Calgary Stampede cancela sua edição 2020

Isso acontece pela primeira vez em 108 anos de existência de um dos rodeios mais famosos do mundo

Por conta da pandemia de COVID-19, o Diretor Médico de Saúde de Alberta, estado em que fica localizada a cidade de Calgary, proibiu todas as reuniões de mais de 15 pessoas por um período indeterminado.

Dessa forma, a cidade de Calgary declarou estado de emergência local. De acordo com comunicado, essas decisões, bem como a preocupação contínua com a saúde e o bem-estar de toda a comunidade, significam que a edição 2020 do Calgary Stampede foi cancelada.

“Este é um anúncio extremamente difícil de compartilhar, mas é a coisa certa a ser feita”, afirma Dana Peers, presidente do Calgary Stampede e do Chairman of Board (conselho de administração).

Comoção compartilhada também pelo chefe da Agência de Gerenciamento de Emergências de Calgary, Tom Sampson: “Isso é difícil, mas precisamos tomar esses tipos de decisões agora, a fim de permanecermos seguros e seguir adiante. Não é o que alguém quer que aconteça, mas é praticamente obrigatório neste momento. E aplaudimos o Stampede por colocar a segurança de todos em primeiro lugar”.

Há 108 anos acontecendo todos os anos, o Calgary Stampede passou por duas guerras mundiais, a Grande Depressão dos Estados Unidos e uma inundação devastadora. No entanto, a possibilidade do estrago que reunir milhares de pessoas de todo o mundo no Stampede Park pode fazer precisou ser levada em consideração.

Todos estão cientes, ainda, que sem público não haveria como o evento ter a mesma magnitude. Por exemplo, acontecendo somente as competições esportivas a portões fechados. Portanto, a melhor decisão foi cancelar, mesmo cientes dos prejuízos financeiros a toda cadeira que está no entorno do maior rodeio outdoor do mundo.

Calgary Stampede cancela sua edição 2020 Isso acontece pela primeira vez em 108 anos de existência de um dos rodeios mais famosos do mundo

Outros eventos e 2021

O mesmo comunicado comenta ainda que a perda para a organização sem fins lucrativos que gerencia o evento será muito grande. Assim como o impacto financeiro negativo para diversas empresas locais: restaurantes, bares, hotéis, lojas de varejo, motoristas de táxi, entre outros.

“O Stampede é uma parte importante da cidade de Calgary, é quem somos. É quase impossível imaginar um verão sem ele. Mas estes são tempos extraordinários e o evento fez o que sempre faz: colocou a comunidade em primeiro lugar”, corrobora o prefeito Naheed Nenshi. “Para mim, andar a cavalo na frente do desfile é um momento especial. E me lembra quem somos como comunidade. Estou triste por não estar no meu décimo desfile este ano”.

O foco do Stampede Park, que é movimentado o ano todo, entretanto, muda para os eventos de outono, inverno e primavera. Além disso, assim que possível, os organizadores irão começar a formatar a edição 2021 do rodeio.

Por fim, todos os responsáveis terminam a nota com uma mensagem de ânimo: “Queremos também procurar novas maneiras de manter vivo o sentimento western dentro de cada um nesse período difícil. Prometemos que isso não significa o fim do ‘Stampede Spirit’. Somos fortes e resilientes e vamos superar isso juntos”.

O Calgary Stampede realizou o primeiro rodeio em 1912. De lá para cá, se popularizou e recebe fãs de todo o mundo a cada ano. Para se ter uma ideia, o balanço divulgado pela organização ano passado é de que reuniram 1.275.465 pessoas.

Fonte: CS Rodeo
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Crédito das fotos: Graham McKerrell

Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus

Deixe um comentário