O belga tornou-se, recentemente, o primeiro treinador europeu a alcançar o status de Two Million Dollar Rider

Bernard Fonck ganhou o Futurity da Associação Italiana do Cavalo de Rédeas (IRHA), que aconteceu em dezembro, em Cremona, Itália. Montando Spook Sunburst, foi campeão da maior prova de Rédeas já realizada na Europa.

Ele e Spook Sunburst venceram o Nível 4 da Open para cavalos de três ano hípicos com uma nota excelente, 227.5 pontos. No mesmo evento, empatou em quarto lugar com CSG Shiningun e levou à final também GP Hot Revolution. No total, voltou para casa com US$ 122.244,00.

Bernard Fonck e What a Wave em Tryon. Foto: Kelsey Pecsek Hruska

Fonck compete em provas de Rédeas na Europa e nos Estados Unidos pela NRHA desde 2002. Sem dúvida, é um dos destaques mundiais da modalidade. Entre as honras que teve a oportunidade de ganhar, está a medalha de ouro na prova Individual nos Jogos Equestres Mundiais da FEI em setembro do ano passado.

O belga também tem sete NRHA World Open World Championships: 2008 com Lenas Pegesis; 2010 and 2011 com Great Sun Burst; 2012 com Sail On Top Whizard; e 2015, 2016 e 2017 com What A Wave. Esse ultimo cavalo seu parceiro na medalha de ouro do WEG. Em Jogos Equestres, ele também tem três pratas por Equipe.

Em 2009, Fonck foi campeão NRHA European Futurity Níveis 4 e 3 Open com Sail On Top Whizard; em 2013, campeão NRHA European Derby N4 Open com Smart N Sparkin; em 2014, ganhou o IRHA 3YO Futurity N4 Open com Lil Ruf Whiz N Tag; e em 2016, faturou o NRHA Germany Breeders 4YO Futurity N4 Open com Gunners Big Chex.

Outros treinadores que ultrapassaram a marca de dois milhões de dólares em ganhos pela NRHA incluem Tim McQuay (2005), Shawn Flarida (2006), Craig Schmersal (2010), Andrea Fappani (2010), Duane Latimer (2014), Mandy McCutcheon (2014), Jordan Larson (2015) e Todd Bergen (2015).

Cira Baeck e Peek A Boom. Foto: Andrea Bonaga

No mesmo evento na Itália, os ganhos de Cira Baeck a tornaram a primeira mulher na Europa a atingir a marca de um milhão de dólares em ganhos em provas de Rédeas pela NRHA. Ela é apenas a segunda mulher a chegar a essa marca em todo o mundo. Em Cremona, Cira apresentou NF Shining Whiz, ganhando o Futurity Non Pro, e Sailorsacrofpride BB.

Nascida também na Bélgica, ela ganhou sua primeira premiação em 2002, e compete na Europa e nos Estados Unidos desde então. A inspiração da treinadora e juíza pela NRHA está em Bill Horn, NRHA Legend e Hall of Fame Inductee. Mas Cira também se inspira nas carreiras de Brent Loseck e Fonck.

Entre os prêmios que ganhou na carreira, foi três vezes NRHA Open World ‘Top Tem’: 2013 com Whizasunnysailor BB (terceiro), 2015 com Whizasunnysailor BB (segundo) e 2017 com Gunners Snappy Chic (terceiro).

Também foi duas vezes NRHA Non Pro World Champion e esteve seis vezes no Top Ten da categoria Non Pro: 2007 com Don Quixote Escapes (campeã), 2008 com Peek A Boom (campeã), 2008 com Whizashiningwalla BB (terceiro), 2010 com Gumpy Grumpy BB (terceiro), 2009 com Whizashiningwalla BB (quarto), 2007 com Little Gump (sexto), 2009 com Gumpy Grumpy BB (sexto) e 2005 com Little Gump (sétimo).

Integrou o time da Bélgica, junto com Fornck, medalhista de prata por três edições nos Jogos Equestres Mundiais (2010, 2014 e 2018); em 2013, foi campeã do IRHA Derby Nível 4 Open com Whizasunnysailor BB; e em 2014, campeã do NRHA European Derby N4 Open com Colonels Shining Gun.

Por Luciana Omena
Fonte: Quarter Horse News

6 Comentários

  1. It is appropriate time to make a few plans for the longer term and it’s time to be happy.
    I have read this put up and if I could I wish to counsel
    you few interesting things or tips. Perhaps you can write
    next articles relating to this article. I want to read more issues about it!

  2. Hey There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article.
    I’ll make sure to bookmark it and come back to read more of your
    useful information. Thanks for the post. I will certainly return.

  3. Pingback: NRHA cria categoria para poder sancionar o The Run For A Million - Cavalus

  4. Excellent beat ! I would like to apprentice at the same time
    as you amend your web site, how could i subscribe for a blog site?
    The account helped me a applicable deal. I had been tiny
    bit familiar of this your broadcast provided bright clear idea

Escreva um comentário