A competição foi criada para ocupar espaço na TV enquanto as outras principais ligas esportivas dos Estados Unidos ainda não retomaram suas atividades
A PBR deu o ‘ponta pé inicial’ ao inédito Team Challenge esse final de semana, de 5 a 7 de junho, em Las Vegas. A competição em formato nunca antes realizado pela entidade tem, acima de tudo, objetivo de atrair novos públicos ao ganhar espaço na televisão enquanto a maioria das grandes ligas esportivas dos Estados Unidos ainda planejam a melhor forma de voltar a realizar suas competições.
Desse modo, a PBR aproveita a falta de conteúdo inédito nos canais esportivos para ganhar espaço perante o público com uma competição entre equipes. No formato do Monster Energy Team Challenge, o primeiro de uma série de cinco eventos já aconteceu. Os quatro primeiros acontecerão Las Vegas, fechados ao público, e o quinto, que será realizado no estado da Dakota do Sul em julho. A final marcará a volta das arquibancadas ocupadas, mesmo ainda com muitas restrições.
“A estratégia da PBR foi criar um formato de competição semelhante aos esportes coletivos mais populares entre o público, como basquete e futebol americano, confrontando equipes de competidores em partidas individuais – de duas em duas. Além disso, esse formato foi utilizado em 2019 durante o Rodeio Interestadual da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, com a diferença de haver eliminação direta da equipe perdedora”, analisa nosso colaborador Abner Henrique.
Resultados
O melhor time do primeiro final de semana do PBR Team Challenge foi o Cooper Tires, formado por José Vitor Leme (capitão), Sage Kimzey, Stetson Lawrence e Keyshawn Whitehorse. A equipe em que os fãs depositaram bastante expectativa não decepcionou e lidera a disputa na pontuação total agregada (844 pts), montarias qualificadas (10) e porcentagem de aproveitamento (55,6%).
De acordo com a PBR, a Cooper Tires é ainda a única equipe da Divisão A com pelo menos uma montaria válida para cada um dos quatro membros: José Vitor Leme foi o que teve o melhor aproveitamento, cinco paradas em seis touros. Em seguida, Sage Kimzey e Stetson Lawrence, duas paradas para cada um em cinco touros. Por fim, Keyshawn Whitehorse, uma parada, porém tendo montado apenas dois bois.
A cada dia (sexta, sábado e domingo), a competição contou como um ‘jogo’ para cada chaveamento. O time de Leme venceu seus três confrontos. E os fãs puderam ver através da CBS Sports as vitórias do Cooper Tires sobre as equipes Can-Am (336,25 pts x 87 pts), YETI (332 pts x 0) e Union Home Mortgage (175,75 pts x 88,5 pts). “Estou muito feliz com a nossa equipe. Todos ajudaram a sermos perfeitos nesse primeiro final de semana. Sem dúvida que um 3 a 0 é uma vitória muito agradável”, comentou Leme.
Em segundo lugar ficou Las Vegas, 520 pts, seguido por Can-Am, 520,75 pts; Union Home Mortgage, 510,75 pts; YETI, 173 pts (+1); Wrangler, 257,25 pts (-1). Individualmente, o ranking do primeiro final de semana terminou assim: José Vitor Leme (431 pts) Luciano de Castro (258 pts); Stetson Wright (175,75 pts); Ezekiel Mitchell (175,25 pts); Fabiano Vieira (174,5 pts).
Formato
O PBR Team Challenge foi formatado em games (jogos) entre dois times, prevalecendo quem tiver mais vitórias após todas as rodadas. As equipes também estão separadas por Divisão A e B. Portanto, cada evento da fase preliminar terá nove games, sendo três por noite.
Os games de sexta-feira e sábado são transmitidos pela CBS Sports Network, assim como dois games do domingo. Além disso, em cada domingo ainda será escolhido um jogo a ser transmitido em TV aberta pela rede CBS, uma das principais emissoras dos Estados Unidos.
- Times são mistos, com competidores de diversas nacionalidades
- O capitão de cada equipe definiu os demais membros
- São 12 equipes, totalizando 48 competidores
- Divisão A – 5 a 7 e 12 a 14/06; Divisão B – 19 a 21 e 26 a 28/06
- São três jogos por noite, confrontando duas equipes de cada vez e trocando de adversários na noite seguinte
- Cada competidor titular monta em dois touros por game, totalizando seis montarias de cada equipe por noite
- A equipe que somar o maior número de pontos nestas seis montarias fica com a vitória no jogo
- Nas primeiras cinco rodadas cada equipe enfrentará a outra do mesmo grupo uma vez. E ainda haverá uma sexta rodada, uma espécie de ‘play-off’ de cada grupo, com os confrontos definidos pela classificação geral de cada equipe com base nas vitórias
- Ao final das seis rodadas, as três equipes de cada Divisão que obtiverem mais vitórias se classificam para a fase final
- A final está marcada para 10 a 12 de julho e os jogos nessa fase serão eliminatórios
- Somente duas equipes chegam ao último e decisivo dia
Fonte: PBR e Rodeio SA
Crédito das fotos: PBR
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus