A visibilidade dele foi tanta, que tinha até fã clube. Seu dono contou toda a história em um documentário

Snowman nasceu em 29 de fevereiro de 1948 e está desaparecido desde 24 de setembro de 1974. Tinha ascendência mista, possivelmente um cruzamento de Quarto de Milha com Morgan e vários tipos de cavalos de tração. Foi comprado por US$ 80,00 apenas em um leilão quando estava prestes a ir para um matadouro.

Do começo de vida trabalhando como cavalo de arar terra, tornou-se um campeão em provas de Salto nos Estados Unidos durante a década de 1950. Em toda sua carreira, ficou conhecido como ‘o Cavalo da Cinderela’ devido à sua história peculiar.

Snowman
Harry e Snowman venceram o Champion of Madison Square Garden duas vezes seguidas. Foto: flicks.co.nz

O trabalho agrícola foi o começo de sua carreira. E 1956, aos oito anos, ia ser descartado. Se não fosse vendido em um leilão, seria abatido. Naquele dia, Harry de Leyer, um instrutor de equitação de Long Island, Nova York, compareceu a esse leilão em New Holland, Pensilvânia.

Ele buscava novos cavalos para sua escola de equitação. Chegou quase no fim do leilão e os únicos cavalos restantes eram aqueles que esperavam ser carregados para o abatedouro. De Leyer fez contato visual com um grande cavalo tordilho, que ele acabou comprando por menos de cem dólares.

Do trabalho no campo, Snowman passou a atuar como professor nas aulas de equitação para crianças que Leyer ministrava. Seu talento para o Salto foi reconhecido algum tempo depois. O instrutor vendeu o cavalo para o vizinho, mas ele insistiu em voltar, pulando a cerca. Voltou para casa e passou a ser treinado para competir.

Snowman
Snowman com os oito filhos de Harry e sua esposa Johana. Foto: Bill Ray

O cavalo começou a ganhar prestígio apenas dois anos depois de ter sido comprado no leilão. O grande tordilho venceu a Tríplice Coroa formada pelos três mais importantes concursos de Salto da época nos Estados Unidos: The American Horse Shows Association Horse of the Year, Professional Horseman’s Association Champion e Champion of Madison Square Garden’s Diamond Jubilee.

Sua carreira durou cinco anos. Sua disposição calma fez dele um favorito. Uma vez ganhou uma prova para crianças bem jovens e outra para competidores adultos no mesmo dia.

Snowman também apareceu em programas de televisão da época, como o The Tonight Show Starring Johnny Carson. Foi o assunto de dois livros e tinha seu próprio fã clube. Além de competir, ainda viajava para aparições em eventos no exterior.

Snowman
Snowman e seus prêmios. Foto: Bill Ray

O imigrante holandês aposentou o cavalo em 1962 e ele viveu em sua fazenda até sua morte por complicações de insuficiência renal aos 26 anos. Por seus feitos, foi introduzido no e United States Show Jumping Hall of Fame em 1992. Em 2005, virou modelo para cavalos de brinquedo, que não é mais fabricado.

Entre os livros em sua homenagem, The Eighty Dollar Champion: Snowman, the Horse That Inspired a Nation, de Elizabeth Letts. Publicado em 2011, entrou para a lista de best-sellers do New York Times. Um filme documentário foi feito em 2016, Harry & Snowman, que apresenta imagens originais de seus anos de competição.

Fonte: Wikipedia

Escreva um comentário