Como não poderia deixar de ser, a PBR World Finals 2025 começou com disputas eletrizantes e reviravoltas impressionantes. No final de semana de 8 a 11 de maio, aconteceu a Unleash The Beast – Eliminations, fase 1 da grande final mundial da Professional Bull Riders, no icônico Cowtown Coliseum, em Fort Worth, Texas. Na arena, 45 competidores (23 brasileiros) e um público apaixonado, que lotou as arquibancadas.
O bicampeão mundial José Vitor Leme (Ribas do Rio Pardo/MS) mostrou porque é um dos melhores bullriders da sua geração ao obter 100% de aproveitamento na abertura da PBR World Finals 2025, parando em Whiplash (85 pontos), Flapjack (87,5 pontos), Triple Aught (89,25 pontos) e Pegasus (91,25).
Além de um cheque de $197 mil, Leme acumulou 353 pontos para o ranking mundial da categoria principal da PBR, a Unleash The Beast. Seu objetivo, sem dúvida, é buscar o tricampeonato, tornando-se o terceiro competidor a ostentar esse feito na história da associação. Por conta do resultado desse final de semana, o brasileiro subiu da 18ª para a 6ª posição na classificação geral e ficou 623 pontos distante do líder, Dalton Kasel.
Se você está estranhando o ídolo longe das primeiras posições, a gente te explica. José Vitor Leme participou de apenas 12 dos primeiros 23 eventos do campeonato, perdendo boa parte da temporada por conta de uma fratura na mão. Esta foi a 28ª vitória dele na elite da PBR, segundo Abner, do Rodeio S.A., que mantém as estatísticas atualizadas, e faltam apenas quatro fivelas para que o brasileiro iguale o recorde histórico de Justin McBride e J.B. Mauney: 32 vitórias cada um.

Somente Leme e o jovem Clay Guiton (Cherryville, Carolina do Norte) fizeram quatro paradas em quatro touros e o brasileiro superou o norte-americano por apenas 2 pontos no total. Em busca de seu primeiro título mundial, Guiton acumulou 288 pontos no ranking, subindo da 11ª para a 4ª posição, distante do líder 501 pontos.
Entre os bullriders com pelo menos uma parada, tivemos os brasileiros John Crimber (7°) – o jovem fenômeno com dupla cidadania venceu, inclusive, a primeira rodada -, Dener Barbosa (9°), Alan de Souza (11°) – com direito a parar no touro campeão mundial Man Hater e marcar 92,50 pontos na rodada 4 -, Claudio Montanha Jr (14°), Adriano Salgado e Thiago Salgado (16°), Júlio César Marques (18°), Luciano De Castro (19°), Elizmar Jeremias (22°).

Quem avançou direto para a decisão da PBR World Finals?
O Unleash The Beast – Championship está marcado para os dias 17 e 18 de maio, no AT&T Stadium, em Arlington, Texas. E, já estão garantidos nessa fase 3 da PBR World Finals, os 15 melhores do ranking mundial após a fase 1 (Eliminations) e mais os cinco melhores na somatória de nota desse final de semana, entre os não classificados.
De modo que, Dalton Kasel, que permaneceu líder mesmo com um aproveitamento de 2 em 4 na fase de abertura da PBR World Finals 2025; Brady Fielder, o vice-líder, que parou em apenas um touro; o nº 4 Clay Guiton e o nº 6 José Vitor Leme estão garantidos na decisão, juntamente com o nº 3 John Crimber; nº 5 Sage Steele Kimzey; nº 7 Luciano de Castro; nº 8 Paulo Eduardo Rossetto); nº 9 Cort McFadden; nº 10 Keyshawn Whitehorse; nº 11 Austin Richardson; nº 12 Kaiden Loud; nº 13 Andrew Alvidrez; nº 14 Kaique Pacheco; e o nº 15 Hudson Bolton.
Além deles, também avançaram Alan de Souza, Koltin Hevalow, Dener Barbosa, Sandro Batista e Derek Kolbaba. Os demais montam dias 14 e 15, no Unleash The Beast – Ride For Redemption (a fase 2 = repescagem), em Fort Worth, entre eles, nove brasileiros.
De acordo com o Rodeio S.A., o Unleash The Beast – Championship definirá o Campeão Mundial PBR 2025, que ganhará o bônus de 1 milhão de dólares. Matematicamente, apenas os dez primeiros colocados do ranking têm a chance de chegar ao título, tomando como base a pontuação máxima que estará em jogo no próximo final de semana. A final mundial tem esse formato desde 2024.
Fonte: PBR.com e Rodeio S.A.
Fotos: Divulgação/PBR/BullStockMedia
Leia mais notícias aqui