Hipismo

CBH cria Comissão e Ouvidoria do bem-estar e contra maus tratos dos cavalos

Comissão foi criada após recentes episódios envolvendo a questão do bem-estar dos cavalos em esportes equestres

Publicado

⠀em

CBH cria Comissão e Ouvidoria do bem-estar e contra maus tratos dos cavalos

Considerado um esporte único, o Hipismo une o homem e o cavalo. Dessa forma, celebrando uma vitoriosa e secular parceria. Relação essa que deve ser permeada pelo respeito, sem qualquer distinção, amor e veneração ao cavalo, uma das mais belas obras divinas, além é claro, do Bem-Estar Animal. Premissas que nem sempre são conhecidas e compreendidas pela sociedade.

Para tanto, a nova direção da CBH, criou uma comissão para ampliar o debate, o controle, a análise dos procedimentos existentes, em especial, quanto às normas vigentes e sua efetividade. De acordo com a CBH, a ideia surgiu após uma preocupação com a saúde e o bem-estar dos cavalos, além dos recentes episódios envolvendo a questão.

Comissão e Ouvidoria do bem-estar do cavalo

Em primeiro lugar, é sábio dizer que o cavalo é que é um grande e principal companheiro de jornada no esporte e vida de quem tem o privilégio de vivenciar essa parceria e relação afetiva única. Dessa forma, a Comissão e Ouvidoria do bem-estar do cavalo visa criar melhores mecanismo em defesa do cavalo. Bem como, as ações também serão pautadas pela divulgação dos mais recentes estudos científicos envolvendo o bem-estar animal.

Então, a comissão será composta inicialmente pelos médicos veterinários Dr. Alexis Gonçalves Ribeiro, Dr. Eduardo Barreto Junior e Dra. Laura Pinseta. Agora, além de compartilhar e reunir conhecimento de especialistas da área, a comissão terá por missão ouvir as diversas entidades e associações ligadas a proteção para o bem-estar animal.

Em paralelo, a CBH também disponibilizará um canal de ouvidoria, que será utilizado para encaminhamento de denúncias que podem ser feitas em anonimato, de acordo com a preferência do denunciante.

“Vamos conversar com especialistas da área, pautar esse tema por meio de artigos, encontros e palestras. Zelar pela saúde do cavalo atleta será sempre uma prioridade e não mediremos esforços para fazer valer tudo que estiver ao nosso alcance”, pontua João Loyo de Meira Lins, presidente da CBH.

Fonte: CBH
Credito da foto: Divulgação/Luis Ruas – CBH

Veja mais notícias do Hipismo no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads