Internacional

Brasileiro Rodrigo Taboga começa bem o NCHA Derby

O NCHA Summer Cutting Spectacular está acontecendo em Fort Worth, Texas, de 10 a 29 de julho

Em um dos maiores eventos de Apartação dos Estados Unidos o brasileiro Rodrigo Taboga começou a competição em evidência. Antes de mais nada, o NCHA Summer Cutting Spectacular é um prova para cavalos de quatro, cinco e seis anos hípicos e faz parte da tríplice coroa da associação americana da modalidade.

Em primeiro lugar, Rodrigo Taboga fez a melhor nota da primeira passada classificatória do Open Derby, para animais de quatro anos hípicos. De fato, no domingo (12), montando Sanctus, recebeu dos juízes 223 pontos. Foram 114 apresentações no total e o conjunto não fez nada diferente do que vem apresentando em eventos anteriores.

Sanctus, de propriedade de Scott Durham, é treinado por Rodrigo no Galyean Performance Horses. O cavalo, ganhador de mais de US$ 58 mil, é filho de High Brow Cat em Sofie Rey. Há um mês, o conjunto venceu no retorno das provas de Apartação nos Estados Unidos o The Non-Pro plus The Open.

Ao todo, em 2020, já foram três títulos para Rodrigo e Sanctus, e um reservado. Além do The Non-Pro Plus, também venceram o Cattlemen’s Derby na Open e o  Abilene Spectacular na Open Limited, além de terem carimbado o segundo lugar no Bonanza Cutting.

Especialistas os apontam como forte concorrentes e a segunda passada acontece entre hoje (16) e amanhã (17) em Fort Worth. Um número reduzido de cavalos fará a final no domingo (19).

Brasileiro Rodrigo Taboga começa bem o NCHA Derby de Apartação. Trata-se do NCHA Summer Cutting Spectacular que acontece em Ft Worth/TX
Rodrigo e Sanctus

Classic Challenge Open

A disputa da categoria Classic Challenge Open, para animais de cinco e seis anos hípicos, também começou no final de semana, contudo encerrou ontem (15). Rodrigo Taboga avançou para a final com Metallic Royal Mate e marcou 217,56 pontos terminando em nono lugar, empatado com mais três conjuntos. Wesley Galyean e Duramax Dually marcaram 226 pontos e ficaram com o título.

O brasileiro, entretanto, tem mais uma final hoje (16), na Classic Challenge Intermediate Open. Durante a classificatória, marcou a melhor nota, 220,5 pontos, com Metallic Royal Mate (Mettalic Cat x Royal Red Rinpoche). Rodrigo faz a final  da Intermediate ainda com Metallics MVP e The Dewd.

Brasileiro Rodrigo Taboga começa bem o NCHA Derby de Apartação. Trata-se do NCHA Summer Cutting Spectacular que acontece em Ft Worth/TX
Rodrigo e Metallics MVP

ATUALIZAÇÃO em 17/07: Deu primeiro, segundo e quarto para o brasileiro Rodrigo Taboga na final do Classic Challenge Intermediate Open ontem (16). Rodrigo marcou 221,5 pontos para vencer com Metallics MVP. Em segundo lugar subiu ao pódio com Metallic Royal Mate, 221 pontos. Por fim, ainda carimbou o quarto lugar com The Dewd, empatado com mais três conjuntos, ao marcar 219 pontos. Hoje (17), o brasileiro faz sua passada com Sanctus no segundo Go do Derby Open.

Por Luciana Omena
Fonte: Sally Harrison e NCHA
Crédito da foto: Divulgação/Cutting Horse Central

Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus

X