Internacional

Casey Deary é ganhador de mais de US$ 2 milhões em Rédeas

Um texano apaixonado por cavalos desde pequeno que tornou-se um dos maiores nomes da Rédeas no mundo

Publicado

⠀em

Em 2020, o treinador de Rédeas Casey Deary entrou para o seleto grupo de ganhadores de mais de dois milhões de dólares pela NRHA. Os valores que faltavam para que ele ultrapassasse essa marca história vieram com a vitória no prestigiado NRBC, quando montou Americasnexttopgun.

Uma lenda do cavalo, Casey Deary é espelho para a atual e as futuras gerações de aspirantes a ‘redieiros’. Não apenas por seus títulos, como também por sua conduta fora as pistas. Em 2005, quando entrou de vez para o circuito de Rédeas profissional, ganhou o primeiro título, campeão Limited Open do NRHA Futurity.

Casey Deary, um texano apaixonado por cavalos desde pequeno que tornou-se um dos maiores nomes da Rédeas no mundo; ele ja veio ao Brasil
Com Americasnexttopgun – Foto: Quarter Horse News

Seguiu ganhando provas importantes até chegar ao seu primeiro título do NRHA Futurity na Open, em 2012 com Americasnextgunmodel. Em 2015, repetiu a dose com Shesouttayourleague. Tem vitórias em todas as maiores provas do calendário, além das já citadas, como NRHA Derby, Tulsa, High Roller, Reining by the Bay.

E tudo começou aos 15 anos, quando já pensava em viver do cavalo. Casey Deary tinha uma reputação honesta, uma ânsia de se tornar um cavaleiro melhor. De acordo com ele, o desejo de trabalhar duro com seus cavalos e dedicar-se ao máximo à sua profissão e à família.

Conheceu a esposa nessa época e seguiram juntos. Era o único em sua casa, o do meio de três irmãos, que montava. Um verdadeiro ‘rebelde’, indo contra a corrente. Foi fazer faculdade, mas no fim seguiu os desejos de seu coração.

Um acidente quase mudou tudo

Aos 16 anos, Casey Deary se envolveu em um acidente com um cavalo que colocou sua vida em risco. Foram oito cirurgias reconstrutivas no rosto. Só para exemplificar, perdeu seis dentes e machucou, além do rosto, o pescoço, costas e espinha. Ele caiu de um potro que ficou assustado; ficou com um pé pendurado no estribo.

Casey Deary, um texano apaixonado por cavalos desde pequeno que tornou-se um dos maiores nomes da Rédeas no mundo; ele ja veio ao Brasil
Com a família – Foto: Reprodução/Facebook

Aterrorizado, o animal corria e resistia, batendo o rosto de Casey contra a cerca em uma arena em Terrell, Texas. O treinador foi salvo pelo amigo Alan Chappell, que o transportou ao hospital a tempo de os médicos o salvarem.

Quando pode voltar a montar, foi isso que fez. Casey Deary trabalhou para James Davidson no Dick Pieper’s Ranch, em Purcell, Oklahoma, durante os meses de verão ainda adolescente. E no dia em que se formou na Forney High School, em Forney, Texas, mudou-se para  o Haverty Ranch, onde aprendeu tudo com o treinador de cavalos NRHA Hall of Fame Clint Haverty .

Era apenas o começo da trajetória. O acidente só fez com que ele tivesse certeza do caminho. Investia em cavalos inteiros de baixo custo. Domava, treinava e os colocava à venda. Assim, o então jovem empreendedor comprou seu próprio equipamento: caminhão, trailer para os cavalos, e cavalos de Rédeas de melhor qualidade.

A carreira deslanchou

Em 1999, Casey Deary apresentou seu primeiro cavalo no NRHA Futurity. Era jovem ainda, uma época desafiadora para ele. Passava muita pressão para tornar-se um cavaleiro melhor. Em outras palavras, suas responsabilidades aumentaram como funcionário do Haverty Ranch.

Casey Deary, um texano apaixonado por cavalos desde pequeno que tornou-se um dos maiores nomes da Rédeas no mundo; ele ja veio ao Brasil
De azul, à direita, quando veio ao Brasil em evento da ANCR – Foto: Adilson Silva

Durante o período que passou lá, seguiu os estudos na faculdade local. Para especializar-se e pegar o diploma em administração de empresas, entretanto, mudou-se para Stephenville, Texas, na Tarleton State University, e começou um trabalho no Jae Bar Fletch Ranch a fim de ganhar mais experiência.

Aceitava cavalos de fora também e até montar seu próprio CT trabalhou ainda no Shoe Bar Ranch. Casey se casou em maio de 2002 aos 21 anos, e logo depois se formou. Robby Robertson o recrutou para seu rancho em Weatherford, Texas, e foi então que seu negócio ‘explodiu’,

As baias estavam cheias de cavalos e muitos clientes chegavam a todo momento. Os títulos também e dessa forma ele ficava ainda mais bem visto no mercado. Buscou mais conhecimento com os amigos Steve Archer, Bill Horn, Jordan Larson, Shawn Flarida, Cody Sapergia, Craig Schmersal, Mike Moser e muitos outros.

O Deary Performance Horses existe desde 2005, quando ele comprou o rancho em Weatherford que alugava para trabalhar. A esposa Nicole é seu braço direito, assim como os quatro filhos.

Fonte: Deary Performance Horses
Crédito da foto de chamada: TheRunForaMillion

Veja histórias de outros Legends no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads