Internacional

Treinador brasileiro se classifica para Mundial de Ranch Riding

Modalidade que não é praticada no Brasil vem crescendo nos Estados Unidos e também na Europa

Publicado

⠀em

Treinador brasileiro se classifica para o Mundial de Ranch Riding

Edvaldo Gonçalves, treinador de Rédeas há mais de 15 anos, participou de uma prova na Itália da modalidade Ranch Riding e se classificou para o Campeonato Mundial da AQHA por ter ficado em terceiro lugar.

Val, como é conhecido, está no seu terceiro ano trabalhando para Rancho Elementa com cavalos de Rédeas, nos arredores de Roma, Itália. E foi no rancho que competiu em Ranch Riding no inédito Elementa Goes West. Uma prova que contou ainda com as modalidades Halter, Ranch Trail, Western Pleasure, Trail, Western Riding, Ranch Conformation, Showmanship, Western Horsemanship e Mountain Trail.

Todas as categorias foram oficializadas pela American Quarter Horse Association (Quarto de Milha), American Paint Horse Association (Paint Horse), e AIQH – Associazione Italiana Quarter Horse (associação Italiana do Quarto de Milha). Há um movimento no meio western para fortalecer o Ranch Riding, incluindo a modalidade em diversos eventos, além dos oficiais das raças.

Treinador brasileiro se classifica para o Mundial de Ranch Riding
Val e Easy Lil Smonking Gun durante a prova de Ranch Riding no Rancho Elementa na Itália

Participação inédita

Foram 40 dias de treinos apenas para que ele conseguisse participar. “Eu nunca tinha feito essa prova, assim como o meu cavalo. Mas, com o incentivo de todo o pessoal do Elementa, eu topei o desafio. Entrei na pista sem compromisso e foi muito bacana. Não esperava pódio, pois competi ao lado de bons treinadores de outros países, já acostumados a essa modalidade, experientes”, conta Val.

De acordo com ele, o Ranch Riding é uma modalidade muito técnica, com 13 manobras em cada percurso. “Fiquei muito feliz mesmo com o meu desempenho e o do meu cavalo, o Easy Lil Smonking Gun. Só agradecer a todos do Elementa e ao Rick Bordingnon, que me ajudou com dicas nos treinamentos”.

O Campeonato Mundial da AQHA, a maior prova para cavalos da raça Quarto de Milha, acontece de 26 de outubro a 11 de novembro, em Oklahoma.

confira a prova na íntegra

Ranch Riding

No Ranch Riding, o cavalo é julgado por sua capacidade de trabalhar em velocidade de avanço (passo, trote e galope) enquanto executa manobras obrigatórias e opcionais. Os juízes buscam finesse, especialmente nas transições. Bem como um cavalo que se mova de forma tranquila e que responda aos mais leves comandos do cavaleiro.

São 15 os percursos estabelecidos pela AQHA, e em cada um há um punhado de manobras que o conjunto deve executar. Entre elas, spins, paradas e recuos com o cavalo. O Ranch Riding difere do Western Pleasure, pois simula ações do dia a dia de um rancho. Na pista de prova, os percursos normalmente incluem toras e postes, ou um curral com gado.

Por Luciana Omena • Redação Cavalus
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

 Leia mais notícias internacionais aqui

WordPress Ads
WordPress Ads