É a maior prova da Europa entre as modalidades western e a programação foi vasta
Foram três dias dedicados a todos os esportes equestres e também ao estilo de vida nascido nos Estados Unidos, com uma programação variada e de qualidade, considerada sem precedentes na Europa. Trata-se do Campeonato Europeu, que aconteceu de 25 a 27 de maio, em Cremona, Itália, durante o Salone del Cavallo Americano, em sua 31ª edição. Foram decididos títulos em Três Tambores, Seis Balizas, Rédeas, Apartação, Working Cow Horse, Team Penning e Ranch Sorting, clínicas de Mountain Trail, aulas de dança, exposição e morfologia.

As provas de Três Tambores e Seis Balizas continuam sendo as duas disciplinas mais populares. Segundo os organizadores, talvez pela velocidade de cada passada, chama a atenção do público de forma especial. As provas foram organizadas pela NBHA Italy. Antes eram realizadas na feira de Reggio Emilia e agora voltaram para Cremona. Foram 50 mil euros de premiação e cerca de 250 cavalos de Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Espanha, Hungria e Itália. Os títulos foram definidos após classificatórias e finais nas categorias Aberta, Youth e Junior.
Segundo o Semanal Três Tambores, o Campeonato Europeu foi a maior prova da Europa. A Itália era favorita e o título de Três Tambores Aberta ficou mesmo para o País. Federico Tanzi e Famous Very Easy foram os campeões, com o tempo mais rápido do evento: 14s917. A marca foi feita na final e foi o único tempo abaixo dos 15 segundos (pista tamanho não oficial). Eles levaram para casa 2.820 euros, cerca de 12 mil reais.

Alessandro Maredi com Ellevi Not Jus A Gold foram os campeões na Youth, e Giulia Bottoli, com Shiela River Doc, ganharam a Junior. Também foi disputado o European Championship For Nation, e a Itáilia foi a campeã, tendo na equipe Federico Tanzi e Federico Redezza. França ficou em segundo e República Checa em terceiro.
Por Equipe Cavalos
Fonte: Salone Del Cavallo e Semanal Três Tambores
Fotos: Capoferri Photography