Internacional

Billy Etbauer tem cinco títulos mundiais de Sela Americana

Publicado

⠀em

Hoje aposentado das competições, Billy Etbauer teve uma carreira vitoriosa e é um dos ídolos do rodeio ainda lembrado

Billy Etbauer, nascido em janeiro de 1963 em Huron, South Dakota, é um dos cowboys que integram o ProRodeo Hall of Fame desde 2012. Ou seja, é uma das lendas do rodeio mundial, hoje aposentado. O atleta da Sela Americana ingressou como profissional na PRCA em 1988 e participou do circuito até 2001 ao lado dos dois irmãos Robert e Dan (foto). Entre os títulos, ele é cinco vezes campeão mundial de Saddle Bronc Riding.

Com toda a certeza, um dos mais populares e icônicos cowboys de rodeio da sua geração. Billy Etbauer é respeitado até hoje não só por seu estilo arriscado e sua humildade, como também pela sequência de vitórias que obteve por quase quatro décadas. Irmão do meio de três bronc riders, ele somou em ganhos em sua carreira na PRCA mais de US$ 3 milhões. Seus cinco títulos foram conquistados em 1992, 1996, 1999-2000, 2004. Billy Etbauer, que mora em Edmond, Oklahoma, classificou-se para a National Finals Rodeo 21 vezes consecutivas, de 1989 a 2009.

LEIA TAMBÉM

Hoje aposentado das competições, Billy Etbauer teve uma carreira vitoriosa e é um dos ídolos do rodeio lembrado até hoje. São 5 mundiais!

Carreira

Outra marca deixada por ele foi o recorde na NFR de vitória em 51 rodadas, ou seja, em duas décadas que esteve entre os 15 melhores do mundo marcou a maior nota em um dos rounds das finais mais de 50 vezes.  Em sua época, também estabeleceu o recorde da NFR com uma montaria de 93 pontos em Cool Alley em 2003. No ano seguinte, tornou-se o mais velho campeão mundial nas modalidades de montarias aos 41 anos.

Ele e uma outra lenda, Trevor Brazile, foram os primeiros a ultrapassarem a marca dos três milhões de dólares em ganhos pela PRCA. Seu recorde de cinco títulos na Sela Americana só perde para os seis de outros dois ídolos, Casey Tibbs e Dan Mortensen. Ao lado dos irmãos e do amigo Craig Latham, considerado o ‘quarto Etbauer’, viajava para os eventos e dominou a década de 90.

Juntos, eles somam 52 classificações para a NFR. Por exemplo, os três irmãos são os únicos até hoje a estar nas finais em um mesmo ano em modalidades de montaria. E isso aconteceu por oito anos. Aliás, os três fazem parte do ProRodeo Hall of Fame. Como curiosidade, no começo da carreira, eles compartilhavam a conta bancária. Os prêmios deles somados davam condições para que todos se mantivessem no circuito.

Casado com Hollie e tem três filhos, Kord, Treg e Jacie. A família cria cavalos Quarto de Milha desde 1995 em Oklahoma.

Fonte: ProRodeoHallofFame e Wikipedia
Crédito das fotos: PRCA

Veja histórias de outros Legends no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads