Internacional

Jim Sharp é um dos fundadores da PBR e bicampeão mundial da PRCA

Entre seus feitos, Jim Sharp foi o primeiro bullrider a parar nos dez touros da NFR

James ‘Jim’ Sharp nasceu em 1965, em Kermit, Texas. Por sua família ser do rodeio, ele montou pela primeira vez aos 9 anos de idade. E nunca olhou para trás. Como atleta, ganhou dos títulos mundiais de montaria em touros pela PRCA (1988-1990). Assim como alguns campeonatos escolares. Foi o primeiro bullrider a parar nos dez touros da NFR. Por fim, encerrou a carreira na PBR, entidade da qual foi um dos fundadores.

Assim sendo, os títulos começaram em 1981. Jim Sharp ganhou sua primeira fivela na American Junior Rodeo Association. Ao todo foram quatro (1981, 1983-85). Em seguida, veio o título da Texas High School no All-Around, em 1984. O cowboy dominava o circuito colegial. Entre 1986 e 1987, venceu duas vezes pela National Intercollegiate Rodeo Association enquanto estudava na Odessa College.

Como novato da PRCA em 1986, Jim Sharp foi campeão dessa categoria em seu ano de estreia como profissional. Na época, sobretudo, bateu o recorde do Rookie que mais somou prêmios em uma temporada, US$ 100.160,00. Mesmo ano em que ele se classificou para sua primeira National Finals Rodeo, de um total de sete consecutivas. Até que em 1988 seu nome ficou marcado de vez na história do rodeio mundial.

Entre seus feitos, Jim Sharp foi o primeiro bullrider a parar nos dez touros da NFR. É um dos fundadores da PBR e bicampeão mundial da PRCA

Feitos

Durante a NFR de 88, Jim Sharp parou nos dez touros designados a ele. Foi, antes de mais nada, a primeira vez que um atleta da modalidade conseguiu esse feito. Então, carimbou seu primeiro título mundial. Venceria mais duas vezes a etapa de Las Vegas durante a NFR (1989-1992). Logo depois do seu segundo título mundial em 1990, em 1992 ele montou pela última vez na PRCA.

The Razor, como era conhecido, passou por momentos marcantes em sua carreira no rodeio. Com toda a certeza, mantém na memória quando parou nos dez touros da NFR, um feito para poucos. Aliás, só mais dois depois dele: Norman Curi e Adriano Moraes repetiram. Jim Sharp foi introduzido no ProRodeo Hall of Fame em 2006 e recebeu o PBR Ring Of Honor em 2010, entre outros.

Ele montou profissionalmente por 20 anos. Lesões o afastaram das temporadas 1993 e 1994. Quando retornou, já atuava pela PBR, fundada por ele e outros bullriders em 1992. Montou até 2004 e hoje, aos 54 anos, aposentado das arenas, ele mora em uma fazenda em Stephenville, Texas, mexe com gado.

Fonte: ProRodeo, PBR, Wikipedia
Crédito das fotos: Divulgação

Veja histórias de outros Legends no portal Cavalus

X