Entre as múltiplas funções desses nossos amigos incríveis, como nos proporcionar lazer, esporte e reabilitação, agora temos a possibilidade de desfrutar de um treino especial
O Horse & Fit é praticado com o cavalo preso a uma guia longa. Ele não é conduzido pelo praticante e sim por uma outra pessoa. Quem está em cima só se preocupa com a prática do exercício. É bem seguro, realizado com o cavalo no movimento ao passo e não é necessário que a pessoa saiba montar a cavalo.
Carla tem contato com cavalos desde que era criança, na fazenda de sua família, que criava animais da raça Mangalarga, em Botucatu/SP. Aos 11 anos, na Hípica de São Bernardo do Campo, também em São Paulo, ela trocou as aulas de equitação básica e Salto pelo Volteio – uma modalidade equestre definida como ginástica sobre um cavalo em movimento. Atuou como atleta essa modalidade até os 16 anos.
Há mais ou menos cinco anos, ela percebeu, no dia a dia do seu trabalho nas aulas de Volteio, que o mercado tinha uma demanda de pessoas que se interessavam pelo esporte, mas tinham um certo preconceito. “Acredito que pelo Volteio ser muito focado na parte de Ginástica Artística em cima do cavalo. Então eu comecei a adaptar esses movimentos e esses exercícios para poder abranger o maior número de pessoas e praticantes que, de alguma forma, usassem esses movimentos para melhorar a qualidade de vida e desempenho físico. Venho desenvolvendo, desde então, a metodologia e os exercícios”.
Entre os exercícios, Carla comenta que são diversos, como prancha, flexão de braço, quatro apoios para trabalhar glúteo, agachamento, quadríceps, abdominal. Exercícios completos com muito a se trabalhar. E os cavalos ganham um tratamento especial também. Para estarem alinhados e preparados, eles fazem seu condicionamento com a prática do Adestramento. Não precisam ser de uma raça específica, mas devem ter algumas características, como serem mansos, cadenciados, boa índole, equilibrados e com um bom ritmo.
Por enquanto, só ela está apta a ministrar aulas de Horse & Fit. Carla criou e desenvolveu a atividade e agora estuda uma forma de formatar um curso para que outras pessoas também possam se habilitar. As aulas podem ser particulares ou em duplas e custam R$ 680 por mês. O aluno só precisa de roupa comum de ginástica e uma sapatilha ou tênis com solado maleável. E ai, animou? Além de emagrecer, se condicionar, realizar uma atividade física, você estará em contato direto com esses animais fantásticos! #partiuHorse&Fit
Contato: Carla Massenzi (11) 99167-7006
Por Luciana Omena
Fotos: Divulgação