Roberto Sylvio Abdalla

Titular do Haras Fazenda Regina, está na criação de cavalos desde 1982 e é um dos expoentes do meio equestre no Brasil

Aos 40 anos, Roberto Sylvio Abdalla com certeza se orgulha da sua trajetória. Liderando o Haras Fazenda Regina, localizado em Itatinga/SP, desde os anos 80, ele conta que o uso do cavalo sempre fez parte da atividade pecuária da família. Mas foi em 1982 que iniciaram a criação de cavalos Quarto de Milha, produzindo animais mestiços para uso com éguas base e garanhões de trabalho.

“Monto desde os três anos de idade, sempre na fazenda, na lida com o gado e por necessidade devido a criação de gado tínhamos cavalos. Quando tinha dez anos, assisti uma prova de Tambor e gostei. Voltei para fazenda e peguei um cavalo que usava na lida, fiz o percurso e fiquei treinando sozinho. Competi pela primeira vez em Botucatu. Tinha Quarto de Milha de Corrida e com esses animais treinava Tambor e Baliza. Lembro que o cavalo Dr. Jivago foi quem me ensinou a competir, até que produzimos nossa primeira estrela, Best Surprise”.

Em sua trajetória, ele não apenas cria cavalos, como vemos no relato acima, mas também participou de muitas provas em diversos eventos. Por exemplo, ele chegou a competir e ser campeão de provas importantes em Seis Balizas, Três Tambores, Cinco Tambores, Maneabilidade e Velocidade, Laço de Bezerro, Team Penning e Rédeas. O verdadeiro cowboy completo, ou all-around como se fala nos Estados Unidos. Essa vivência na pista é muito importante para somar conhecimento na sua atividade como criador.

A criação do Haras Fazenda Regina é voltada para a velocidade e Abdalla entrou de cabeça no mundo da Corrida. “Desde o início, meu pai gostava de provas com avaliação objetiva. O melhor tempo ganha, sem depender de opinião, julgamento, etc. Então, acabamos optando por focar nossa criação nesse segmento.”

Good Reason SA

Ao longo dos anos, muitos animais foram importantes para ele, e se destacaram no cenário ncional com a marca WA: Best Surprise, Ease Highho WA, Lady Highho WA, First Down Jet WA, Chick’s Tolltac WA e Good Dash Reason WA. Todos esses super campeões! E os prêmios como criador também são motivo de orgulho para ele. “Em Trabalho: campeão nacional, campeão potro do futuro e campeão do congresso, todas por diversas vezes em varias modalidades. E em Corrida: torneio inicio, brazilian futurity, megarace, campeão dos campeões.”

Do alto da sua experiência e conhecimento, ele consegue fazer uma avaliação precisa do cenário da Corrida hoje. “A Corrida hoje no Brasil está muito bem servida de qualidade genética, resultados das importações de grandes garanhões e matrizes, que foram feitas nos últimos anos e que se multiplicou com o uso da transferência de embriões. Com isso a produção anual está bem farta de qualidade e quantidade. O calendário do Jockey Club de Sorocaba é bem divido ao longo do ano. Resumindo, tem pra todo mundo. Além disso, as carreiras particulares, como o GP Avaré Futurity 2017, com R$160.000,00 em premiação, que será em dezembro no Jockey Club de Avaré, proporcionam outras possibilidades aos proprietários de cavalos de corrida.”

E a crise? Será que os negócios do cavalo de uma maneira geral serão afetados? Abdalla acredita que a crise afeta todos os setores. “Certamente teremos um impacto na equinocultura. Quem ganha menos tem que gastar menos. Porém, o ciclo do cavalo é longo e talvez seja a melhor fase para novos adeptos investirem comprando muita qualidade com preço aquém da realidade. Aproveito para convidar a todos para o 4º Leilão Haras Fazenda Regina & Convidados, no dia 2 de dezembro, no recinto de exposições Fernando Cruz Pimentel, em Avaré/SP, o Avaré Horse Show. Será disponibilizada uma tropa de primeiríssima qualidade. Informações: www.mbaleiloes.com.br.”

Por Luciana Omena

Deixe um comentário