre foi de muito contato com mundo de rodeios e provas, se intensificou”, começa contando Paty.

Mudanças aconteceram, houve muito aprendizado e hoje Paty sabe muito bem a importância de cada um deles. No Brasil, o competidor, treinador tem toda uma equipe de apoio em cada competição. Nos Estados Unidos já é bem diferente e Paty passou por todas essas fases.

“Esse esporte depende de dois atletas, por isso a importância de uma sintonia entre o animal e o competidor. Essa relação é estabelecida no dia a dia, com muita disciplina, foco, dedicação, objetivo e superação diária. O trabalho é feito através de uma equipe”.

Paty com os filhos no rancho quando ainda eram pequenos

Paty reforça que por trás de todo competidor existe um staff que faz toda a diferença e nem sempre são lembrados, são eles: treinador, veterinário, ferrador, tratador. “Aqui nos Estados Unidos nem sempre existe essa estrutura. Cada competidor acaba fazendo o papel do treinador e tratador. Em contrapartida existem outras facilidades, por exemplo, compra de equipamentos, trailers, as viagens para os campeonatos”.

Ela conta que existem ‘motéis’ para cavalos nas estradas, onde é possível hospedar os animais, e postos de combustível que possuem áreas com estrutura para descanso do animal. “Nesses locais há também o descarte dos dejetos com a devida preocupação do meio ambiente e o bem-estar do animal, o que ainda não existe no Brasil”.

Ela participou de vários rodeios nos Estados Unidos representando o Brasil, como em 2011, o World Barrel Racing Challenge, juntamente com mais cinco competidoras. Paty tem algumas fivelas ‘gringas’ como a do rodeio de Forth Worth, Texas; Mesquite,Texas; Stenphiville, Texas. “Porém, o que mais marcou foi em Las Vegas. Foi um evento muito importante, até porque nunca tinha dirigido com trailer e cavalo por mais de 24 horas e foi uma experiência incrível!”

Mesmo com outras atividades, ela nunca deixa de competir. Quando passou a correr no circuito mundial da PRCA, foi um ano bem intenso. “Eram mais de três eventos por semana para poder comprar meu Permit, que é o cartão da PRCA para novatos no circuito. E depois outra maratona para conseguir adquirir o Card, que é o cartão que permite correr nos rodeios grandes”, explica.

Nos Estados Unidos, competidor acaba fazendo o papel do treinador e tratador

Para alcançar essas duas ‘permissões’, todo competidor precisa ganhar uma quantia em dinheiro pré-determinada. Então, tem que ir para a estrada. As cowgirls americanas estão sempre se profissionalizando e Paty também foi em busca de se profissionalizar. Após um grave acidente em um rodeio da PRCA, que a deixou seis meses na cadeira de rodas, só pode voltar a competir após um ano.

“Nós competidores, atletas, temos quer dar a devida atenção que é um esporte de velocidade e estamos sujeitos a lesões como qualquer outro. Por isso a importância do uso do capacete. Temos que cuidar sempre do físico e do nosso mental para ter um bom desempenho nas provas. Disciplina e foco sempre foram muito importantes para minha recuperação. Após seis meses na cadeira de rodas, um período de fisioterapia, consegui voltar”.

Viver longe dos cavalos é algo inimaginável para Paty. “A prova de Três Tambores sempre foi minha paixão. Mesmo após o acidente e vida de mãe, competidora e empresária, sempre arrumo tempo para conciliar as provas. Até porque minha filha Manuela também é competidora dos Três Tambores”, relata.

Após o acidente, muitos perguntaram se ela não ficou com medo de voltar a competir, e a resposta foi de uma verdadeira amazona. “Digo que fiquei com medo de não voltar a competir! E sempre falo para que ninguém desista dos seus sonhos, do que faz seu coração bater mais forte”.

Ensaio da família especial para a Revista Tambor & Baliza

A atleta e empresária se inspira muito em uma frase do grande ídolo Ayrton Senna: ‘seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá’.

Paty também investe em grandes genéticas nos seus animais, atualmente tem filhos e netos de Designer Red. “A linhagem do Designer Red me fascina por produzir cavalos inigualáveis em habilidade atlética, inteligência, vontade de trabalhar e resistência. Acho uma linhagem incrível para os Três Tambores e ele já têm vários filhos e netos se destacando e ganhando títulos muito importantes. No Brasil, seus filhos somam mais de 2,3 mil pontos de RMT, mais de R$ 870 mil em ganhos, segundo o SGP Sistema, e 25 tempos na casa dos 16 segundos”.

Ser mãe!

Patricia tem dois lindos filhos, Manuela, 14, que foi para o Texas com três meses de vida, e João Gabriel ‘JG’, 11, que nasceu lá. Eles amam o Brasil, mas a vida deles é nos Estados Unidos.

“Eu procuro manter viva a cultura brasileira, principalmente o idioma, falando português dentro de casa. Eles amam quando vão para o Brasil, a família, os amigos a comida”, relata.

Mãe coruja, ela conta que cada um tem seu estilo. Manuela gosta de cavalos, faz Três Tambores, já JG é bem urbano. Manu Marchi começou a competir em 2016 e chegou a estar classificada em primeiro lugar para State Finals. Além das competições entre escolas, ela compete também nas provas abertas.

Manu, JG e Paty

No Texas existe um incentivo do governo para que crianças pratiquem esportes. “Nas escolas do ensino médio, a High School, eles organizam competições de rodeio, que incluem os Três Tambores. E geram créditos, podendo ser convertidos em bolsa de estudos para a faculdade. E existem cursos extras curriculares sempre envolvendo o mundo rural, para que os adolescentes ao concluírem o ensino médio também tenham conhecimentos técnicos”, detalha Paty.

O caçula JG não curte muito os rodeios, mas é ele que auxilia a mãe e a irmã nas provas. Além de ser a pessoa que descontraí o ambiente no dia a dia com seu jeitinho brincalhão de ser. “O JG é mais urbano, adora esportes, joga futebol americano e basquetebol, é fã de motocross. Mas ele acompanha a gente em todos os campeonatos auxiliando no check list do trailer e acessórios. Durante a viagem ele é o responsável pelo clima de descontração e animação”.

Amor pelos cavalos

A história de Patricia Marchi com os cavalos começou na adolescência. O avô era fazendeiro, mas não foi o que a tornou uma amazona. “Aos 13 anos de idade uma amiga me levou para conhecer um Haras, o antigo Jockey de São Jose dos Campos/SP. Foi quando eu me descobri como uma cowgirl. Não conseguia me imaginar em outro lugar a não ser ali, apesar de todos os contras da família, que tinha um receio de me ver montando a cavalo”, relembra.

A partir dai, todos os dias após a escola, ela ia para o haras. Essa amiga era criadora de cavalos da raça Crioula e competidora. “Meu interesse era tanto que comecei a treinar e competir com cavalos emprestados. Por conta da raça que eu tinha contato, nessa época eu competia na modalidade Freio de Ouro. Após um tempo que fui conhecer e descobrir outras modalidades, e conheci a raça Quarto de Milha”. Foi nesse momento que ela se encontrei nos Três Tambores.

Aos 14 anos já estava competindo e, segundo ela, foi um encontro sem volta. Cada dia que se passava se apaixonava mais pelo esporte. “Comecei a competir em provas e rodeios na região do Vale do Paraíba. Tive a oportunidade de fazer intercambio no Canadá e Estados Unidos e nesse período busquei conhecimento técnico voltado a cavalos e competições nos Estados Unidos”.

Aproveitou essa oportunidade para fazer vários cursos, com nomes importantes do cenário mundial como Charmayne James, Martha Josey, Jannet Strover e Dena Kirkpatrick. “Quando retornei ao Brasil, tentei conciliar a faculdade com as provas. Comecei a me dedicar mais profissionalmente aos cavalos, me associei a antiga a Federação Nacional do Rodeio Completa e também na Associação Nacional dos Três Tambores – ANTT. Minha vida eram os cavalos e os rodeios, algo viciante”, declara.

Empreendedora nata

A veia de empreendedora também sempre esteve presente em sua vida, aproveitando as oportunidades e observando tudo que podia ser feito. Aos 17 anos, comprava roupa em São Paulo e revendia em São José dos Campos, a sua cidade. “Quando retornei do intercambio, abri minha primeira loja de roupas, buscando um diferencial. Ao perceber que o mercado não tinha muitas opções para os tamanhos plus size, foquei nesse nicho”, recorda.

Como sempre se vestiu muito bem, Paty acabou virando uma referência para as competidoras dos Três Tambores. Quando vinha ao Brasil competir, estava com algum acessório ou roupa diferente que tinha adquirido nos Estados Unidos. E isso deixava as cowgirls brasileiras ‘doidas’.

Stand Paty Cowgirl Bootique, em Avaré/SP – Campeonato Nacional ABQM

“Vi aí mais uma oportunidade. Comecei levando poucas peças e especificas, até que resolvi empreender e abrir a loja física no Brasil, com produtos importados diferenciados, exclusivos e de alta qualidade. Assim surgiu a Paty Cowgirl Bootique”, fala com entusiasmo. A loja está presente nos maiores eventos da raça Quarto de Milha e nas principais provas de Três Tambores do Brasil.

E para facilitar ainda mais para suas clientes, e dando um leque maior de opções, Patricia lançou recentemente a loja online – www.patycowgirl.com.br. E essa não é a única função empreendedora que Paty Cowgirl exerce. Ela também faz um trabalho de assessoria para competidoras que sonham em competir e passar uma temporada nos Estados Unidos.

“Atendendo ao pedido de amigas e clientes que sonham em competir aqui, resolvi dar assessoria para as amantes dos Três Tambores. Ajudá-las em tudo aqui no circuito do Texas, arrendando cavalos, trailer e levando para provas e rodeios. Todo mês recebo competidoras”. Para quem se interessar, basta enviar e-mail para patycowgirlbootique@ gmail.com. E ela avisa: são poucas vagas!

Para finaliza, Paty agradece a todos que a apoiam. “Agradeço incondicionalmente aos meus pais Zilnei e Guilherme, aos meus filhos Manuela e João Gabriel, que são tudo na minha vida e estão sempre ao meu lado dando todo apoio. E também todos os meus clientes, que procuro a cada evento ampliar essa lista e que muitos se tornam amigos.”

Por Verônica Formigoni
Fotos: Kirstie Mary Jones
Na foto de chamada, Paty durante o PRCA Rodeo Marshal em 2016

Geral

Mundo do cavalo se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

Diversas pessoas do meio, associações e marcas se uniram para contribuir nas ajudas humanitárias às cidades afetadas pelas fortes chuvas que atingem o Estado

Publicado

⠀em

Mundo do cavalo se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

O Estado do Rio Grande do Sul vem, desde o dia 29 de abril, sofrendo com as fortes chuvas. De acordo com G1, dos 497 municípios, 388 relataram problemas relacionados aos temporais. No total, mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas.

De acordo com a Defesa Civil, mais de 750 mil imóveis estão sem abastecimento de água no Rio Grande do Sul. O número equivale a 26% do total de clientes da Corsan, a empresa que presta o serviço em parte do estado.

Entre os serviços afetados, além de energia, água e telefonia, o estado conta com alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Na parte área, o aeroporto da capital foi um dos mais atingidos, com isso, ele segue fechado até o dia 30 de maio.

Mundo do cavalo em prol ao Rio Grande do Sul

Várias pessoas, entidades, ONGs e personalidades, vêm se movimentado para ajudar as pessoas afetadas nessa grande catástrofe. E no meio do cavalo, isso não é diferente. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) é uma delas. A entidade está arrecadando itens de higiene pessoal, de limpeza, roupas, alimentos e cobertores para doações.

As doações podem ser feitas na sede da associação, na avenida Fernando Osório, 1754 A, dentro da Associação Rural de Pelotas, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

A ABCCC criou também uma central para informar sobre animais da raça Crioula resgatados ou encontrados após as enchentes. A entidade destaca que quem encontrar animais, pode identifica-los através da marca na pelagem, ela reforça ainda a necessidade de cuidados ao abordarem os equinos. O contato pode ser feito através do WhatsApp: (53) 9819-0397.

ABCCC auxilia na busca de cavalos perdidos nas enchentes no Rio Grande do Sul

Outra associação que segue no movimento de ajuda é a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), que se uniu à ABCCC em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. No caso da ABCCMM, está sendo arrecadado doações em dinheiro através de PIX.

Além das associações, criadores também estão engajados na causa. Durante 2º Leilão Haras Império & Convidados, realizado no último sábado (04), foi aberta uma ação para doações em prol dos danos causados pelas fortes enchentes no estado do Rio Grande do Sul.

Mas, não foram só as pessoas que foram afetadas pelas chuvas, os cavalos também estão nessa luta. Por isso, foi criado um perfil no Instagram para divulgar cavalos perdidos e encontrados. Para quem estiver na busca do seu cavalo, ou que tenha encontrado, basta entrar em contato através do @cavalos_perdidos_rs.

A Vetnil, uma das principais empresas de produtos veterinários, vem contribuindo com o envio de suprimentos e medicamentos para o Rio Grande do Sul, além de convocar médicos veterinários, para auxiliar no tratamento destes animais.

Outra pessoa que vem divulgando a situação no Rio Grande do Sul e fazendo uma grande campanha para ajudar as pessoas afetadas, é a empreendedora e atleta, Joana Azevedo. Desde o início, Joana vem compartilhando formas de ajudar através do seu instagram, que conta com mais de 30 mil seguidores.

Ela, que é do Rio Grande do Sul, divulgou como podem ser feitas as doações através de pessoas confiáveis, que estão na linha de frente ajudando outras pessoas nesse momento tão difícil. Para conferir como doar, basta acessar o perfil @joanagazevedo.

O Portal Cavalus se solidariza com as vítimas dessa catástrofe climática e deixa o espaço aberto para divulgações de ações que visam a reconstrução do estado e ajuda às pessoas.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações do G1)
Foto de chamada: Divulgação/Leandro Osório/Estadão Conteúdo

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

4ª etapa Copa ABCCA /ANCAF é destaque na agenda de provas equestres desta semana

Segunda semana de maio segue movimentada com vários eventos e provas equestres pelo Brasil

Publicado

⠀em

4ª etapa Copa ABCCA /ANCAF é destaque na agenda de provas equestres desta semana

O mês de maio começou a todo vapor com diversas provas sendo realizadas em todo o Brasil. O Portal Cavalus segue apresentando a agenda de provas equestres para você, que gosta de acompanhar as emoções em pistas das mais variadas modalidades.

Confira a agenda de provas dessa semana:

06 a 10/05
Exposição Morfológica – Uruçuí
Distrito de Nova Santa Rosa, Exposoja – Uruçuí – PI

06 a 12/05
Classificatória do Uruguai – Montevidéu
Prado – Montevidéu – Uruguai

07 a 11/05
55ª Expo de Goiás
Parque de Exposições Agropecuária do Estado de Goiás – Goiânia – GO

Mega Show Mariana 2024
Rancho Mariana – Altinópolis – SP

07 a 12/05
4ª etapa Copa ABCCA /ANCAF
Mega Racing Ziran Ranch, na Vila Hípica Ziran Ranch – Tietê – SP

1ª Mega Racing Ziran Ranch
Ziran Ranch – Tietê – SP

08/05
Prova de 3 Tambores EXPOJU 2024
Pq. de Exposições – Santa Juliana – MG

08 a 11/05
33ª Expo Especializada do Cavalo M. M. de Varginha
Parque de Exposições de Varginha – Varginha – MG

4ª Exposição Especializada Mangalarga Marchador em Gravatá
Parque de Exposição na cidade Gravatá – Gravatá – PE

Exposição Especializada M.Machador Madre de Deus de Minas
Parque de Exposições – Madre de Deus de Minas – MG

Provas Esportes e Clinica – MACAPE
Parque da Gameleira – Belo Horizonte – MG

Semana do Cavalo HTB 2024
Pq. de Exposições – Cuiabá – MT

Campeonato Paulista NPCA 2023/2024 – 4ª Etapa
Fazenda Barrinha – Espírito Santo do Pinhal – SP

09 a 11/05
53ª Expo Franca
Parque de Exposições Fernando Costa – Franca – SP

2ª Exposição Equishow de Uberaba
Parque de Exposições da ABCZ – Uberaba – MG

2ª Prova Arena Castro
Pq. de Exposições – Castro – PR

10/05
Crioulaço – Palmeira Das Missões
Laço Criador – Palmeira Das Missões
Revisão Coletiva – Palmeira Das Missões
Parque Municipal de Exposições de Palmeira das Missões – RS

10 e 11/05
Paleteada – Uruguaiana
Cabanha do Barulho – Uruguaiana – RS

Exposição Inéditos
Parque de Exposição João Alencar Athayde – Montes Claros – MG

II Copa de Marcha Haras JGX
Haras JGX – Retirolândia – BA

2ª Etapa Copa CHBV de Ranch Sorting 2024
2ª Etapa Copa CHBV de Team Penning
Centro Hípico Boa Vista – São João da Boa Vista – SP

3º Etapa G&M NTRMS
Três Lagoas – MS

4ª Etapa do II Campeonato UNESC
Centro Hípico UNESC – Colatina – ES

8ª Etapa do Campeonato PE 2023/2024
Haras Bela Vista – Bezerros – PE

10 a 12/05
2ª Etapa do NBHA-PR / Barrel Race Gold
Pq. de Exposições – Toledo – PR

II Prova de 3T Est. Três Meninas 2024
Est. Três Meninas – Taguaí – SP

Classificatórias Rodeio Expoingá 2024
Pq. de Exposições – Maringá – PR

4° Copa R3 de 3 Tambores
Pq. de Exposições – Itapetinga – BA

10 a 19/05
52ª Exposição Agropecuária de Itapetinga
Parque de Exposições Juvino Oliveira – Itapetinga – BA

11/05
II ETAPA CIRC. GOIAS DE PROVAS ESPORTIVAS
PQ. Exp. Agrop. Dr. Pedro Ludovico Teixeira – Goiânia – GO

II Copa de Marcha de Laranja da Terra
Haras da Morada Verde – Laranja da Terra – ES

2ª Copa de Marcha dos Criadores do Cavalo M.M. de Capelinha
Associação dos Cavaleiro de Capelinha – Capelinha – MG

2ª COPA DE RANCH SORTING FERRADURA DE OURO / 2ª ETAPA
CENTRO DE TREINAMENTOS FERRADURA DE OURO – Ribeirão Preto – SP

4º ETAPA DA 1º COPA 2M
ESTÂNCIA SÃO JOÃO – Campo Grande – MS

Final America Futurity
Jockey Clube de Sorocaba – SP

III Bolão dos Campeões
Rancho Santa Fé – Pires do Rio – GO

Prova Rodeio de Indiaporã 2024
Recinto João Scatolin – Indiaporã – SP

Festa do Peão de Mendonça 2024
Pq. de Exposições – Mendonça – SP

2ª Prova Rancho SG
Rancho SG – Itapira – SP

Festa do Peão de Itápolis 2024
Recinto de Exposições – Itápolis – SP

1ª Etapa do XIV Campeonato Acreano
Rancho Porta do Céu – Rio Branco – AC

2ª etapa do Circuito Bekos Roping
Bekos Ranch – Goiânia – GO

11 e 12/05
2ª Exposição Regional do Cavalo Mangalarga Marchador – Mato Grosso
Parque de Exposições Jonas Pinheiro – Cuiabá – MT

Doma de Ouro – Gramado
CTG Manotaço – Gramado – RS

12/05
44ª Festa do Peão de Cajobi
Parque de Exposições – Cajobi – SP

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Ricardo Ferreira

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Casca de Bala: Thullio Milionário faz chegada triunfal na criação de cavalos

Recentemente, cantor de hit viral, adquiriu um garanhão da linhagem de Dom Roxão, uma lenda da Vaquejada e do Quarto de Milha

Publicado

⠀em

Casca de Bala Thullio Milionário faz chegada triunfal na criação de cavalos

O cantor Thullio Milionário, dono do hit ‘Casca de Bala’ vem causando alvoroço, não só no mundo da música, como também no mercado de cavalos. De acordo com o jornal Extra!, o vaqueiro comprou recentemente um garanhão de linhagem nobre de Dom Roxão, que é considerado lenda da Vaquejada, sendo o primeiro campeão e produtor de campeões da história da modalidade.

Thullio Milionário e os cavalos

Apaixonado por equinos desde a infância, antes de comprar seu Shady Wild Bars, de 10 anos, ele já tinha outros dois Quartos de Milha competindo. Thullio começou sua jornada há dois anos, na cidade de Natal – RN.

Seu amor pelos equinos cresceu ao longo dos anos, culminando na decisão de adquirir um garanhão para iniciar um grandioso projeto. Sua escolha recaiu sobre um descendente direto do lendário Roxão, não apenas pela beleza do animal, mas também pela genética comprovada que carrega.

Além do cavalo, Thullio também investe em um haras que leva seu nome. É lá que ele treina seu campeão e outros espécies próprias para torneios. O estabelecimento fica em Natal, no Rio Grande do Norte.

Ele está investindo mais de R$ 1 milhão em uma nova estrutura para iniciar esse audacioso projeto com o garanhão e expandir ainda mais suas atividades na criação de cavalos. Entre as genéticas que já possui e as que pretende adquirir, destacam-se nomes como Roxão, Rojo, Dom Príncipe, Holland Jeck e Quentão Zorrero, evidenciando sua visão ambiciosa e seu compromisso com a excelência na criação equina.

Com sua determinação e paixão, Thullio Milionário promete não apenas deixar sua marca na música, mas também no mundo da criação de cavalos, mostrando que sua versatilidade e dedicação ultrapassam os limites dos palcos.

Fontes: Jornal do Vaqueiro e Terra
Fotos: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Exposição Nacional do Pônei Brasileiro e Piquira começa no domingo em Belo Horizonte

Evento será realizado até o dia 12 de maio, durante a Exposição Nacional Macapê, que será realizada no Parque de Exposições da Gameleira

Publicado

⠀em

Exposição Nacional do Pônei Brasileiro e Piquira começa no domingo em Belo Horizonte

No domingo (05), será dada a largada para a Exposição Nacional do Pônei Brasileiro e Piquira, que acontece até o dia 12, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). O evento, que é promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pônei – ABCCPônei, acontece junto com a Exposição Nacional Macapê, que reúne outras raças, como Mangalarga Marchador, Campolina e Jumento Pêga.

De acordo com Gabriela Daldon, Diretora de Marketing da ABCCPônei, essa edição pode ser considerada a ‘Maior Nacional do Século’, o evento já registra mais de 350 animais inscritos, que entrarão em pista sobe os olhares atentos dos árbitros Viriato Mascarenhas, Coriolano Dias, Roberto Antônio Sales, Luiz Antônio do Nascimento Júnior e Gustavo Herter Terra e com a presença do superintendente da ABCCPônei, Murilo Sérgio Gomes.

Dentre a programação, a associação irá realizar a Prova Social, com a disputa na Prova do Apresentador Mirim com a distribuição de prêmios. Para a disputa, a prova com o Cavalo Piquira será montada e com o Cavalo Pônei um desafio de percurso.

Vale destacar que, neste ano, durante a Nacional do Pônei Brasileiro, será escolhido o Campeão dos Campeões.

Leilão Pônei Show

Como parte da programação, a Exposição Nacional do Pônei Brasileiro terá o 19º Leilão Pônei Show, que será realizado no dia 10, a partir das 20h, no Tatersal de Leilões do Parque da Gameleira. De acordo com a organização, os melhores animais estarão presentes no pregão, que promete ser um sucesso.

Programação Nacional do Pônei Brasileiro e Piquira

O evento, que começa neste domingo, terá transmissão ao vivo simultaneamente pela JK Produções. Todas as informações podem ser conferidas através do @abccponei.oficial no Instagram. Confira a programação, que está sujeita a alteração;

05/05 – Entrada dos animais (08h às 18h);
06/05 – Entrada dos animais e admissão (08h às 18h);
07/05 – Entrada dos animais e admissão (08h às 18h), Assembleia Geral (18h);
08/05 – Admissão (08h às 12), Início dos julgamentos Cavalo Pônei (14h);
09/05 – Continuação julgamento Cavalo Pônei e início dos julgamentos Cavalo Piquira (08h);
10/05 – Continuação dos julgamentos (08h), Leilão Pônei Show (20h);
11/05 – Continuação dos julgamentos, Provas Sociais, Grandes Campeonatos, e Campeão dos Campeões (09h);
12/05 – Saída dos animais (horário livre).

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/H. Possebon

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Universidade do Cavalo sediou a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho 2024

Competição foi realizada nos dias 26 e 27 de abril em Sorocaba (SP), no mesmo local que foi palco da Final Paulista em 2023

Publicado

⠀em

Universidade do Cavalo sediou a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho 2024

Na última semana, nos dias 26 e 27 de abril, a Universidade do Cavalo em Sorocaba (SP), foi palco da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho 2024. De acordo com a Associação Brasileira de Equitação de Trabalho – ABET, o evento marcado por recordes e grandes novidades no que diz respeito à dinâmica e realização da competição.

Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho

Neste ano, o evento quebrou o recorde de inscritos na modalidade desde a fundação da Associação Brasileira de Equitação de Trabalho – ABET no ano de 2018. No total, foram 88 inscritos, que compuseram seus conjuntos com cavalos de nove raças diferentes além de animais ½ sangues e sem raça definida.

A associação destacou que, devido ao número de inscritos, os competidores das categorias Amador, Intermediária e Principal foram consultados para antecipar o julgamento dessas modalidades. “Isso foi novidade nas provas da modalidade do país, embora previsto no programa da prova, esse item anteriormente nunca tinha sido colocado em prática. O sucesso foi total, toda programação da ABET do final de semana foi antecipada e pontualmente às 7h30 do sábado, os juízes deram continuidade ao julgamento das sete categorias restantes”, explicou a associação.

Divulgação/Montart

Para Ana Vitória Vilela que agora também faz parte do corpo diretivo da ABET, foi uma alegria receber a família da modalidade. “Estamos muito felizes em poder receber a família da modalidade novamente em nossa casa, o “povo” gosta daqui, por dois anos consecutivos conseguimos quebra de recorde de inscritos o que nos honra muito. A Universidade do Cavalo está sempre à disposição da ABET”.

Gabriel Marins, da comissão organizadora da Universidade do Cavalo, frisou que em comparação com a prova do ano passado, muitas melhorias foram realizadas. “Melhoramos muito e queremos melhorar mais. Ficamos muito felizes em poder acolher toda equipe da ABET, além de parte dos competidores aqui na nossa casa desde a chegada na sexta pela manhã até o final do evento. A prova em si foi impecável, tudo dentro do horário sem nenhum atraso e nenhuma ocorrência que merecesse maior atenção”.

O resultado completo pode ser conferido através do site da ABET.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações da ABET)
Foto de chamada: Divulgação/Ney Messi

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Festa do Peão coloca Barretos entre os 10 destinos mais buscados no mundo pelo Airbnb

Município é a única cidade brasileira na lista de destinos entre hóspedes globais. Plataforma aponta Festa do Peão de Barretos como responsável

Publicado

⠀em

Festa do Peão coloca Barretos entre os 10 destinos mais buscados no mundo pelo Airbnb

De acordo com o Airbnb, Barretos (SP) está entre os 10 destinos em alta para hóspedes de todo o mundo para estadias em junho, julho e agosto de 2024.

Em agosto, a cidade recebe turistas de todo país e até internacionais para a Festa do Peão de Barretos, o maior rodeio da América Latina, que neste ano acontece entre os dias 15 e 25/08. Anualmente, o evento recebe aproximadamente 900 mil visitas, impactando a economia de toda região.

“A movimentação e o impacto econômico da Festa do Peão de Barretos são reconhecidos em um raio de até 150 km na região. Setores ligados ao turismo são os mais fomentados. E esta pesquisa coloca Barretos e o Brasil entre destinos do mundo em uma época que o mais comum é optar por destinos no Hemisfério Norte”, aponta Hussein Gemha Júnior, presidente de Os Independentes, associação organizadora da Festa, que está em sua 69a edição. Trata-se também do evento mais antigo do gênero no País.

Segundo o site oficial do Airbnb, Barretos é a única cidade brasileira na lista de destinos em alta entre hóspedes globais. Nesta lista estão cidades como Lille (França) e Dortmund (Alemanha). Estes lugares vão sediar grandes eventos como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024, o Campeonato Europeu de Futebol, e a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, conhecida mundialmente.

Festa do Peão de Barretos

A 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos acontece de 15 a 25 de agosto, e os ingressos já estão à venda exclusivamente por meio do site oficial https://barretos.totalacesso.com/.

Estão disponíveis lotes para os nove (9) setores que integram o evento, são eles: Parque/Rodeio/Show, Área Vip, Pista Prime, Pista Gold e Stage Prime; Camarotes Arena Premium, Brahma, Open Super Bull e Dagente. Também já é possível adquirir pacotes para a área de Camping, que funciona dentro do Parque do Peão.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Divulgação/Alisson Demetrio

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio se une ao movimento “Pacto Contra a Fome”

Iniciativa visa promover ação social para combater o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar no Brasil

Publicado

⠀em

9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio se une ao movimento Pacto Contra a Fome

O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorre nos dias 23 e 24 de outubro no Transamerica Expo Center em São Paulo (SP), terá como parceiro social desta 9ª edição o movimento Pacto Contra a Fome, para juntos promoverem o combate ao desperdício de alimentos e à insegurança alimentar no Brasil.

A fome é um problema ainda grave no país. De acordo com o Instituto Fome Zero, em pesquisa divulgada em março passado, relativa ao ano de 2023, o número de brasileiros que sofrem insegurança alimentar no país chega a 20 milhões de pessoas. Essa projeção foi feita a partir do cruzamento de dados da Pesquisa de Orçamento Familiar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, estudo feito pelo Pacto Contra a Fome demonstra que 55 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no país.

Diante desse quadro, a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center e organizadora do CNMA, Renata Camargo, afirma que o tema precisa ser combatido por todos os atores importantes da sociedade, e o agronegócio sempre se mostrou sensível à causa. “A preocupação com a insegurança alimentar faz parte do nosso meio. Essa ação em conjunto com o Pacto Contra a Fome pode trazer novas ideias e projetos viáveis para que possamos juntos eliminar esse problema ainda tão presente na nossa sociedade”, pontua.

A CEO do Pacto Contra a Fome, Rosana Blasio, acredita que a parceria será bastante positiva. “Temos convicção de que as mulheres que atuam no agronegócio têm muito a contribuir seja por meio da incidência em suas comunidades, no apoio às pautas ou agregando ideias e iniciativas que ajudem a mudar os ponteiros da fome no Brasil.”

Missão

O Pacto Contra a Fome tem como missão acabar com a fome até 2030 e, até 2040, ter todas as pessoas bem alimentadas. O cumprimento desta meta passa por iniciativas de todos os setores, de governos à sociedade civil. Para o Instituto, a fome é um problema complexo e multissetorial cujas causas são a desigualdade social, a pobreza e a falta de acesso ao alimento, e sua erradicação depende de uma série de ações e políticas públicas que atuem em suas origens.

O maior congresso global de mulheres do agronegócio

Caminhando para sua nona edição, o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio será realizado nos dias 23 e 24 de outubro no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A expectativa deste ano é receber 3.600 congressistas, novo recorde de público.

Trabalhando assuntos diversos, relevantes e atuais, com a presença de grandes nomes e instituições do agro, este ano o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio terá como tema principal “Mulher Agro Brasileira: Voz para o Mundo”, cujo objetivo é utilizar a força da voz feminina como meio de expandir a visão global sobre o agronegócio brasileiro e ajudar a criar uma percepção justa do setor.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.mulheresdoagro.com.br/inscricao/

Mais informações podem ser acessadas em www.mulheresdoagro.com.br e pelo Instagram do evento @congressodasmulheresdoagro.

Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Maio começa movimentado no meio equestre com diversas provas e eventos

Apesar do feriado, primeira semana de maio está agitada com a agenda de provas movimentada em diversos estados brasileiros

Publicado

⠀em

Maio começa movimentado no meio equestre com diversas provas e eventos

O mês de maio ainda não começou, mas para aqueles que gostam de acompanhar as provas e eventos equestres, se preparem. A primeira semana de maio já começa agitada, com várias provas espalhadas pelo Brasil.

Agenda primeira semana de maio:

29/04 a 04/05

12ª Exposição Especializada Mangalarga Marchador de Diviópolis

Parque de Exposições – Divinópolis – MG

30/04 a 05/05

4ª Exposição Regional e Dobradinha Marcha Vale

35ª Exposição Especializada de Jacareí

Sindicato Rural de Jacareí – SP

01/05

Morfologia Passaporte

Concentração de Machos

SEM FRONTEIRAS C.C.C. – Uberaba – MG

Copa de Marcha de Bragança Paulista

Parque de Exposições Fernando Costa (Posto de Monta) – Bragança Paulista – SP

01 a 04/05

1ª Exposição Especializada Mangalarga Marchador

Parque de Exposições José Thiara –  Ipiaú – BA

4ª Etapa da VII Copa SGP

Rancho Faria – Apucarana – PR

01 a 05/05

Doma de Ouro

Freio do Proprietário

Credenciadora Aberta

Paleteada

Cabanha Rio Bonito – Ponta Grossa – PR

02/05

Última Etapa Campeonato Haras Twin Brothers de Ranch Sorting

Haras Twin Brothers – Parque de exposições – Cuiabá – MT

02 a 04/05

4ª Etapa do Camp. Barretos 2023/2024

Parque do Peão – Barretos – SP

3ª Etapa da Copa Freedom

Haras do Lay – Capim Branco – MG

4º Etapa do I Camp. Bauru Tambor Fest

Recinto Mello Morais – Bauru – SP

02 a 05/05

3ª ETAPA SELETIVA DA JUVENTUDE E CSN DE AMADORES

Clube Hípico de Santo Amaro – São Paulo – SP

XXXIX Exposição Especializada do M.M. de Araruama

Parque de Exposições de Araruama – Araruama – RJ

Exposição do Cavalo Mangalarga

FACILPA – Lençóis Paulista – SP

02 a 12/05

11ª Semana do Cavalo – 1ª ETAPA e 2ª ETAPA

Haras Twin Brothers – Parque de exposições – Cuiabá – MT

03/05

Paleteada – São José

CTG OS PRAIANOS – São José – SC

03 e 04/05

Paleteada

Inclusão de Ouro

Doma de Ouro

CTG Manotaço – Gramado – RS

2ª Etapa do 3º Campeonato Playboy Metalic de Ranch Sorting

Haras Yoshimura – Dracena – SP

Campeonato Sul Matogrossense NSMCA 2023/2024 – 4ª Etapa

Rancho Nossa Senhora das Graças – Campo Grande – MS

Prova da XV ExpoCarmo

Recinto de Rodeio – Carmo da Mata – MG

Rodeio da ExpoBragança 2024 – 2ª Semana

Pq. de Exposições – Bragança Paulista – SP

1ª Etapa do Camp. Vale do Araguaia 2024

Sindicato Rural – Torixoréu – MT

4ª Etp. do XI Circ. Barrel Race

Haras Raphaela – Tietê – SP

7ª Etapa do Camp. Paraense 2023/2024

Rancho JR – Parauapebas – PA

3ª Etapa do Camp. R. Porta do Céu 2024

Rancho Porta do Céu – Rio Branco – AC

Rodeio Expogloria 2024

Pq. de Exposições – Glória de Dourados – MS

03 a 05/05

Campereada

Parque Juventino Corrêa de Moura – Dom Pedrito – RS

1ª Exposição Mangalarga

Parque Fernando Costa – Bragança Paulista – SP

Final Circ. Vale do Tambor 2023/2024

Sindicato Rural – Taubaté – SP

04/05

1º Poeirão Central da Marcha

Núcleo Mangalarga de Amparo – AMPARO – SP

IV Cavalgada Fazendas Históricas

Núcleo Mangalarga da Alta Mogiana – Morro Agudo – SP

II Etapa Circ. de Provas Esportivas Sudoeste da Bahia

Haras 5 de Ouro – Vitória Da Conquista – BA

3ª Copa Nucave Dores de Campos

Parque de Exposições – Dores de Campos – MG

2ª Copa de Marcha Oficial do Haras Fusquinha

Haras do Fusquinha – Sete Lagoas – MG

I Copa de Marcha Oficial do Cavalo M.M de Belo Oriente

Parque de Exposições – Belo Oriente – MG

2ª Etapa do III Circuito Mineiro de Ranch Sorting

Rancho União – Sete Lagoas – MG

3° Campeonato RSSPR – Quick as Cat 5E – 2ª Etapa

Haras Relincho – Candói – PR

5ª Etapa do 6º Campeonato Barretos de Ranch Sorting

Hípica Parque do Peão de Barretos – Barretos – SP

Valentim Rodeio Show 2024

Recinto de Rodeio – Valentim Gentil – SP

1ª Etapa Circuito de Provas For Horse

Recinto de Rodeio – Estrela do Norte – SP

2° Prova CT Rubens Candido

CT Rubens Cândido – Sumaré – SP

Prova CT Nilton Silvestre

Parque de Exposições – Telemaco Borba – PR

04 e 05/05

Concurso de Hipismo Completo Nacional

Centro Hípico de Tatuí/Hípica Centaurus – Tatuí – SP

2 Copa Crat – 3 Etapa

Rancho Doma – Taquaritinga – SP

05/05

Prova de 3T Rancho A2

Rancho A2 – Tupaciguara – MG

2ª Prova Rancho Conquista

Rancho Conquista – Monte Santo de Minas – MG

05 a 12/05

Exposição Macapê – Campolina

Exposição Macapê – Mangalarga Marchador

Exposição Macapê – Pônei

Exposição Macapê – Muares

Parque da Gameleira em Belo Horizonte – MG

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/ANCA

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Semana do Cavalo: feira de negócios equestre movimenta economia e atrai expositores em Cuiabá

11ª Semana do Cavalo será realizada entre os dias 02 a 12 de maio com entrada gratuita

Publicado

⠀em

Semana do Cavalo Feira de negócios equestre movimenta economia e atrai expositores em Cuiabá

É comum ouvirmos falar dos milhões da agropecuária brasileira, mas pouco se destaca o setor equestre que contribui significativamente com esses números. Atualmente a movimentação da equinocultura é estimada em cerca de R$ 30 bilhões e emprega mais de três milhões de pessoas no Brasil. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

O Brasil possui 5,8 milhões de equinos, ocupando a quarta posição deste ranking. O país tem uma variedade de raças de equinos, incluindo raças nacionais como Mangalarga Marchador, Campolina, Crioulo e Quarto de Milha, que são usadas tanto para trabalho quanto para esportes e lazer.

Em Mato Grosso, a equinocultura apresenta expressivo potencial econômico e social. Prova disso, são os números expressivos apresentados durante a “Semana do Cavalo”, maior evento equestre de feira de negócios do país. Ambiente de competição e lazer familiar realizado em Cuiabá. Já na 11ª edição, este ano o evento será entre os dias 02 a 12 de maio, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.

Organizada pelo Haras Twin Brothers, nos últimos anos a feira comercializou mais de R$ 10 milhões em animais e registrou faturamento superior a R$ 50 milhões, desde sua primeira edição. Com extensa programação técnica, leilões e atrações musicais, mais uma vez a Semana do Cavalo será uma oportunidade para parceiros, patrocinadores e expositores divulgarem seus negócios a um público que pode chegar a mais de 80 mil pessoas.

“A Semana do Cavalo já se consolidou como o maior evento equestre do Brasil. Movimenta a cidade, proporcionando ocupação de hotéis com a presença de turistas, e movimenta a economia local, gerando trabalho e renda para muita gente”, destacou Caê Póvoas, que ao lado do irmão Marcos Póvoas organizam o evento.

Fomento econômico

Em 2023, a Semana do Cavalo bateu um novo recorde. Cerca de 1,2 mil equinos passaram pelo parque. Houve também a evolução em volume de público e de negócios. Foram comercializados 240 animais e um faturamento superior a R$ 6 milhões. O primeiro leilão de gado, comercializou mais de 750 cabeças, resultando num faturamento de mais de R$ 2 milhões.

A empresa MaquiParts, concessionária dos tratores LS para os estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre, esteve presente nas últimas oito edições e já confirmou presença para este ano. Além de difundir o nome e de divulgar a marca, o proprietário Márcio André Porto da Rosa ressalta que a participação proporciona captação de clientes, novos amigos e vendas dos produtos.

“Nossa primeira participação na Semana do Cavalo aconteceu em 2016 e de lá para cá, procuramos participar dos eventos organizados pelos irmãos Póvoas. Para este evento vamos levar nossos modelos de tratores que melhor se encaixam no trabalho diário dos pecuaristas, dos criadores de cavalo e dos agricultores em geral, desde o pequeno até o grande produtor rural. Então o público pode ir para conferir os tratores que possuem o melhor custo/benefício para o seu negócio”, afirmou Márcio André.

E quem também garante a viabilidade da feira como um espaço confiável para realizar seus negócios é Anderson Yves, diretor comercial do Grupo Domani Veículos, que representa as marcas Fiat, Jeep e RAM.

“Realizamos várias rodadas de vendas, levamos nossos veículos para perto de nossos clientes, para que eles possam conhecer nossos produtos. Cada edição é a melhor expectativa possível. Neste ano, vamos expor nossa nova linha, a Rampage. Os visitantes da feira poderão conhecer de perto e fazer teste drive. Alcançamos resultados positivos durante a Semana do Cavalo, com boas negociações de vendas e prospecções para futuras negociações.”, garantiu Yves.

A Semana do Cavalo conta também com a parceria da Supra Alimentos, uma das líderes nacionais em nutrição equina. O gerente Paulo Belanda pontua que animais que participam da feira já consomem os produtos da Supra e sendo um dos maiores eventos do Brasil, a Semana do Cavalo é uma das maiores vitrines de negócios para os expositores.

“Este ano será a quarta edição que participamos e espero que ainda tenhamos muitos anos pela frente. A expectativa é de que como nos anos anteriores os números sejam superados e que tenhamos resultados ainda mais surpreendente”.

Os organizadores ressaltam a importância dos patrocinadores, sem os quais o sucesso da Semana do Cavalo não seria possível. De acordo com os irmãos Póvoas, ainda há espaço para novos parceiros. Interessados devem entrar em contato no telefone: (65) 9 8124-9634.

Semana do Cavalo

O público-alvo da Semana do Cavalo é bem extenso, desde amantes de cavalo e esportes equestres até pessoas que procuram por lazer com entrada gratuita. A programação com atrações diferenciadas traz provas técnicas, leilão, cursos, galeria de garanhões, tendas gastronômicas, espaço kids e shows nacionais e regionais.

Crianças e jovens terão uma programação especial, com um amplo espaço kids, além de provas de tambor nas canelas, laço na vaquinha e goat-roping (laço de cabra).
Todos os shows terão a entrada para a pista gratuita, mas os visitantes são convidados a doar 1kg de alimento, que será destinado ao projeto de equoterapia do Haras Twin Brothers, bem como para distribuição de cestas básicas a famílias em condição de vulnerabilidade.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Wallace Dutra

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Dia Mundial da Medicina Veterinária celebra a profissão que tanto ajuda no bem-estar animal

Veterinários estão ligados diretamente ao bem-estar animal e contribuem fortemente para o fortalecimento do mercado de equinos no Brasil

Publicado

⠀em

Dia Mundial da Medicina Veterinária celebra a profissão que tanto ajuda no bem-estar animal

Neste sábado (27), é comemorado o Dia Mundial da Medicina Veterinária, que celebra a profissão e seus profissionais que trabalham para cuidar da saúde dos animais. A data é sempre comemorada no último sábado do mês de abril.

Dia Mundial da Medicina Veterinária

Tudo começou com John Gamgee, professor da faculdade de Edimburgo (Reino Unido), que reuniu professores e profissionais de Medicina Veterinária de toda a Europa nos dias 14 a 18 de julho de 1863 na Alemanha. Nesse evento, com 103 profissionais, foi criada a World Veterinary Association (WVA).

Desde então essa associação representa mundialmente os médicos veterinários, promovendo eventos, pesquisas e atividades para o desenvolvimento e valorização da profissão. Como uma forma de homenagear os médicos veterinários, em 2000, foi criado o Dia Mundial da Medicina Veterinária.

A Medicina Veterinária é uma profissão fundamental para a sociedade, pois atua em diversas áreas, como a produção animal, a clínica e cirurgia veterinária, a saúde pública, o meio ambiente, entre outras. Ela é responsável por garantir a qualidade dos alimentos de origem animal, a prevenção e tratamento de doenças que afetam os animais e a saúde humana, e por contribuir para a preservação da fauna e flora.

Neste ano, o tema levantado pela WVA é “Médicos veterinários são profissionais de saúde essenciais”. As competências dos médicos veterinários devem ser consideradas “como parte essencial e integrante da saúde em geral” – ressalta a WVA, observando que a aplicação da ciência veterinária contribui não só para a saúde e o bem-estar animal, mas também para o bem-estar físico, mental e social dos seres humanos.

Fonte: Hospital Veterinário UFPR e AviSite
Fotos: Reprodução/Freepik

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo
WordPress Ads
WordPress Ads