Dirceu Grigoletto Júnior, 56, viveu, recentemente, um dos momentos que mais marcaram a sua carreira no cavalo. Mesmo depois de anos de estrada, estar dentro de uma das arenas mais famosas do mundo, apresentando um cavalo treinado por ele desde potro, o emocionou.
Nascido em Araras/SP, o treinador mora em Weatherford, Texas. Trabalha junto com outro brasileiro, Rodrigo Taboga, e sua esposa Nila, no R Taboga Cutting Horses. Dirceu Grigoletto, entretanto, convive com cavalos desde que se entende por gente. “Em frente da minha casa em Araras passava um monte de tropas e boiadas e foi assim que essa paixão começou”, conta.
Uma de suas mais antigas lembranças, de quando ele tinha 7 para 8 anos de idade, era assistir um programa de televisão, que se chamava ‘Mundo Animal’. “Nesse programa, que era de realização norte-americana, assisti a um episódio sobre o cavalo Quarto de Milha. E foi nesse dia que vi a Apartação pela primeira vez”.
O tempo passou e Dirceu Grigoletto chegou até a famosa Fazenda Berrante, local em que viu os cavalos trabalhando ao vivo. “Daí em diante comecei a buscar mais e mais informações sobre a Apartação. E decidi me tornar treinador, porque o trabalho de transformação de um potro xucro em um cavalo de competição é muito desafiador e gratificante”, afirma.
Ele trabalhou com Rédeas e Working Cow Horse, mas não teve jeito, a Apartação é a sua paixão. “Para mim, a Apartação é o mais completo de todos os esportes equestres. Você tem que trabalhar uma rês sem o uso de rédeas, sintonizado inteiramente com seu cavalo. É extremamente difícil e complexo de se conseguir esse grau de comunicação”.
Experiência a serviço da Apartação
Sorriso farto e o jeito mais camarada que você já viu, com Dirceu Grigoletto não só sua altura que marca presença, mas seu coração grande também. Parceiro e grande conhecedor do cavalo Quarto de Milha, ele atuou também auxiliando associação e núcleos.
“Além de montar e treinar, fui diretor de provas da ANCA por três anos e ainda colaborador do Núcleo da ABQM de Ribeirão Preto/SP. Ajudei, e ainda ajudo, vários treinadores de várias modalidades. Sempre que pude, dei aulas e palestras sobre doma, treinamento e manejo de cavalos”, reforça Grigo.
E 2015, resolveu passar cinco meses nos Estados Unidos buscando aprendizado. A ideia era ficar esse pouco tempo e logo depois retornar ao Brasil. Mas ele ficou e trabalhou para alguns nomes como Ascencion Banuelos, Adan Banuelos, treinadores, Sandra McBride, competidora da categoria Non Pro.
Seu último trabalho antes de tornar-se assistente de Rodrigo Taboga foi com o Million Dollar Rider Bruce Morine, no Perks Ranch de propriedade de Lachlan Perk.
Com Smart Pepto Magic, potro de sua propriedade, domado por ele, participou recentemente do NCHA Super Stakes na Open Limited. “Até agora, o momento mais marcante. Mas creio que a participação no NCHA Summer Spectacular Derby em julho será mais emocionante ainda.”
Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Divulgação/Sylvester Photography
Veja mais notícias da modalidade Apartação no portal Cavalus