Em 1956, uma equipe brasileira formada por Eloy Menezes, Nelson Pessoa Filho e Renyldo Guimarães Ferreira conquistou um feito inédito ao vencer a Copa das Nações no CHIO Aachen, superando a equipe da Alemanha, que semanas antes, nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, havia garantido o ouro por equipes e as três medalhas individuais. Agora, quase sete décadas depois, o Time Brasil retorna ao tradicional concurso alemão em busca da segunda vitória na competição por equipes.
Desde 1924, o CHIO Aachen é considerado um dos torneios mais prestigiados do hipismo mundial, conhecido como o “Maracanã do hipismo”, por reunir a elite do esporte e consagrar grandes nomes da modalidade. Em 1956, o Brasil superou todas as expectativas ao conquistar sua primeira – e até hoje única – vitória na Copa das Nações em Aachen. Uma conquista construída com talento, coragem e superação. General Eloy Menezes com Selvático, Nelson Pessoa Filho, o Neco, com Relincho, e Coronel Renyldo Guimarães Ferreira com Travessura formaram o trio responsável pelo resultado histórico.
“Aachen é o ‘Maracanã’ do hipismo. Em 1956, nós vencemos os campeões olímpicos e ganhamos a medalha que até hoje é um orgulho para o Brasil”, destacou Coronel Renyldo Guimarães Ferreira (in memoriam), que integrou o time de ouro.

Sem a bandeira do Brasil hasteada entre as nações participantes, os organizadores precisaram improvisar uma para a cerimônia de premiação. “Temos a fotografia em que aparece o Neco, eu e o Eloy olhando e rindo porque eles tiveram que improvisar uma bandeira. Puseram o retângulo verde, costuraram um losango amarelo e uma bolota azul”, relatou Renyldo, que disputou quatro edições dos Jogos Olímpicos: Londres 1948, Helsinque 1952, Estocolmo 1956 e Roma 1960.
Para Nelson Pessoa, o Neco, ícone do hipismo brasileiro e mundial, a conquista permanece viva na memória. “Nós éramos três cavaleiros e tinha 21 equipes em Aachen. Foi logo o primeiro concurso depois da Olimpíada de Estocolmo e, de uma maneira surpreendente, ganhamos a Copa das Nações”, recorda.
Copa das Nações em Aachen, equipe se prepara para disputar novamente o torneio
Nesta quinta-feira, 3 de julho, o Time Brasil volta à pista de Aachen para disputar novamente a Mercedes-Benz Nation’s Cup, revivendo a tradição e buscando um novo capítulo na história do hipismo nacional.
A Copa das Nações CHIO Aachen já iniciou com duas vitórias brasileiras, Stephan Barcha montando Chevaux Hex Lup Império Egípcio e Pedro Veniss montado em CS Hortencia inauguraram o pódio na abertura das provas de Salto com Ouro e Prata.
Por Giovanna Catanho/Portal Cavalus (Com informações da Confederação Brasileira de Hipismo)
Fotos: Luis Ruas
Leia mais notícias aqui.