O renomado laçador brasileiro Junior Nogueira, bicampeão mundial pela PRCA ao lado de Kaleb Driggers, vive um dos maiores desafios de sua carreira. Durante um treino de rotina no último dia 12 de maio, na propriedade de seu parceiro, em Stephenville, Texas, o cavalo dele tropeçou e caiu, prensando a perna direita do atleta. O resultado: fratura na tíbia e lesão nos ligamentos do joelho.
“Foi um treino normal até aquele momento”, relatou Driggers. “No quinto boi, o cavalo dele esticou demais e caiu de nariz na terra, rolando por cima dele. Foi uma cena dramática. Embora tenha levado a fraturar a tíbia, poderia ter sido pior, então só agradecemos a Deus.”
Após o susto, Juninho entrou em contato com seu primo, o ortopedista brasileiro Dr. Lucas Rocha, que o aconselhou a buscar atendimento especializado antes de tentar qualquer movimentação. As radiografias confirmaram a gravidade da lesão e os médicos recomendaram uma pausa de pelo menos dois a quatro meses.
Mesmo com a recomendação médica, Junior Nogueira não escondeu de ninguém a ansiedade de retornar às arenas. Com uma carreira marcada por superações e grandes títulos — incluindo o tricampeonato do The American Rodeo neste mesmo ano —, ele ensaiou o retorno com treinos leves em casa, tudo com bastante cautela. Contando sempre com o apoio da mãe Eliziane e da irmã Ludimila, que moram no Brasil; bem como da esposa Jaqueline e dos três filhos.

Junior Nogueira mantém foco na recuperação e traça planos para a temporada
Quando se lesionou, Junior Nogueira chegou a cair para 36º lugar no ranking mundial de Team Roping/Laço Pé da PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association. Até o começo de junho, o ídolo seguia bem distante da zona de classificação para a National Finals Rodeo, a grande final da temporada. Ainda assim, o brasileiro manteve foco na recuperação.
A grande meta era voltar às competições em tempo hábil para participar da tradicional ProRodeo Summer Run, a famosa temporada de verão nos Estados Unidos, época em que acontecem um alto número de etapas, impulsionando os ganhos dos atletas que conseguem constância nas premiações.
Assim, depois de quase dois meses, Juninho voltou às arenas. O fim de semana de 11 a 15 de junho de 2025 deu uma ideia do que nos aguarda no restante do verão, com rodeios por todo o país.
Ao lado de Kaleb Driggers, Junior Nogueira se destacou nessa rodada, embolsando $ 14.041, valores adicionados ao ranking. Os bicampeões mundiais conquistaram a vitória em Eagle, Idaho, no Eagle Rodeo, ao marcar 4s7 ($ 4.494). Juninho e Kaleb também venceram em Vernal, Utah (Vernal’s Dinosaur Roundup Rodeo), com um tempo de 4s3 ($4,780). Pelo segundo lugar em Sisters, Oregon, no Sisters Rodeo, em uma corrida de 5s6, premiação de $ 4.767 para cada um.
Esses resultados elevaram o ganho de ambos para $33.950,84, catapultando-os para o 15° lugar na tabela de classificação. Mas as notícias são melhores ainda. Na rodada mais recente, de 17 a 21 de junho, outro resultado importante para a dupla: segundo lugar no Snake River Stampede, em Nampa, Idaho, rendendo a eles mais de $ 6 mil e o 12° lugar no campeonato.
Mesmo ainda enfrentando dificuldades nos treinos — como fraqueza na perna e limitação de movimentos —, o espírito de superação de Junior Nogueira permanece intacto. “Ainda estou muito limitado, principalmente na força da perna esquerda, mas estou me preparando. Vou dar o meu melhor sempre”, declarou o competidor.
Com apoio da família, da equipe médica, dos amigos e dos fãs do Brasil e do mundo, a expectativa é que Junior Nogueira retome sua melhor forma. A temporada de verão será decisiva para garantir seu lugar entre os melhores da PRCA em 2025.
Fonte: Tradução e adaptação/Team Roping Journal
Fotos: Arquivo TRJ
Leia mais notícias aqui