O All American Quarter Horse Congress, que celebra seus 51 anos de existência, acontece de 3 a 29 de outubro em Ohio
O mês todinho de provas em diversas modalidades é o que temos para outubro no Ohio Expo Center, em Columbus. Realizado pela Ohio Quarter Horse Association em parceria com as associações de modalidades, tem uma programação intensa de provas, leilões, apresentações e muito entretenimento. É o sonho de qualquer apaixonado por cavalos, especialmente para os quartistas. Quem tiver o luxo de se dar umas férias nesse período e puder ir aos Estados Unidos, prestigiará os esportes que já conhecemos e conhecerá outros que não temos aqui no Brasil.
Isso mesmo! Além de Apartação, Rédeas, Três Tambores, Ranch Sorting, Laço em Dupla, Laço Individual, Breakway, Western Pleasure, Salto que a gente conhece, há também provas de Ranch Riding, Working Hunter, Showmanship, Trail, Equitation Over Fences, Hunter Hack, Hunter Under Saddle, Pleasure Driving, Pole Bending, Cowboy Mounted Shooting. Tantas categorias e seções, muitas mesmo, que não dei contar de somar. É um evento gigantesco que exige extrema organização.
A inspiração para que o Congress nascesse veio do já falecido Blair Folck, membro da Ohio Quarter Horse Association, que tinha visto o Charolais Cattle Congress, em St. Louis, em 1966, e voltou para Columbus em reunião com a diretoria da Associação afirmando que eles tinham que criar algo semelhante àquele evento de gado que ele tinha presenciado. Após múltiplas reuniões e uma arrecadação de patrocínio, o primeiro Congresso aconteceu de 3 a 5 de novembro de 1967, no Ohio State Fairgrounds, com a presença de mais de cinco mil competidores. Hoje, mais de 50 anos depois, o Congress é ainda um sucesso, o maior show de cavalos de uma única raça no mundo, com 23 mil inscritos este ano e que receberá cerca de seis mil cavalos durante o mês.
Desde ontem, 4 de outubro, até domingo, 8, o Brasil estará em pista na disputa principal da modalidade Rédeas, o NRHA Open Reining Futurity. Ao longo dos dias, serão realizadas provas pela AQHA, nas categorias Aberta Junior e Senior, Amador, Jovem, e pela NRHA, em diversas divisões, entre elas a Parareining, prova para atletas com alguma deficiência física, mas o Futurity é o mais aguardado. O brasileiro Franco Bertolani apresenta dois animais nas classificatórias, com grandes chances de ir à final. Ano passado ele foi o vencedor desta categoria. Segundo Franco, esse é o segundo maior Futuruty de Rédeas do mundo, com uma boa premiação e grandes cavalos e cavaleiros na disputa.
Para quem quiser ficar de olho em tudo, ao vivo, o site iquine.com transmite toda a programação. Além de ver o Brasil na Rédeas, ou outras modalidades que curtir, a dica é acompanhar o USA Para Reining, na sexta, 6; o Mercuria NCHA World Series of Cutting , dia 8; PBR Touring Pro, dia 13; Freestyle Reining, no dia 14; e o Cowboy Mounted Shooting, no encerramento, dia 29. O calendário completo encontra-se no site oficial do evento.
Além das provas, os expectadores podem andar por entre as lojas dos mais de 250 expositores comerciais, em sete hectares de área coberta, e eles oferecem de tudo, desde roupas, traillers, joias, móveis e muito mais. O evento espera atrair 650 mil pessoas durante as três semanas. A Quarter Horse Association Ohio é uma afiliada da AQHA e sua missão é promover o Quarto de Milha no interior do estado de Ohio e ainda realizar uma boa variedade de provas, encontros de jovens e eventos para a sociedade.
Por Luciana Omena
Fonte: www.quarterhorsecongress.com